Táticas de inbound marketing: dicas para uma campanha bem-sucedida

Apostar nas táticas de inbound marketing certas, usadas em conjunto para campanhas integradas, garantem resultados expressivos.

As táticas de inbound marketing funcionam como um time: marcam mais pontos quando o conjunto é bem orquestrado.

Já iniciativas solitárias ou muito pontuais podem dar resultados muito aquém do que sua empresa espera e precisa. Além de causar a impressão errada sobre sua eficácia.

Pois é justamente esse um dos problemas do mercado atualmente: tem muita empresa por aí falando que aplica inbound marketing. Quando, na verdade, está apostando em apenas uma única tática.

Então se você quer saber se esse é o caso da sua empresa – e como sair dessa armadilha com resultados positivos – siga na leitura com a gente!

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Quando utilizar as táticas de inbound marketing?

A vantagem do inbound marketing é que ele atrai pessoas que estão procurando ativamente pelo serviço ou produto que você fornece.

Por isso, existem algumas razões pelas quais você pode escolher uma estratégia de inbound marketing:

Você conhece seu público-alvo

Se você sabe a quem segmentar, o inbound marketing pode ser uma ótima maneira de atraí-lo.

SEO é um ótimo exemplo disso, se você pesquisar palavras-chave relevantes você pode usá-las em seu site e blogs para atrair as pessoas certas.

Saiba mais: SEO Marketing e seu papel no sucesso dos seus negócios

Isso funciona se você estiver trabalhando em uma indústria ou área de nicho, como manufatura ou mineração.

Você quer engajar um público

Se você está procurando ter uma conversa ou gerar engajamento, as táticas de inbound marketing são muito eficazes. Pois as enquetes podem ser ótimas nesse cenário e não apenas gerar engajamento, mas fornecer mais informações sobre seu público.

Então isso pode ser útil para qualquer pessoa, por exemplo, no setor de saúde que queira saber mais sobre opiniões sobre um produto ou sobre a percepção da marca.

Você quer leads de qualidade

Com o inbound, é qualidade sobre quantidade quando se trata de leads. Isso porque você está usando uma campanha direcionada para personas conhecidas.

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Você precisa medir o ROI

Com o inbound marketing, você pode acompanhar e medir o desempenho de forma contínua e ajustar o conteúdo, se necessário.

Pois à medida que o ROI se torna mais importante para os executivos seniores, você precisa medir as campanhas para alocar orçamento e recursos.

Você tem um longo ciclo de vendas

Para muitas empresas B2B, um longo ciclo de vendas é a norma. Os prospects, nesse caso, precisam de informações e orientações e os vídeos podem ser úteis.

Então considere uma série de vídeos com um especialista ou membro da equipe com habilidades em uma determinada área. Você pode medir o engajamento para determinar a eficácia.

Seu orçamento é baixo ou limitado

Uma campanha de inbound marketing pode ser econômica. Os blogs também são uma ótima maneira de atrair um público se você conhecer suas necessidades e fornecer uma solução.

Lembre-se de incluir palavras-chave para levar seu público lá em primeiro lugar!

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Conheça as principais táticas de inbound marketing

A maioria – senão todas – as campanhas de inbound marketing de sucesso incorporam todos ou partes dos elementos a seguir:

Mídias sociais

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest. A lista é vasta, assim como as oportunidades para sua empresa fazer negócios e fidelizar clientes.

Então o grande ponto positivo dessa tática é a possibilidade de interagir com seu cliente potencial.

Pois isso permite que sua empresa possa promover mudanças ou expandir estratégias bem-sucedidas.

SEO

Search Engine Optimization é uma parte integrante e fundamental do inbound marketing eficaz.

Saiba mais: SEO Marketing e seu papel no sucesso dos seus negócios

Sua função é otimizar sites, perfis em redes sociais, blogs em todo o ambiente digital, tornando-o mais visível na busca pelos usuários.

Ads

Essa é uma das táticas de inbound marketing mais adotada pelas empresas atualmente. Isso porque sua estratégia é muito alinhada ao próprio conceito de inbound: ambos utilizam conteúdo para atrair, engajar e converter leads.

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As Ads ajuda a gerar aumento de tráfego para o seu site através de diversos formatos:

  • Rede de pesquisa
  • Rede de display
  • Mobile
  • YouTube

Quem determina isso é você, através do perfil do seu target.

Landing Page

Essa página da web tem como premissa fornecer um conteúdo de valor em troca dos dados de seu visitante.

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O que já ajuda na qualificação dos leads. Então ela pode ser usada para:

  • Promover e oferecer o acesso a material didático produzido por sua empresa (e-books, whitepapers, webinars, entre outros)
  • Divulgar campanhas especiais
  • Distribuir ofertas e códigos de desconto, entre outros

Vídeos para web

A explosão de novas plataformas para vídeos – como o Snapchat, Instagram Stories, Periscope e Facebook Live – tornou esse formato de conteúdo mais popular do que nunca.

Conteúdos em vídeos atraem mais visualizações e, quando bem explorados, podem atrair leads bem nutridos, facilitando o processo de conversão.

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E-mail marketing

Excelente canal para divulgação de ofertas e promoções, o e-mail marketing ajuda a atrair mais visitantes e potencializa suas campanhas de inbound marketing.

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Mas atenção: certifique-se de os e-mails marketing de sua empresa ofereçam conteúdo pertinente e de qualidade. E que jamais sejam confundidos com spam.

Newsletter

Poderosa ferramenta de nutrição de leads durante a jornada de compra, a newsletter ajuda a distribuir conteúdo didático para sua base de clientes e assinantes cadastrados.

O disparo pode ser realizado em diversos formatos: e-mail, SMS, MMS e até através de chatbots.

Blog e Podcast

O blog, uma das mais populares táticas de inbound marketing, é uma espécie de vitrine para mostrar todo o potencial que sua empresa pode oferecer em soluções e facilidades.

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Seu papel é fundamental em campanhas bem-sucedidas, devido ao seu poder de condução e nutrição de leads.

Além disso, outra versão dessa tática é o Podcast: uma versão em áudio do conteúdo de um artigo.

É um formato interessante para atingir pessoas que aproveitam seus micro-momentos: no trânsito, durante a prática de exercícios físicos ou até durante o expediente de trabalho.

Infográfico

Os infográficos digitais são muito estratégicos em campanhas bem-sucedidas de inbound marketing. Pois possui um alto potencial de distribuição de informação pertinente.

Além disso, bons infográficos costumam ser replicados pela internet afora, o que ajuda a gerar fluxo para o seu site e um caráter de especialista para sua empresa.

CRM

O Customer Relationship Management, ou CRM, tem como objetivo fidelizar seus clientes e transformá-lo em um embaixador da marca, uma espécie de garoto propaganda.

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O CRM atua em três frentes: a criação de canais de relacionamento entre empresa e clientes, na busca e análise de suas necessidades para antecipação de problemas e soluções.

Além de ser fonte de insumo estratégico na criação conteúdos e interação com o cliente.

Webinar, White Paper e E-book

Materiais didáticos ajudam a posicionar sua empresa como especialista no mercado – o que contribui para o goodwill da marca.

Os Webinars são conferências realizadas por via online, onde uma pessoa apresenta o conteúdo. Alguns dispõem de chats, que ajudam a audiência a interagir durante a transmissão.

White papers são materiais gráficos mais enxutos, usados para divulgar dados, ações, cases de sucesso e produtos de uma empresa.

Já os e-books são importantes de ferramenta de distribuição de conteúdo sobre as especialidades e soluções de sua empresa, em um formato compartilhável.

Pois, nos dois casos, é possível obter dados de possíveis leads para a disponibilização do material.

Então isso garante uma base de contato qualificada para sua equipe de vendas trabalhar posteriormente.

Essas são as principais táticas de inbound marketing que você pode aplicar em seu negócio. Para se aprofundar o tema, clique a seguir.

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