Tipos de marketing digital: qual o ideal para sua empresa?

Existem muitos tipos de marketing digital, que podem trazer os mais diversos resultados para a sua empresa. Em qual apostar? Saiba aqui!

Existem diversos tipos de marketing digital e, sendo uma ferramenta vital para os negócios, permite que sua empresa possa alcançar clientes segmentados ou atingir um enorme gama de clientes on-line.

Contudo, suas diversas variações podem despertar dúvidas para quem não é especialista no assunto.

Então, descubra com a leitura a seguir quais são os tipos de marketing digital e o que eles podem fazer por seu negócio.

O primeiro passo: o que é marketing digital?

Já falamos muito sobre esse assunto aqui em nosso blog, mas não custa recapitular, já que vamos falar de suas diversas aplicações. De modo resumido, podemos definir o marketing digital como uma forma de anunciar ofertas de sua empresa em plataformas virtuais.

Assim, você não coloca nenhuma campanha de publicidade física no ar – como é o caso de um outdoor ou anúncios de mídia impressa – e sua empresa tem um campo muito maior de atuação. Pois é possível aplicar estratégias de marketing digital em todo o mundo online.

Portanto, seu planejamento pode trabalhar seu site, suas redes sociais, ter uma estratégia especial para seu blog, entre outros. Assim, pode haver vários tipos diferentes de marketing digital – mais à frente, neste texto, vamos analisar os principais tipos e como eles se aplicam uma estratégia.

Por que vale a pena investir nos tipos de marketing digital?

Antes de entrar nos diferentes tipos de marketing digital, é importante saber: por que ele é tão promissor para as empresas e o que faz especialistas, como a UP2Place Digital, ficar tão empolgados com ele?

É acessível

A maioria dos formatos pagos de marketing digital são incrivelmente eficientes em termos de custo. Portanto, permitem uma abordagem muito mais direcionada aos seus gastos. Além disso, você não precisa fazer apenas marketing digital pago (um exemplo é o marketing de conteúdo — vamos chegar lá). Dessa forma, é possível distribuir seu conteúdo gratuitamente, através de seus próprios canais.

Acerta no alvo

Falando em segmentação e personalização, plataformas digitais aproveitam a capacidade de saber exatamente quem está online e mostrar-lhes mensagens específicas. Assim, enquanto o outbound marketing (ou marketing tradicional) é uma espécie de “tiro no escuro”, digital nos dá a confiança de saber com quem estamos falando.

Tem uma ampla oferta de dados

Dados obtidos em um relatório de ações outbound não são muito precisos, nem acionáveis. Já as plataformas digitais proporcionam a capacidade de saber quem está vendo seu conteúdo em tempo real, seja através de uma campanha paga na Rede de Exibição do Google ou do Google Analytics de seu site.

Sua marca está onde as pessoas estão

Estamos cada vez mais online, especialmente após a pandemia – estima-se que o usuário médio da internet agora passa 6 horas e 43 minutos online todos os dias! Sendo assim, é mais eficiente e prático empregar esforços para impactar as pessoas onde elas passam maior tempo.

Tipos de Marketing Digital

Como você pode ver, existem inúmeras vantagens em apostar em uma estratégia digital. Mas por onde começar? E onde sua empresa pode obter resultados mais expressivos? Entenda a seguir cada tipo disponível:

1) Marketing de Conteúdo

Este formato se concentra na criação e distribuição de conteúdo para seu público-alvo. Por isso, seu conteúdo precisa ser:

  • Valioso,
  • Relevante,
  • Consistente.

Dessa forma, seu objetivo final é impulsionar uma ação lucrativa do cliente.

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2) Marketing de display

Sabe os banners em sites encorajando você a tomar conhecimento do que eles estão vendendo? Esta é uma ação de marketing de display – ou de exibição.

Pois saiba que anunciar sua empresa através de qualquer tipo de ação visual — imagens, vídeos, GIFs, texto — em sites e portais pode ser um dos tipos mais eficazes de marketing digital. Especialmente para alcançar as massas em lugares contextualmente relevantes, sendo essencial escolher espaços que se alinhem com o público que você está tentando alcançar.

Além disso, esse canal também é ótimo para a conscientização da marca. Pois este é um dos tipos de marketing digital que está em constante evolução.

3) Otimização do mecanismo de busca (SEO)

SEO, ou Otimização do Mecanismo de Busca, é o processo de obter tráfego de qualidade de resultados de pesquisa gratuitos ou orgânicos nos mecanismos de busca (como Google e Bing).

O SEO é um dos tipos de marketing digital mais importantes porque, ao otimizar seu conteúdo para mecanismos de busca, permite aumentar um fluxo constante de tráfego relevante.

Alguns exemplos de técnicas de otimização incluem:

  • Pesquisar palavras-chave relevantes e incluí-las em seu site,
  • Otimizar os títulos do seu site,
  • Inserir uma boa descrição – especialmente para as imagens;
  • Otimizar a velocidade de carregamento,
  • Construir backlinks relevantes.

4) Marketing de Mecanismo de Busca (SEM)

Inicialmente, este termo era usado como um termo guarda-chuva para o processo de ganho de tráfego de pesquisa pago e gratuito. Atualmente, a indústria utiliza o termo “SEM”, ou Search Engine Marketing, exclusivamente para atividades pagas.

Entre os tipos de marketing digital, este refere-se a uma forma de aumentar a visibilidade de um site em mecanismos de busca usando métodos pagos. Em outras palavras, são os anúncios que você veicula no Google AdWords e Bing Ads.

Então, ao combinar SEO e SEM, sua empresa consegue direcionar tráfego de qualidade para o seu site e se mantém junto ao público que está ativamente em busca de serviços e marcas como a sua.

5) Marketing de Mídia Social (SMM)

As mídias sociais não são novidade (temos certeza de que você leu sua cota de conteúdo sobre marketing de mídia social). Porém, novas opções entram no mercado constantemente – como o Clubhouse recentemente.

Com tantas plataformas por aí, escolher a rede social certa depende da sua estratégia de marketing digital e de onde seus clientes normalmente estão. Descubra quem são seus clientes e você saberá onde faz mais sentido colocar seus esforços.

Quer saber quais são as principais plataformas de mídia social? Pois anote aí:

E, se o seu público é mais jovem, temos ainda o Tik Tok e o Snapchat.

6) Publicidade por clique (PPC)

Este é um modelo de publicidade onde sua empresa paga uma taxa toda vez que as pessoas clicam em seu anúncio. Basicamente, é o processo de compra de visitas ao seu site – diferente de obtê-las organicamente, via SEO, ou outro dos tipos de marketing digital.

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7) Marketing de Afiliados

Entre os tipos de marketing digital disponíveis atualmente esta é uma das maneiras populares pelas quais as pessoas ganham dinheiro online hoje em dia. Basicamente, chamamos de marketing de afiliados quando uma pessoa ou organização faz parceria com outras empresas para receber uma comissão para o tráfego que gera para este negócio.

Imagine isso: você coloca um link para um site externo em seu próprio blog ou site. Toda vez que um usuário vai para este site externo e faz uma compra, você recebe uma comissão. Essa é uma estratégia utilizada especialmente bem para blogueiros e influenciadores. Afinal, eles podem produzir diferentes tipos de conteúdos.

8) E-mail Marketing

Este é um dos tipos de marketing digital mais populares e mais aplicados. Pois para colocá-lo em prática, bastar enviar um e-mail para promover seus produtos ou serviços.

Se formos um pouco mais fundo, ele também pode se referir à nutrição e construção de relacionamentos com seus clientes. Afinal, os e-mails que sua marca envia para seus clientes não devem apenas falar com eles, mas também incentivar uma interação significativa com sua empresa.

9) Marketing de Mensagens Instantâneas

Mais de 2 bilhões de pessoas usam o WhatsApp em todo o mundo. Seguido pelo Facebook Messenger e WeChat – mais popular na China. Então se você quiser estar onde seu público está, aposte já no marketing de mensagens instantâneas.

Entre os tipos de marketing digital, este explodiu ainda mais no último ano. Dessa forma, estes canais se tornaram uma das principais formas de relacionamento entre empresas e clientes.

Você pode explorar o recurso de diversas formas, desde usá-los para suporte ao cliente até atualizar seus usuários sobre novas postagens em seu blog.

10) Publicidade em vídeo

O vídeo é um dos formatos mais populares entre os usuários. Embora ele muitas vezes se enquadre na categoria de marketing de conteúdo, é uma maneira fácil de alcançar as pessoas. Isso não apenas quando elas estão procurando conteúdo para entretenimento, mas também quando buscam avaliações, guias de como fazer e informações sobre produtos.

11) Publicidade em áudio

Hoje os podcasts estão em franca ascensão, assim como players como Spotify e Apple Music. Por isso, este é um novo recurso para alcançar seu público.

Sabemos que os podcasts de marcas também podem cair na lacuna de conteúdo, entre os tipos de marketing digital. Mas existe todo um universo a ser explorado. Desde inserir anúncios de áudio dentro de podcasts relevantes para o seu negócio até opções mais avançadas. Assim como anúncios de áudio direcionados a demografias específicas, interesses ou momentos contextuais de plataformas de músicas e conteúdos.

Tipos de marketing digital: escolha a opção certa para o seu negócio!

Como você pode ver, existem inúmeros tipos de marketing digital para promover seus negócios. No geral, todos são econômicos e eficientes. Além disso, vale lembrar de que sua empresa não precisa fazer tudo de uma vez.

Apenas selecione aqueles que melhor se encaixam em suas metas e perfil de público. A partir daí, experimente e meça os resultados.

Sente que precisa de ajuda com isso? Sem problemas: deixe-nos saber como nossos especialistas podem ajudar sua empresa.

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