Conhecer as tendências do marketing digital em 2024 para estratégias e se adaptar para o futuro é crucial para se manter à frente da concorrência.
Em 2024, as empresas devem ser ágeis e dispostas a abraçar a mudança. Então isso significa avaliar regularmente as estratégias de marketing, monitorar as tendências do setor e fazer os ajustes necessários.
Pois foi pensando em contribuir para esse processo e garantir que sua empresa trilhe um caminho altamente bem-sucedido e voltado para os resultados que nossos especialistas desenvolveram esse artigo.
Então siga na leitura e prepare-se para garantir o sucesso de seus negócios em 2024
Marketing digital em 2024 para estratégias: encontre o caminho certo
O mundo do marketing digital vem crescendo desde que começou. Afinal, a internet é agraciada com novas ferramentas e tecnologias todos os dias.
Assim, novas tendências surgem todos os dias, graças a esses comportamentos acelerados. Veja algumas das principais tendências do marketing digital em 2024 para estratégias nos próximos tópicos.
Marketing Personalizado
O marketing personalizado certamente será uma das tendências do marketing digital em 2024. Por isso, deve ser uma parte crucial de seu planejamento neste ano.
À medida que os consumidores se tornam mais exigentes, sua empresa deve adaptar suas mensagens de marketing para atender às preferências e necessidades individuais.
Com isso, vem a personalização, que melhorará as experiências do cliente e impulsionará a fidelidade e as conversões do cliente.
Experiências individualizadas
Suas estratégias devem ir além do marketing de massa genérico e se concentrar na criação de experiências individualizadas para os clientes.
Então como colocar em prática? Isso pode ser alcançado aproveitando os dados do cliente para entender suas preferências, históricos de compras e comportamento de navegação.
Saiba mais: Dados em Marketing Digital: descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida
Mensagens de marketing direcionadas
Seu negócio pode e deve usar essas informações para entregar mensagens de marketing direcionadas, que ressoam com cada cliente pessoalmente.
Assim, é possível criar uma sensação de exclusividade e relevância, fazendo com que os clientes se sintam valorizados e compreendidos por meio de:
- Campanhas de e-mail personalizadas
- Recomendações personalizadas de produtos
- Anúncios personalizados de mídia social, entre outros
Leia também: A importância da personalização como abordagem de venda
Personalização offline
Além disso, o marketing personalizado também pode se estender a experiências off-line. E tudo indica que será uma das principais tendências do marketing digital em 2024.
Pois imagine entrar em uma loja onde o assistente de vendas conheça suas preferências e compras anteriores.
Atualmente, tecnologias de PDV podem fornecer recomendações e ofertas personalizadas, criando uma experiência de compra perfeita e personalizada.
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Esse nível de personalização impulsionará a fidelidade do cliente. Além de aumentar a probabilidade de compras repetidas e recomendações boca-a-boca positivas.
Publicidade programática
No entanto, com os desafios surgem oportunidades. A publicidade programática, por exemplo, desponta como uma das grandes tendências do marketing digital em 2024 por isso.
Por que? Porque apresenta uma excelente oportunidade para sua empresa alcançar seu público-alvo com anúncios altamente relevantes e personalizados.
Além disso, é possível ainda otimizar seus posicionamentos de anúncios e orçamentos aproveitando as plataformas de publicidade programática para obter o máximo impacto.
Saiba mais: Mídia programática – de que modo ela pode ajudar seus negócios?
Mídias sociais como mecanismo de busca
O desenvolvimento das mídias sociais desde quando começou até agora não pode passar despercebido. Além de ser um item que segue em destaque entre as tendências do marketing digital em 2024.
Hoje temos cerca de 4,80 bilhões de pessoas em todo o mundo usando mídias sociais, com 150 milhões entrando online nos últimos 12 meses.
Mas não devemos considerar apenas o número de plataformas de mídia social que foram introduzidas ao longo do tempo – com a pessoa média usando uma média de 6,6 aplicativos de mídia social por mês.
Também precisamos nos debruçar sobre como usamos essas plataformas. Afinal, hoje muitos outros conteúdos tomaram o espaço das mensagens dos nossos contatos em nossos feeds de notícias:
- Conteúdo de vídeo
- Patrocínios de marcas e influenciadores
- Anúncios direcionados
De fato, cada vez mais as empresas e pessoas aprenderam a capitalizar nas mídias sociais – e está funcionando.
Hoje, 67% dos usuários do TikTok usam o aplicativo para descoberta de marca e novos lugares para fazer compras. Enquanto 63% dos consumidores usam as mídias sociais para encontrar novos restaurantes ou explorar novos itens do menu.
Pense como consumidor: para que buscar no Google, quando você pode encontrar a informação que busca em vídeos explicativos e com a chancela de qualidade do conteúdo gerado pelo usuário?
Leia também: Conteúdo gerado pelo usuário – obtenha os resultados certos
Tendências do marketing digital em 2024 para estratégias: o segredo está no consumidor
Como você pode ver, o consumidor está cada vez mais no centro de tudo. Inclusive, é possível afirmar que está é mais importante das tendências do marketing digital em 2024.
Por isso deve ser o ponto zero de suas estratégias de marketing digital para o próximo ano.
Este último tópico é apenas um exemplo de uma tendência que é inteiramente liderada pelo consumidor, e não pela empresa.
Pois você lembra quando o Google tentou fazer da pesquisa por voz a próxima grande tendência do marketing digital? Não funcionou.
Mas por quer não? Porque não era assim que consumidores como você e eu trabalhávamos. É preciso estar sempre atento aos dados que podem ser obtidos entre seus clientes e seus hábitos de compras.
Com esses dados, podemos ajudá-lo a identificar tendências com antecedência e garantir estratégias realmente vencedoras para o seu negócio.