Sales Engagement eleva o alcance da estratégia digital

Descubra como o Sales Engagement pode otimizar suas ações digitais e garantir resultados mais expressivos em vendas e participação de mercado.

Uma estratégia eficaz de sales engagement é essencial para o seu negócio. Afinal, é através dela que seu time de vendas vai saber como e quando alcançar clientes. Tudo sem deixar nenhum lead para trás.

Mas como isso funciona? O que esse conceito significa de fato? O que é preciso para colocar uma estratégia de sales engagement em prática?

Pois encontre estas e outras respostas no artigo a seguir. Então siga na leitura para saber – e vender – mais.

O que é sales engagement?

O sales engagement refere-se à sequência de interações que ocorre entre um vendedor e uma lead. Tudo ao longo do ciclo de vendas. Hoje, a maioria das interações ocorre em:

  • Chamadas telefônicas,
  • On-line, via e-mail ou
  • Mídias sociais.

Dessa forma, sua empresa pode construir estratégias escaláveis. Pensadas para que acelerar o crescimento da receita.

Pois uma estratégia de sales engagement ajuda a otimizar os esforços de sua equipe de vendas. Assim, os vendedores não abordam clientes potenciais aleatoriamente. Ao invés disso, sua empresa aplica dados para construir uma estratégia estruturada.

Dessa forma, você garante que os leads recebam as informações certas na fase certa da jornada de compra. Enquanto isso, o setor de vendas mantém os negócios avançando.

Melhores práticas de sales engagement

Agora você já conhece o conceito e sua importância. Então chegou a hora de começar a construir sua estratégia de sales engagement.

Por isso, aplique as dicas abaixo para criar um método impactante. Assim, fica mais fácil acelerar suas vendas. Bem como fazer seu negócio crescer cada vez mais.

Alinhe Vendas e Marketing

Grande parte da sua estratégia de sales engagement será apoiada pelo conteúdo criado pelo setor de marketing. Ele será usado para nutrir seus leads.

Portanto, é essencial que suas equipes trabalhem com total alinhamento. Dessa forma, sua empresa garante um marketing de conteúdo mais efetivo. Pensado para apoiar as necessidades do seu time de vendas.

E, claro, é essencial escolher os canais para distribuição desse conteúdo. Pois sem os canais adequados, que façam a ponte entre sua empresa e seus leads, você não alcançará seu público.

A maneira mais fácil de fazer isso é criar uma reunião periódica entre os dois times. Assim o marketing elabora sua estratégia de conteúdo e calendário editorial. Mas sempre considerando as necessidades de vendas.

Essa sinergia propiciará feedback. Além de manter as equipes integradas e prontas para explorar ao máximo os conteúdos criados.

Sales Engagement exige investimento em tecnologia

Uma estratégia de vendas eficiente requer ferramentas certas para sua empresa alcançar os objetivos traçados. Por isso, implementar o sales engagement em escala demanda um investimento específico.

Pois é preciso contar com uma plataforma especialmente desenvolvida para estratégia digital. Dessa forma, é possível construir, otimizar e analisar rapidamente sua estratégia.

Além disso, você deve contemplar também o uso de uma plataforma de habilitação de vendas. Assim, seus vendedores e representantes terão:

  • Conteúdo,
  • Treinamento e
  • Orientação necessários.

Tudo para responder aos compradores de forma eficaz. Essa etapa pode ser conduzida de forma mais assertiva.

Ainda mais se você tiver o apoio especializado de uma agência de marketing digital integrado. Como a UP2Place Digital.

Personalize sua comunicação

A tecnologia adequada garante um grande trunfo: uma comunicação personalizada com os leads. Afinal, os compradores querem e esperam ofertas e insights personalizados.

Inclusive, vale olhar para um estudo recente. Pois ele apontou que cerca de 72% dos consumidores só interagem com abordagens personalizadas. Ainda mais se estiverem de acordo com os seus interesses.

Uma das alternativas é construir templates com campos personalizáveis. Além disso, você pode incluir um lembrete no início dos modelos. Dessa forma, poderá aplicá-los sempre após a saudação.

Mas vá além. Pois a importância da personalização também deve ser reforçada. Faça isso através da análise de sua base de leads. Quem são eles? De que modo seu produto soluciona suas dores?

Leads qualificados são mais facilmente convertidos em clientes!

Otimize e avalie sua estratégia continuamente

O trabalho não termina depois que você lançou sua estratégia de sales engagement. Pois agora seus vendedores estão aplicando as técnicas. Assim como utilizando as plataformas certas.

Então, é hora de engajar mais compradores. Por isso, sua mentalidade deve mudar de “lançamento” para “otimização”.

Pois é preciso mergulhar profundamente no seu sales engagement. Assim como na análise de desempenho de sua estratégia. Observe:

  • Métricas de alto nível. Como taxas de abertura cumulativas. Tempos de exibição ou número de SQLs;
  • Métricas de desempenho de nível individual.

Dessa forma, você vai entender o impacto de suas estratégias de sales engagement. Além de identificar oportunidades para otimizar o desempenho da equipe.

Sales engagement eficiente? Faça follow-up!

A adoção da melhor solução permite que as equipes de marketing e de vendas possam acompanhar cada interação entre lead e empresa.

Nessa etapa, a personalização também é essencial. Afinal, as pessoas desejam receber um tratamento voltado para suas necessidades e dores.

Em outras palavras, o follow-up deve deixar claro aos leads que sua solução é a mais indicada para sua dor. E, por isso, oferece a melhor relação custo-benefício que existe.

Para potencializar essa etapa tão importante, use canais diversificados para contatar seu público. Então aposte em e-mails, mensagens em redes sociais e ligações telefônicas.

Explore a criatividade

Lembre-se: toda estratégia de sales engagement deve ser dinâmica e divertida. Pois os compradores são humanos. Então uma abordagem assim pode fazer a diferença entre um lead morno e uma conversão poderosa.

Por isso, volte-se para abordagens criativas de engajamento. Vale brindes personalizados, pensados para o perfil daquele prospect. Ou cartões de presente para estabelecimentos locais de preferência, como lojas, cafeterias ou restaurantes.

Além disso, aposte em toques criativos que não sejam puramente monetários. Inserir uma referência divertida a um momento de cultura pop ou algo que um lead potencial compartilhou no LinkedIn também pode ser altamente eficaz.

Aumente suas vendas com a estratégia sales engagement

Adotar o sales engagement faz toda a diferença. Pois garante que cada profissional de vendas maximize seu desempenho. E mais: levando seu negócio cada vez mais além.

Pois isso ajuda a:

  • Construir uma estrutura que propicie a prospecção e qualificação de leads,
  • Encaminhar o prospect para o agendamento de reunião,
  • Facilitar a rotina do setor comercial.

Além de torná-la mais eficiente, essa estratégia evita leads parados no funil. Além disso, também permite aumento na taxa de conversão.

Outro ponto a favor do sales engagement: ela facilita a avaliação da performance. Seja ela individual ou coletiva do time de vendas. Sem contar que alinha expectativas entre os leads e sua empresa.

Contudo, colocar essa estratégia em prática pode ser um processo trabalhoso. Ainda que altamente recompensador.

Por isso, se você precisar de ajuda especializada na implementação dessa estratégia, conte com a gente. Estamos preparados para fazer sua empresa crescer e vender cada vez mais!

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