Ao projetar um site B2B, é fundamental garantir que ele seja funcional e visualmente atraente - por isso confira estas dicas!

Site B2B: 6 dicas de design para mudar já

Um site B2B precisa só parecer profissional e ser direto ao ponto? Talvez essa fosse uma verdade há tempos atrás. Mas a realidade atual é bem diferente.

Pois os usuários atuais buscam mais que apenas um site funcional. Atualmente, eles querem um layout atraente, páginas amigáveis ​​para dispositivos móveis – e isso é só o começo.

“Ah, mas isso é mais para o B2C! Meu negócio trabalha mais com o B2B!”

Se você realmente acredita nisso, esse artigo vai ajudar a repensar seus conceitos. Lembre-se: sua empresa vende para pessoas – mesmo que elas façam negócios em nome de suas empresas.

Quando o site de sua empresa possui os elementos certos, que os visitantes exigem para manter sua atenção, as taxas de conversão e as receitas vão crescer.

Por isso leia mais a seguir e descubra as melhores práticas de design para site B2B.

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Mas se você quer seguir por conta própria, confira estas seis dicas que preparamos para você garantir um site B2B voltado para o sucesso dos seus negócios:

1) Integre o design responsivo ao mobile

Com a consolidação da transformação digital, cada vez mais usuários usam dispositivos móveis do que seus desktops para terem conteúdo.

Leia também: Mobile Marketing: 3 tendências que toda empresa deve acompanhar

Por isso, o site de sua empresa deve ser pensado para garantir uma boa navegabilidade para seus consumidores.

Dessa forma, sua empresa aumenta a probabilidade de os usuários consumirem informações do seu blog corporativo. Bem como adquirirem produtos e serviços usando estes dispositivos.

Então sempre privilegie o design responsivo. Assim você pode garantir que o site de sua empresa seja exibido corretamente em qualquer tamanho de tela, do desktop ao celular.

2) Garanta que o seu site ofereça uma boa hierarquia

Quando os visitantes navegam no seu site, é importante que ele esteja estruturado para garantir que eles passem de uma página para outra da forma mais natural possível.

Então como fazer isso? Seguindo os pontos a seguir:

  • Crie categorias do site: planeje a hierarquia do seu site, começando com as seções mais importantes já na página inicial. Não inclua muitas categorias principais ou os visitantes ficarão perdidos
  • Disponibilize links para as outras páginas: planeje como as páginas serão vinculadas. A ligação interna é uma parte importante da otimização de mecanismos de pesquisa na página

A importância da hierarquia no site B2B vai além de uma boa navegação para os usuários. Pois impacta diretamente o posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

3) Deixe as informações de contato o mais acessíveis possível em sites B2B

Um cliente potencial quer saber mais sobre sua empresa, então ele resolve fazer algumas perguntas. As informações de contato serão encontradas facilmente?

Um relatório sobre a usabilidade de sites B2B apurou que 64% das pessoas querem ter acesso às informações de contato ao visitar um site.

Garantir que os visitantes encontrem a informação desejada rapidamente é essencial para o bom design de um site B2B. Seja sobre detalhes de contato ou informações de produtos e serviços.

Ao projetar o site de sua empresa, garanta que as informações de contato permaneçam prontamente disponíveis – mantê-las sempre no rodapé da página é uma solução eficaz.

4) Garanta que o site de sua empresa carregue rapidamente

As pessoas que estão na web em busca de informações não só querem conteúdo relevante. Mas querem que ele seja entregue rapidamente.

Então se o consumidor clica em um link e o site leva muito tempo para carregar, eles deixarão a página tão rápido quanto chegaram.

Leia também: Otimizar o site de sua empresa também otimiza o marketing digital

Um carregamento lento pode afetar métricas como a taxa de rejeição, a porcentagem de visitantes que deixa um site depois de acessar apenas uma página.

Então para evitar que os visitantes saiam de um site B2B devido à lentidão, é preciso comprimir imagens e outros arquivos grandes.

Além disso, considere reduzir o tamanho dos arquivos. Pois isso minimiza o tempo necessário para carregar as páginas.

Dica: use sites como o TinyPNG, que permitem arrastar e soltar arquivos PNG ou JPG para reduzir o tamanho do arquivo sem prejudicar a qualidade da imagem.

5) Organize o conteúdo da página e use as heading tags

Assim como na hierarquia do site, a forma como o conteúdo é organizado nas páginas individuais irá determinar como os visitantes consomem as informações.

Leia também: 5 dicas de marketing de conteúdo para ganhar a confiança do consumidor

Então para destacar as informações mais importantes em uma página, use as tags H1 em informações mais relevantes. Deixe as tags H2 para subtítulos e outras seções de página também importantes.

Esse cuidado em sites B2B ajuda também os mecanismos de pesquisa a digitalizar páginas. Assim ele encontra as informações mais relevantes de forma rápida e fácil.

6) Use vídeos curtos e de alta qualidade em sites B2B

Consumidores priorizam sites com um bom design, que tenha layouts atraentes e imagens de qualidade e de alta definição. Por isso, nossa dica aqui é que sua empresa deve se esforçar para tornar o seu conteúdo visual único.

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Então comece evitando usar fotos de bancos de imagens. Pois a banalização destas imagens de bancos cria junto aos usuários uma imagem de empresa pouco confiável.

Inclusive, essa prática foi tão excessiva que hoje mesmo os consumidores que não trabalham neste setor já conseguem detectar uma imagem de banco imediatamente.

Ao incluir vídeos no design de um site B2B, controle o tempo de reprodução total para garantir a audiência.

No geral, sua empresa precisa de 10 segundos para capturar a atenção de um espectador. Para perde-lo após 30 segundos.

Esperamos que estas dicas para garantir um bom site B2B tenham ajudado você e sua empresa.

Caso ainda reste alguma dúvida, clique a seguir e fale com nossos especialistas!

 

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