Transformação digital é um dos temas mais populares em reuniões de board e convenções corporativas.
Mas o número de ações promovidas nesse sentido é inversamente proporcional ao buzz provocado pelo tema.
Olhando para o mercado, é possível notar que são poucas as empresas que já aderiram à tendência – e, em sua maioria, ainda em projetos de pouca projeção.
Este cenário traz uma série de chances para os profissionais de marketing, que podem se tornar os grandes alavancadores deste processo em suas instituições.
Por isso acompanhe este artigo para saber como startar a transformação digital de sua empresa.
A transformação digital mudou a forma da fazer marketing
Um dos maiores motivos pelos quais a transformação digital ainda não é tão presente no mercado é a falta de conhecimento sobre o conceito.
Para Brian Solis, analista digital e autor de best-sellers, transformação digital é “o realinhamento ou um novo investimento em tecnologia e modelos de negócios para envolver, de forma mais efetiva, os clientes em todos os pontos de contato durante seu ciclo de vida na empresa.”
Simplificando: é o processo pelo qual uma empresa passa para atingir o que ela pretende ser digitalmente.
E muitas empresas ou não sabem por onde começar ou não conseguem enxergar que a transformação digital é aplicável em soluções simples.
Um exemplo: a presença das empresas nas redes sociais e a forma como elas se relacionam com seus clientes é transformação digital.
Relacionamento com o cliente, aliás, é um dos três grandes pilares deste momento da transformação digital. Segundo a Harvard Business Review, neste início a maioria dos projetos está focada em três áreas: experiência do cliente, processos operacionais e modelos de negócios.
E podemos observar essa tendência especialmente no varejo, com várias novidades envolvendo inbound marketing, e-commerce, Omnichannel e mobile.
Benchmark como parte da estratégia
Como já falamos neste artigo, a transformação digital não é um projeto rápido ou fácil.
É preciso mudar uma série de questões: a cultura dos colaboradores, os processos, a tecnologia. E tudo isso demanda tempo e verba.
O primeiro passo nesta jornada é avaliar onde sua empresa está atualmente.
Veja onde sua empresa quer chegar e o que é necessário fazer e investir – em tempo, esforço e budget – para chegar lá.
Observe também os esforços da concorrência neste sentido, para entender qual é o prazo que sua empresa tem antes de começar a perder mercado.
Lembre-se de que o consumidor hoje busca facilidade: a empresa que oferecer as melhores e mais simplificadas soluções ganha a corrida – e a venda.
Garanta o envolvimento de toda a equipe
Além de estabelecer metas e fazer benchmarks, a colaboração interdepartamental é outro ponto fundamental para este processo ser bem-sucedido.
De acordo com um estudo da Oracle, o alinhamento entre CFOs e CIOs é determinante para o sucesso da transformação digital.
Além disso, o setor financeiro também tem uma posição de destaque. Segundo Loïc Le Guisquet, presidente da Oracle, ele deve ser o motor que impulsiona a transformação digital – e não a bola de ferro que emperra tudo.
Leve a transformação digital para seus clientes com ações de marketing
Se um dos maiores objetivos de aplicar este conceito em sua empresa é melhorar a experiência do cliente, você precisa envolvê-lo nisso.
O engajamento do consumidor é fundamental para moldar a sua estratégia digital. É através disso que sua empresa valida táticas e mede os resultados.
Por isso sua empresa precisa reavaliar a experiência do cliente em todos os pontos de contato de seu ciclo de vida – e é esse engajamento que vai trazer boa parte das respostas.
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