Conhecer as tendências do marketing digital para 2022 é essencial. Assim fica mais fácil ter acesso aos melhores caminhos para direcionar sua empresa rumo ao sucesso no próximo ano.
Mas os desafios trazidos pela pandemia elevaram isso a um novo patamar. Pois empresas e segmentos de todo o mundo tiveram que lidar com a suspensão abrupta de contatos presenciais.
A partir daí, observamos uma movimentação rápida e maciça em direção ao marketing digital. Para muitos, isso ainda envolveu orçamentos reduzidos.
Tanto que, de acordo com um estudo recente, os orçamentos de marketing tiveram uma queda de 6,4% em 2021. Depois de uma redução de 11% em 2020, em empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Além disso, seguimos entre novos modelos de negócios, novas aplicações tecnológicas e mudanças regulatórias. Então o que funcionou para sua estratégia de marketing digital no passado pode não funcionar hoje.
Pois com 2022 no horizonte, é preciso encontrar maneiras de engajar digitalmente os consumidores pós-pandemia. Por isso, estar alerta sobre as tendências do marketing digital para 2022 é algo essencial.
As pessoas estão ansiando por um retorno ao velho normal? Ou continuarão a abraçar os hábitos que desenvolveram ao longo do último ano?
Quais mensagens ressoarão e quais canais chegarão ao consumidor pós-pandemia? Sob quais recursos disponíveis? O que ressoa melhor e gera maiores resultados?
É justamente isso que vamos analisar juntos aqui, neste conteúdo. Assim você vai conhecer não só as principais tendências do marketing digital para os próximos períodos. Mas também os melhores caminhos para direcionar sua empresa rumo ao sucesso.
Por isso siga na leitura e prepare-se: 2022 pode começar já para você e seus negócios!
Tendências do marketing digital para 2022: comportamentos do consumidor
Sem dúvidas, o comportamento do consumidor foi uma das grandes mudanças observadas desde o início da pandemia.
Reflexo direto das restrições de deslocamento e convívio social, o consumidor buscou o ambiente digital para restabelecer parte de suas rotinas habituais. Tudo indica que esse comportamento veio para ficar.
Por isso, analise as tendências do marketing digital para 2022 e prepare sua empresa para manter o relacionamento, atrair e vender cada vez mais para seu público:
1) Planeje eventos híbridos
A pandemia forçou fechamentos e exigências de distanciamento social. Dessa forma, as empresas enfrentaram o cancelamento de todos os tipos de eventos presenciais. Desde grandes aberturas de lojas até shows.
Em seu lugar, surgiram os eventos virtuais, que se tornaram um pilar para o engajamento com clientes e leads.
Além disso, houve um aumento dos investimentos em mídias sociais e outras plataformas digitais. O que ajudou a fazer desses eventos um grande sucesso.
Agora os consumidores e as empresas enfrentam dois desafios:
- A vontade de se reunir novamente é forte, com certeza;
- Mas o imediatismo de eventos ao vivo, a partir do conforto de seus sofás, também provou seu valor. Por isso, muitos consumidores estão felizes em manter as coisas virtualmente.
Assim, tudo indica que os eventos híbridos serão uma das fortes tendências do marketing digital daqui em diante. Pois assim será possível atender a ambos os públicos.
Dessa forma, eventos presenciais terão um forte componente digital. Assim como a aplicação de tecnologias, como AR e VR, podem criar uma experiência imersiva.
Isso vai atender aqueles que preferem não se aventurar no presencial por ora. Além disso, explore estratégias que mixem ações de outbound e inbound marketing.
2) Engaje organizações sem fins lucrativos
Cada vez mais, os consumidores estão procurando apoiar empresas que têm uma missão ou retribuir de alguma forma. Especialmente a Geração Z, que vai dominar o consumo nos próximos anos.
Mais que uma das tendências do marketing digital para 2022, esse é um movimento que promete só aumentar.
Por isso, um plano de marketing bem elaborado deve contemplar isso. Como? Através de parcerias com organizações sem fins lucrativos.
Essa oportunidade de parceria tem o potencial de não só ajudar seu negócio a crescer. Mas também de alinhá-lo com missões filantrópicas que são importantes para você e seu público.
Assim você pode expandir sua marca e alcançar seu público, enquanto atua em prol de uma organização sem fins lucrativos. Isso valoriza sua marca e ainda pode render maior presença nas redes sociais.
3) Abraçar a personalização é uma das tendências do marketing digital
Em 2022, teremos cada vez mais canais para os clientes consumirem conteúdo de marketing:
- Vídeos,
- Artigos online,
- Podcasts,
- Infográficos,
- eBooks e outros materiais ricos, entre outros.
Essas serão as diferentes maneiras de sua marca se comunicar com seus clientes para engajá-los em sua mensagem. Por isso, invista algum tempo para entender quais canais seu público usa.
Assim, estar em diferentes canais lhe dará a chance de personalizar sua mensagem para os respectivos grupos de audiência. Bem como entender qual é a maneira mais atraente de ser abordado para eles.
Por exemplo: o podcast está cada vez mais em alta. Sabemos que nem todos ouvirão o seu. Porém, aqueles que o fizerem terão interesses e objetivos específicos. Algo que pode ser usado para seu benefício. Além disso, que permite formar algum tipo de audiência.
Da mesma forma, mais pessoas tendem a ler posts em blogs para aprender mais sobre empresas e produtos. Assim, sua empresa deve utilizar esse espaço e atrair esse grupo de clientes de forma mais estratégica.
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Tendências do marketing digital para 2022: conteúdo / redes sociais
A Geração Z, formada por pessoas nascidas entre 1995 a 2010, será uma das mais presentes nos mercados de trabalho e zonas de consumo.
Dessa forma, sua empresa precisa não só alinhar o discurso às expectativas deste público. Também é preciso promover ações para se relacionar ao máximo com essas pessoas.
Por isso, destacamos aqui algumas das tendências do marketing digital para 2022 que mais se aplicam a este perfil. Mas que também refletem diretamente na forma como sua empresa se relaciona com os demais públicos.
4) Crie relacionamentos duradouros com a Geração Z
Em 2020, a Geração Z passou a representar 40% dos consumidores globais. Dessa forma, trazem ao mercado um poder de compra de cerca de US$ 150 bilhões – só nos Estados Unidos.
Por isso, capturar ativamente a atenção de Gen Zers pode ser altamente benéfico para a sua empresa. Mas como tudo que traz resultados expressivos, tem seus desafios.
Pois atender a essa categoria de consumidor envolve:
- Aproveitar ao máximo as mídias sociais, com abordagens e conteúdos pensados para cada rede;
- Criar conteúdo de vídeo;
- Garantir a fidelização do cliente através da transparência e da autenticidade;
- Trabalhar com influenciadores – dos macros aos minis. Enquanto os primeiros geram maior visibilidade, os segundos agregam mais credibilidade à ação.
5) Explore o Conteúdo Gerado pelo Usuário
O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é aquele que os clientes criam sem interferência direta de uma marca ou empresa. Ele pode ser visto em vários formatos, tais como:
- Comentários em postagens no perfil da empresa;
- Publicações especiais, realizadas no perfil do usuário, sobre um produto ou marca;
- Conteúdo em vídeo com comentários, primeiras impressões e muito mais;
- Conteúdo efêmero, como stories, snaps e vídeos do TikTok;
- Avaliações escritas ou postadas em plataformas como Trip Advisor, entre outros.
Com o surgimento do marketing de influenciadores, o UGC tornou-se uma das formas mais autênticas de marketing boca-a-boca virtual.
Assim como é uma maneira eficaz de tornar sua marca mais acessível ao seu público. Sua empresa pode explorar esse tipo de conteúdo em cases e postagens próprias.
Além disso, essa é uma das tendências do marketing digital para 2022 que prometem ser uma boa ferramenta de vendas.
Pois também pode ajudar seu time de vendas a mostrar para leads potenciais os resultados obtidos por um cliente para um mesmo problema.
6) Apostar no comércio omnichannel – mais uma das tendências do marketing digital para 2022
Há sinais claros de que o comércio social continuará a crescer. Uma boa prova disso é um estudo recente, que identificou os seguintes sinais-chave da popularidade do comércio social:
- 87% dos compradores de e-commerce acreditam que as mídias sociais os ajudam a tomar uma decisão de compras;
- Uma em cada quatro empresas estão vendendo através do Facebook;
- 40% dos comerciantes usam as redes sociais para gerar vendas;
- 30% dos consumidores dizem que fazem compras diretamente através de plataformas de mídia social.
Mesmo as empresas B2B podem explorar o recurso como forma de atrair leads mais qualificados.
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Tendências do marketing digital para 2022: estratégias
O ano de 2022 promete trazer algumas mudanças-chave para os mais diversos setores. Muito disso se deve às regras da Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde 2020.
Outro ponto também é reflexo das mudanças no comportamento do consumidor. Afinal, o uso dos smartphones para diversas tarefas do cotidiano é cada vez maior e mais constante.
Por isso, sua empresa precisa adotar estratégias como as que você verá a seguir:
7) Proteja a privacidade dos consumidores
A entrada da LGPD em vigor ajudou a impor mais transparência sobre a privacidade dos usuários. Suas diretrizes são bastante parecidas com as que vigoram na Europa e nos EUA.
Tudo isso trouxe novidades para as empresas. Então, entre as tendências do marketing para 2022 está a adoção de políticas de privacidade.
O ideal é que sejam sob medida para seus negócios e atividades no meio digital. Algo que deve ser dividido com os usuários que trafegam por seu site, apps e outras aplicações no meio online.
Além disso, estamos vendo os reflexos destas mudanças entre os maiores players nas plataformas digitais. O Chrome, por exemplo, vem aumentando a privacidade dos usuários. Além disso, promete parar de usar anúncios de rastreamento de cookies de terceiros até 2022.
Por outro lado, busca proteger seus interesses publicitários com o lançamento do FloC. Pois seu objetivo é rastrear grupos de usuários semelhantes em vez de indivíduos.
A ferramenta entrou em testes já em 2021. Porém, ainda não ganhou muita atenção do público e das empresas. Por isso, esta é uma das tendências do marketing para 2022 a ser observada nos próximos meses.
8) Faça a transição para o mobile-first marketing
Mais e mais pessoas estão usando smartphones e tablets em vez de desktops. Por isso, sua empresa precisa criar conteúdo amigável para dispositivos móveis. Assim, eles estarão em maior evidência nos mecanismos de busca.
Estratégias de mobile marketing podem ser simples de serem aplicadas. Algo como:
- Otimizar o design do seu site para que ele se adapte automaticamente para telas menores;
- Criar um aplicativo separado com as informações da sua empresa a serem baixadas em celulares e tablets.
Então é essencial usar um design responsivo para o seu site ou aplicativo em 2022. Pois isso permitirá que clientes com qualquer tipo de dispositivo acessem facilmente o conteúdo que você oferece.
Além disso, vale apostar em AMP (páginas móveis aceleradas). Pois esta é outra opção que torna a carga de conteúdo mais rápida em smartphones e tablets.
Por isso, prepare-se: o marketing mobile promete ser uma das principais tendências do marketing para 2022. Um motivo e tanto para sua empresa começar agora!
Leia também: 7 tendências do marketing mobile para acompanhar em 2022
9) Diversifique o portfólio de plataformas de atuação
As pessoas estão se tornando mais experientes digitais. Mas isso não significa que eles estão usando todas as plataformas disponíveis.
Por isso analise a presença on-line de sua marca. Assim como onde seu público está se reunindo.
A partir daí, crie uma estratégia para se envolver com seu clientes e leads potenciais nas plataformas que eles estão usando. Então mantenha o foco apenas nestas. Além disso, certifique-se de que você está otimizando conteúdo por plataforma.
Por exemplo: vídeos não funcionam tão bem no LinkedIn como no TikTok. Ainda que você possa obter bons resultados com uma estratégia para o LinkedIn. É uma questão de planejamento e de usar bem cada canal.
Use sua marca consistentemente em tudo. Lembre-se: a diversificação é ótima. Mas você também deve adaptar seus planos de conteúdo. Só assim você vai conseguir obter resultados expressivos.
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Tendências do marketing digital para 2022: tecnologias
Atualmente, a tecnologia evolui em um piscar de olhos. Novas plataformas digitais, novos recursos, mudanças de usabilidade. Sua empresa precisa se adaptar no mesmo ritmo.
Para ajudar neste desafio, listamos aqui algumas das tendências do marketing digital para 2022 que sua empresa pode aplicar desde já. Assim, fica mais fácil se destacar da concorrência no próximo ano – e além.
10) Uma das tendências do marketing digital para 2022 é a IA no setor
A Inteligência Artificial (IA) tem sido usada por muitas empresas em todos os setores. Mas agora também está sendo usada como uma ferramenta eficaz de marketing digital.
Afinal, a IA não apenas automatiza tarefas básicas como reportar sobre o tráfego de sites. Mas também pode recomendar palavras-chave para otimizar o ranking de pesquisa orgânica de uma empresa.
Além disso, pode até mesmo prever o que os clientes provavelmente comprarão no futuro. Tudo com base em suas compras passadas e histórico de navegação.
Isso significa que uma das fortes tendências do marketing digital para 2022 será usar a IA integrada com o SEO e outras estratégias de marketing digital.
Especialmente se você estiver procurando garantir o melhor posicionamento alto em mecanismos de busca como o Google.
11) Prepare-se para o uso de chatbots otimizados
Muitas empresas começaram a usar chatbots para ajudar a automatizar o atendimento ao cliente.
Pois sua aplicação ajuda a obter melhor eficiência ao lidar com as consultas dos clientes em:
- Canais de mídia social;
- SAC do site;
- E-mail marketing e outras plataformas online.
O diálogo via chatbot é tipicamente alimentado por inteligência artificial (IA). Assim é possível conferir ao recurso uma personalidade real.
Por isso, o recurso é uma excelente maneira de proporcionar aos clientes uma experiência personalizada e agradável. Dessa forma, eles tendem a ter mais vontade de interagir com mais frequência com a sua empresa!
Sem dúvidas, os chatbots seguem sendo uma das fortes tendências do marketing digital para 2022. Então sua empresa deve considerar tê-los integrados em sua estratégia. Pois isso pode alavancar as interações dos clientes na web.
12) Atente-se às alternativas para o uso de cookies
O recente anúncio do Google postergou o fim do cookie de terceiros para 2023. Dessa forma, as empresas ganharam um prazo extra para pensar estratégias de segmentação alternativas.
Afinal, os consumidores estão exigindo maiores proteções de privacidade e controle sobre seus dados. Então, sua empresa precisa se ajustar.
Além disso, aposte nas ferramentas de:
- CRM,
- Pesquisas,
- Conteúdo interativo,
- Automação de marketing.
Assim sua empresa pode obter cada vez dados mais estratégicos. Tudo para garantir o sucesso de suas ações de marketing digital.
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2022 está a poucos instantes: planeje já!
O próximo ano promete trazer cada vez mais mudanças na forma como fazemos negócios. Algumas delas fundamentais para o sucesso e a sobrevivência de sua empresa.
O fim dos cookies deve ser motivo de alerta para os modelos atuais de publicidade digital. Mesmo não ocorrendo já neste próximo ano.
Mas mesmo sem saber exatamente o impacto que isso trará, uma coisa é certa: os consumidores continuarão cada vez mais exigentes.
Como empresa, você deve continuar a se adaptar. Sempre em busca de atender às demandas de seus consumidores. Por isso, essas tendências do marketing digital para 2022 podem ser seu guia.
Você pretende implementar rapidamente uma ou mais tendências de marketing digital abordadas neste material? Então fica o alerta: crie já um plano de marketing digital integrado.
Assim, você poderá colher as recompensas das últimas tendências de marketing digital. Em todo o ciclo de vida dos seus clientes. Tanto em 2022 quantos nos próximos anos.
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