SEO Marketing e seu papel no sucesso dos seus negócios

Descubra como o SEO Marketing pode aumentar o tráfego em seu site e criar novas oportunidades de vendas e fortalecimento de marca.

Hoje em dia, apostar no SEO Marketing é uma estratégia vital para garantir o sucesso dos seus negócios no meio digital.

Pois para ficar em primeiro lugar em um resultado de pesquisa do Google, o seu site precisa corresponder à intenção de um potencial visitante.

Otimizar o SEO de seu site pode parecer intimidante e desafiador. Mas, na verdade, você precisa apenas entender como os mecanismos de busca funcionam e como os usuários os usam.

A partir daí você (ou sua agência de marketing digital) pode implementar essa visão em cada uma de suas páginas. Apenas executando alguns ajustes completamente acessíveis. Então entenda melhor com a leitura a seguir.

 

O que é o SEO Marketing?

O SEO Marketing é um subconjunto do marketing digital. Sendo assim, envolve a otimização de sites e páginas da Web para grandes mecanismos de busca. Como o Google e o Bing.

Atualmente, esses mecanismos de busca se tornaram a melhor maneira de encontrar quase tudo. Assim, várias práticas surgiram para ajudar as organizações a melhorar a visibilidade de seus ativos digitais.

Daí surgiu o termo SEO: Search Engine Optimization ou otimização do mecanismo de busca. Ele se refere a uma mistura de táticas internas e externas.

Os principais mecanismos de busca têm sua própria fórmula para classificar páginas dentro dos resultados de pesquisa. Chamadas de algoritmos, são práticas bem guardadas, protegidas como segredos industriais.

Mas, através de tentativa e erro ao longo do tempo, os especialistas em SEO Marketing efetivamente revertem aspectos de engenharia desses algoritmos. Assim, vêm conseguindo isolar as melhores práticas para o marketing de mecanismos de busca.

Então ao empregar táticas de SEO experimentadas e verdadeiras, sua empresa pode melhorar sua visibilidade e classificação dentro dos principais buscadores.

 

Tipos de SEO Marketing

  • SEO On Page: é a otimização do conteúdo de suas páginas Web em torno de palavras-chave e fatores de classificação relevantes. Como garantir que o conteúdo seja formatado corretamente, com tags de título adequadas, texto alt e links internos/externos, por exemplo;
  • SEO off-page: são as ações tomadas fora do seu site para melhorar sua autoridade de domínio e posições de classificação orgânica, como construção de backlink e marketing de mídia social;
  • SEO técnico: envolve todas as melhorias de backend do seu site para satisfazer os requisitos técnicos de mecanismos de busca. Como tomar medidas para reduzir os tempos de carregamento de página, medir código, ou configurar redirecionamentos para conservar a equidade de link;
  • Pesquisa de palavras-chave: todas as boas estratégias de SEO Marketing começam com uma pesquisa de palavras-chave. Isso envolve encontrar consultas viáveis de alto volume que seus clientes-alvo estão procurando e validá-las.

Por que o SEO Marketing é tão importante?

Se você ainda tem dúvidas sobre investir ou não em boas estratégias de SEO, preparamos aqui algumas razões para te convencer.

 

1) O SEO Marketing impulsiona resultados a longo prazo

A longevidade é uma das grandes virtudes do SEO. Pois ao contrário das campanhas de publicidade pagas, onde os resultados só duram enquanto seu orçamento está ativo, o SEO pode continuar a fornecer retornos muito depois.

Inclusive, é muito comum que certas páginas do seu site mantenham sua posição dentro do ranking orgânico por anos.

 

2) A maioria do tráfego vem da busca orgânica

Enquanto sua empresa não tem uma estratégia de SEO, pode estar perdendo tráfego e receita. Inclusive, 61% dos especialistas em marketing B2B afirmam que SEO e tráfego orgânico geram mais leads do que qualquer outra iniciativa de marketing.

 

3) Os custos de publicidade paga estão aumentando – mas o SEO é “tráfego livre”

Quando você gera a maioria de suas vendas através de canais de publicidade pagos como Facebook ou Instagram, isso tende a reduzir suas margens de lucro.

Embora gerar tráfego orgânico leve tempo, seu site tem potencial para se tornar seu melhor canal de aquisição. Então isso torna seus custos mais sustentáveis e amplia a eficiência econômica de sua empresa.

 

4) O SEO Marketing constrói consciência e confiança da marca

Atualmente, os consumidores são mais céticos em relação aos anúncios pagos. Mas se o seu site se classifica nos mecanismos de busca organicamente, ele mostra aos usuários que sua empresa merece estar lá.

Então é essencial garantir que sua marca esteja visível no topo dos SERPs para consultas de pesquisa relevantes. Pois isso ajuda a estabelecer sua empresa como uma autoridade em seu setor.

 

Quais são os componentes do SEO Marketing?

Uma estratégia de SEO eficaz deve se atentar a quatro itens:

  • Conteúdo;
  • Palavras-chave;
  • HTML;
  • Arquitetura.

 

Conteúdo

O marketing de mecanismos de busca é altamente dependente da produção regular de um bom conteúdo. Então à medida que os principais mecanismos de busca evoluíram ao longo do tempo, o conteúdo surgiu como uma das melhores maneiras de melhorar o SEO Marketing.

Afinal, sem produzir conteúdo de alta qualidade de forma consistente, é extremamente difícil alcançar metas de marketing de mecanismos de busca.

Então quando sua empresa produz e fornece conteúdo que proporciona valor para o usuário final, os rankings dos mecanismos de pesquisa tendem a melhorar seu rankeamento.

 

Palavras-chave

A pesquisa e a seleção de palavras-chave estão intimamente ligadas à produção de conteúdo e fundamentais aos esforços de SEO Marketing.

Por isso, é preciso maximizar os esforços de SEO Marketing. Então sua empresa deve selecionar palavras-chave apropriadas. Tanto em termos de frequência de pesquisa quanto de competitividade.

 

HTML

A otimização de elementos HTML específicos pode ajudar a melhorar os rankings de pesquisa de um site ou página. Se você quer que eu site desempenhe bem dentro das buscas, deve observar estes pontos:

  • Tag título: funciona como uma descrição de uma página, aparecendo nos resultados de pesquisa e na guia do navegador do usuário;
  • Meta Descrição: aparece abaixo da tag título nos resultados de pesquisa, fornecendo uma descrição geral da página em questão;
  • URL: endereço digital de uma página web única de todas as outras páginas, que deve possuir a palavra-chave de destino;
  • Alt Text: descrição de uma imagem tradicionalmente usada para transmitir informações a usuários com deficiência visual e que também pode incluir palavras-chave-alvo para ajudar a melhorar os rankings de pesquisa;
  • Títulos: ajudam a dividir o artigo em seções separadas, tornando o conteúdo mais fácil de ver e de ser escaneado pelos mecanismos de busca.

 

Arquitetura

A arquitetura de um site ou página é outro aspecto importante do SEO na página. Então ao otimizar sites ou páginas para benefícios de SEO Marketing, observe os seguintes elementos:

  • Mapa do site;
  • Velocidade de carregamento;
  • Mobile Friendly;
  • Segurança do site.

 

Concluindo sobre SEO Marketing

O SEO Marketing pode ajudar sua empresa a atrair cada vez mais visitas ao seu site, aumentando sua visibilidade orgânica nos SERPs. Além disso, também contribui para reforçar a conscientização da marca e até apoiar suas campanhas de anúncios pagos.

Embora cuidar do SEO costume ser uma atribuição do departamento de marketing, pode ser necessário contar com o suporte das equipes de TI e vendas também.

Por isso, sua empresa pode se beneficiar muito em contar com agências como a UP2Place Digital, que também são especialistas em TI.

 

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