5 passos para tornar sua equipe de marketing moderna e digital
Muitas empresas esquecem que a maturidade digital não é apenas sobre processos e adoção de ferramentas – para enfrentar o mercado, é preciso contar com uma equipe de marketing moderna e digital.
Sua empresa pode não ver os resultados da modernização do processo de desenvolvimento de pipeline de vendas ou da estratégia de marketing digital integrado sem contar com um alinhamento de vendas e marketing dentro do contexto atual de transformação digital.
Quanto maior esse alinhamento, maior o benefício para a sua organização – e maior será a oportunidade de criar uma voz mais efetiva junto aos clientes.
Entenda como isso é importante e aprenda como tornar sua equipe de marketing moderna e digital com as dicas a seguir:
1) Rebranding de perfis sociais
Cerca de 62% dos compradores analisam os perfis do LinkedIn das pessoas com as quais planejam fazer negócios.
Isso tem um motivo óbvio: as pessoas compram de pessoas. E o marketing pode ajudar a tornar sua equipe de marketing moderna e digital ao garantir que as imagens, resumos e publicações de sua equipe de vendas explorem seu potencial máximo.
O marketing ajuda as pessoas a entenderem que seus colaboradores, como vendedores, são uma marca dentro de uma marca.
Estimule seus times de marketing e vendas a manterem seus perfis profissionais atualizados, com novidades sobre sua indústria. O mesmo vale para o perfil da sua empresa – ela também é fonte de referência para leads potenciais.
2) Business Hunting
A equipe de marketing de sua empresa tem como premissa criar oportunidades de abordagem de leads, as iscas que levam os contatos pela jornada de compra até estarem aptos a serem trabalhados pela equipe de vendas rumo à conversão.
Isso significa que eles são frequentemente responsáveis pela busca e pelo desenvolvimento de negócios de topo do funil.
Sua empresa pode amplificar isso estimulando uma visão de business hunting: uma caçada por possíveis brechas de mercado que gerem oportunidades de negócios.
Para isso, é preciso contar com uma equipe de marketing moderna e digital, que vai monitorar as mudanças dentro de um mercado – do tipo que desencadeiam fusões e aquisições, mudanças em seus concorrentes e mudanças em fornecedores / base de clientes.
Estes profissionais vasculharão a internet em busca de oportunidades de alta proximidade social – como os bons relacionamentos com a base de clientes que sua equipe pode começar a prospectar desde já.
3) Criação de peças para o suporte ao time de vendas
Os departamentos de marketing e vendas podem trabalhar em equipe para desenvolver uma série de peças de vendas que ajudem a nutrir leads durante a jornada.
Isso pode incluir:
- Vídeos explicativos sobre os produtos;
- Slideshares no LinkedIn;
- Materiais que possam ser compartilhados através de apps de comunicação – como o Messenger ou o WhatsApp;
- Participação em eventos;
- Newsletters e materiais ricos.
É importante ter essa visão sobre os formatos mais acessíveis dentro dos canais de comunicação entre empresa e consumidores – e uma equipe de marketing moderna e digital é fundamental neste processo.
O grande objetivo aqui é capacitar o profissional de vendas com uma variedade de ativos diferentes que ajudem a entregar valor e conquistar clientes.
4) Acervo de conteúdo digital:
Ter uma equipe de marketing moderna e digital implica em contar com profissionais permanentemente antenados com as principais novidades e tendências do setor.
Isso significa que sua empresa precisa criar um fluxo de informações, divulgando pesquisas recentes, matérias de portais reconhecidos na indústria, matérias relacionadas ao setor econômico, entre outros.
Além disso, é importante contar também como uma série de ativos organizados por:
- Buyer personas;
- Etapa de jornada do comprador;
- Tipo de ativo.
Isso permite que o profissional de vendas encontre os recursos certos para compartilhar com os leads – temas relacionados às conversas que estão tendo com os clientes, novas tendências, ideias e práticas recomendadas.
5) Análise do consumo de conteúdo por parte dos clientes
O marketing deve estar sempre atento aos dados de automação de marketing para ajudar a equipe de vendas a entender quais leads estão engajados ativamente e quais estão menos interessados. Isso ajuda as vendas a concentrar mais sua atenção naqueles com maior potencial de conversão.
Equipe de marketing moderna e digital traz agilidade para vendas
Cada vez mais empresas estão integrando seus departamentos de vendas e marketing, em prol dos bons resultados em faturamento.
O marketing é um ingrediente ou uma extensão da receita da equipe: eles devem trabalhar para criar os ativos que vão conduzir os leads ao longo da jornada. E sua empresa rumo ao sucesso.