Atualmente, 70% dos usuários que visitam o site da sua empresa não vai se transformar em leads potenciais ou clientes. É aqui que entra o remarketing eficaz.
Considerada uma das técnicas de marketing digital mais eficazes, ela envolve pessoas que já visitaram seu site ou clicaram em seu e-mail.
E aproveita esse primeiro interesse exibindo anúncios de sua empresa enquanto o usuário navega pelo Google, YouTube, Facebook, LinkedIn ou todos os sites da Rede de Display.
Então continue com a gente na leitura e saiba mais sobre o tema – e o que ele pode trazer para as vendas de sua empresa.
5 passos fundamentais para um remarketing eficaz
Como qualquer técnica de marketing digital, o remarketing deve ser desenvolvido com cuidado e reflexão.
O ideal é que sua equipe de marketing combine estratégias de automação de marketing, levando mais pontos interesses do Google Adwords e redes sociais.
Mas vale ressaltar que a metodologia deve ser controlada, sob pena de transformar o seu remarketing em uma campanha intrusiva.
Ou sua empresa corre o risco de espantar clientes potenciais e prejudicar não só o ROI de suas campanhas, mas também a imagem da sua empresa.
Confira a seguir os passos de um bom remarketing:
- Pensamento Estratégico:
- Definição do orçamento, metas e KPIs,
- Escolha de formatos de publicidade adequadas.
- Criação de campanhas
- Marcação de Remarketing
- Definição de páginas de destino específicas,
- Escolha das palavras-chave.
- Criação das campanhas
- Teasers editoriais e publicitários,
- Criação de anúncios de exibição.
- Start para desktop e mobile
- Monitoramento e Otimização
- Acompanhamento dos KPIs,
- Análise das estatísticas,
- Otimização de anúncios e de tráfego.
Como o remarketing eficaz otimiza seus KPIs
O principal objetivo dessa metodologia é reforçar a lembrança de usuários relacionados ao seu negócio, criando oportunidades que o transformem em lead ou cliente convertido.
Por isso, e considerando também os vários formatos e tecnologias disponíveis, o remarketing ajuda a responder muitas metas e gerar muitas oportunidades de negócios, como:
- Geração de leads qualificados,
- Aumento do tráfego para o site da sua empresa,
- Desenvolvimento das vendas,
- Aumento do seu ticket médio,
- Ampliação das taxas de conversão,
- Promoção da marca,
- Fortalecimento no relacionamento com os clientes,
- Otimização do ROI de suas campanhas.
Formatos disponíveis
Um dos pontos fortes desta técnica é a multiplicidade e capacidade de complementação dos seus formatos de publicidade.
Dependendo de seus objetivos e de sua estratégia de nutrição de leads, o remarketing eficaz abre muitos caminhos para atingir o alvo certo no momento certo, no lugar certo e com o produto ou serviço certo.
De acordo com os objetivos de sua empresa, é possível utilizar os seguintes formatos:
- Exibição estática ou dinâmica (em GIF),
- Em redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, etc),
- Na Rede de Pesquisa do Google (anúncios de texto, vídeo, imagem, etc.),
- Para aplicações mobile (pesquisa e display),
- Vídeo (YouTube).
Pontos de atenção
O ponto de partida é garantir pelo menos 100 cookies ID para cada lista de remarketing antes de uma campanha poder ser ativada.
Para garantir a eficácia dessa estratégia, a relevância é o grande segredo do sucesso: tenha certeza de que está oferecendo o que seus visitantes buscam.
Quando seu anúncio contém informações atraentes, como ofertas ou descontos especiais, tem chances extras de atrair leads.
Já se o objetivo de marketing de sua empresa é aumentar a conscientização da marca, os anúncios precisam ser focados exatamente nisso. Exiba a marca de sua empresa aos usuários ao longo de um período de dias, semanas ou meses.
E, como ele é parte do AdWords, sua equipe ou agência de marketing digital pode apurar os resultados através do rastreamento de conversão.
Mais do que apenas uma ferramenta para a aquisição de leads, essa metodologia é essencial para qualquer estratégia de marketing digital.
Se sua empresa tem total interesse em aumentar a conversão, retenção ou fidelização de clientes para gerar mais vendas e exposição de marca do seu negócio, adote já o remarketing!