Tráfego direto garante bons resultados para seu negócio?

Descubra o que é tráfego direto, sua origem e riscos na hora de garantir resultados expressivos em vendas para o seu negócio.

Para muitas empresas, o tráfego direto tem sido uma grande fonte de leads e oportunidades de negócios. Se você quer explorar esse recurso para gerar resultados expressivos, nós podemos te ajudar – comece com a leitura deste artigo! 

Noções básicas sobre tráfego direto 

Segundo nossos especialistas, o tráfego direto acontece quando o Google Alerts não consegue identificar uma fonte de tráfego. Então isso acontece quando o usuário: 

  • Digita uma URL 
  • Acessa um link a partir dos Favoritos 
  • Clica em um link obtido em um aplicativo de mensagens – como o WhatsApp – ou por um aplicativo móvel – como Facebook ou Twitter 
  • Entra no seu site através de um link em um PDF, .doc ou outros documentos 
  • Usa um link encurtado, entre (muitos) outros 

Existem duas coisas importantes a serem ditas sobre o tráfego direto. A parte boa é que o tráfego direto muitas vezes faz uma parte considerável do tráfego geral do seu site. 

Porém, existe a parte ruim: pode ser difícil identificar de onde vem. Afinal, são tantas opções que identificar 100% das fontes de tráfego direto é impossível.  

Por exemplo, alguém pode ter mencionado o endereço do seu site em um fórum. Em uma postagem de mídia social, em uma conversa online ou qualquer outro lugar. 

Por isso, é sempre importante entender qual tipo de tráfego seu site recebe e como isso impacta seus resultados. Saiba mais a seguir. 

Tráfego direto X tráfego orgânico X tráfego de referência 

O tráfego direto e o tráfego orgânico são dois tipos distintos de tráfego da web que indicam como os visitantes estão chegando a um site.  

Saiba mais: O que é tráfego orgânico – e como ele pode ajudar seu negócio 

Dessa forma, entender a diferença entre eles é crucial. Pois assim você e seu time de marketing podem analisar o desempenho de um site e identificar pontos de melhoria. 

Como explicamos anteriormente, o tráfego direto refere-se a casos em que os usuários acessam diretamente um site digitando a URL em seu navegador ou clicando em um marcador.  

Por isso, esse tipo de tráfego não depende de mecanismos de busca ou quaisquer outras fontes externas para chegar ao site.  

De fato, os dados de tráfego direto podem ser úteis para o rastreamento de campanhas e a análise do envolvimento do usuário. No entanto, é preciso estar atento ao tráfego direto desnecessário. Algo que pode surgir de spam, bots, nenhum protocolo seguro ou rastreamento impreciso. 

Já o tráfego orgânico, por outro lado, refere-se aos usuários que descobrem um site por meio de mecanismos de busca como Google, Bing ou Yahoo. Assim, os usuários encontram o site inserindo palavras-chave relevantes e clicando nos resultados da pesquisa.  

Por isso, o tráfego orgânico do mecanismo de pesquisa é uma fonte de tráfego valiosa. Pois geralmente indica que o conteúdo do site é relevante e valioso para os usuários que procuram informações específicas. 

Tráfego de referência e seu potencial de resultados 

O tráfego de referência ocorre quando os usuários clicam em um link para seu site de uma fonte externa, como outro site, blog ou plataforma de mídia social.  

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Por isso, esse tipo de tráfego fornece informações valiosas sobre o quão bem seu site está conectado a outras plataformas on-line. Bem como quais fontes externas estão direcionando os visitantes para seu site.  

Então o tráfego de referência pode ajudá-lo a identificar possíveis parcerias ou colaborações. Além de entender a eficácia de seus esforços de marketing na atração de visitantes de outros sites. 

Para rastrear o tráfego de referência, você pode usar ferramentas de análise da Web, como o Google Analytics. Assim, estes recursos extrairão dados de referência e fornecerão insights sobre as fontes externas que levam os visitantes ao seu site. 

Como aumentar o tráfego direto 

Se você quer aumentar seu tráfego direto, aposte nas dicas a seguir: 

  • Construa uma marca forte: invista na identidade da sua marca, garantindo que ela seja consistente em todos os materiais e canais de marketing 
  • Escolha um domínio de fácil memorização: escolha um nome simples, o mais próximo possível de sua marca e fácil de lembrar. Pois isso vai incentivar os usuários a digitarem-no diretamente em seus navegadores 
  • Explore também outbound marketing: utilize estratégias de marketing off-line, como anúncios impressos, outdoors ou rádio. Assim, você aumenta o reconhecimento da marca e gera mais tráfego direto 
  • Utilize as mídias sociais: envolva-se ativamente com seu público nas plataformas de mídia social. Dessa forma, fica mais fácil aumentar o reconhecimento da marca e incentivar visitas diretas ao seu site 
  • Crie uma lista de e-mails: explore o e-mail marketing para direcionar o tráfego diretamente para seu site e manter uma boa estratégia de nutrição de leads 

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Explore os benefícios do tráfego direto com a UP2Place! 

Como você viu aqui, o tráfego direto do site pode ser altamente benéfico, pois indica que os usuários estão familiarizados com seu site. Além de mostrar que eles estão acessando-o diretamente por meio da URL ou dos favoritos.  

No entanto, é essencial monitorar o tráfego direto em busca de possíveis problemas, como spam, bots ou rastreamento impreciso. 

Para isso, você pode contar com o suporte da UP2Place. Podemos não só garantir a segurança de sua presença digital, mas aumentar sua força exponencialmente. Ampliando assim suas oportunidades de negócios e suas chances de se destacar no mercado. 

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