Os impactos da transformação digital no marketing estão continuamente mudando a forma como as empresas se relacionam com os seus clientes e concluem seus processos de vendas. E as empresas que ainda não entenderam isso correm o grande risco de perder espaço no mercado e sumir frente à concorrência.
Se você considera este diagnóstico um tanto alarmista, lembre-se de como empresas que não souberam acompanhar as atualizações do mercado tiveram que fechar as portas. E a gigante Blockbuster é um bom exemplo disso.
Febre nos anos 90, a empresa foi por muito tempo soberana em seu segmento – até que seu modelo de negócios foi ultrapassado pelas novas tecnologias e pela nova forma de consumir das pessoas.
Essa é uma realidade tão verossímil que já até virou fonte de estudos: dados divulgados pela John M. Olin School of Business, da Universidade de Washington, apontaram que aproximadamente 40% das atuais empresas da Fortune 500 no S&P podem encerrar suas atividades nos próximos 10 anos por não se adaptarem às novas regras.
E se você não quer que sua empresa siga pelo mesmo caminho, a hora de agir é agora. E esse artigo pode ajudar nessa missão.
Transformação digital no marketing: o que muda?
Podemos responder essa pergunta com apenas uma palavra: tudo.
As mudanças da transformação digital no marketing impactam as mais diversas frentes não só da sua empresa, mas da concorrência também.
Quem for mais rápido nessa corrida vai garantir mais espaço e oportunidades junto aos clientes e, consequentemente, gerar mais conversões e receita.
Pense na relação entre o varejo tradicional e o e-commerce. Muitos grandes varejistas atrasaram seu ingresso no universo do varejo online por acreditarem que a ação “roubaria” vendas de suas lojas físicas.
Isso não é um medo infundado: é de fato uma realidade. Porém, uma realidade inevitável. E já que essa é a regra do jogo, você há de concordar que é melhor ser canibalizado por sua própria empresa do que por um concorrente, certo?
Assim não importa qual é o canal de entrada das vendas, o resultado final é o aumento na sua receita. É preciso entender que os hábitos de consumo das pessoas mudaram – e sua empresa precisa mudar junto, se quiser continuar fazendo negócios com seus clientes – e os novos, que ainda serão conquistados.
Como sua empresa pode colocar a transformação digital no marketing em prática
A grande mudança de cenário gerada pela transformação digital no marketing é a pluralidade de opções que sua empresa tem para gerar soluções e se relacionar com o seu cliente – potencial ou convertido.
As redes sociais e novas plataformas facilitaram a comunicação entre as empresas e seus clientes. E cada vez mais os consumidores esperam interações que mostrem que as marcas estão prestando atenção neles, em suas dores e necessidades.
E, principalmente, que essas empresas estão prontas para trazer as soluções que eles precisam. O próprio surgimento do inbound marketing é uma resposta do mercado a isso.
As empresas cada vez mais buscam o consumidor em suas zonas de conforto, em um modelo de comunicação e de vendas absolutamente proativo.
Omnichannel: foco total no cliente, esteja ele onde estiver
O conceito de Omnichannel ilustra bem este pronto, já que envolve a capacidade de sua empresa para garantir que a experiência de compra acompanhe o consumidor seja qual for o dispositivo usado por ele. E converter a venda – seja em qual plataforma for.
E como isso funciona? Criando um sistema que permita ao cliente ver seu produto ou conteúdo no smartphone, enquanto se desloca para o trabalho. Que esteja disponível enquanto ele acessa suas redes sociais. Que os produtos que ele deixou no carrinho do e-commerce no desktop porque saiu para uma reunião estejam lá para que a compra possa ser concluída quando ele for lembrado por seu e-mail marketing.
O omnichannel pode ainda ser uma poderosa ferramenta de engajamento com a marca, ao criar experiências diferenciadas.
O case da Starbucks é um grande exemplo: a empresa criou um cartão de recompensas que pode ser usado sempre que você fizer uma compra.
Mas ao contrário dos programas tradicionais de fidelização de clientes, a empresa interligou os sistemas – permitindo ao cliente verificar e recarregar o seu cartão através do telefone, site, na própria loja ou pelo aplicativo.
Qualquer alteração no cartão ou no seu perfil é atualizada em todos os canais em tempo real – o cliente pode perceber ainda na fila que está sem créditos, fazer a recarga pelo app e chegar ao caixa pronto para fazer seu pedido.
Esse tipo de ação faz a diferença na vida do consumidor e ajuda a estabelecer conexões com a empresa. E tudo isso ajuda a fidelizar um cliente e transformá-lo em alguém que endossa a marca. Contribuindo para aumentar o número de conversões e de convertidos para a sua empresa – a propaganda boca a boca em sua máxima essência.
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Tecnologia como ferramenta do Marketing
As empresas que implementaram a transformação digital no marketing ganharam também a oportunidade de conhecer cada vez melhor o seu cliente, seu comportamento de compra e hábitos no geral.
Com a ajuda do dados é possível analisar, cruzar informações e identificar tendências. Sua empresa pode enxergar soluções para perguntas e problemas que ainda não foram sequer verbalizados por seu cliente – o verdadeiro marketing preditivo.
Além disso, estes dados permitem conhecer e segmentar melhor a sua audiência – o que reflete diretamente no budget investido em seu plano de mídia.
Investimentos como Facebook e Google Ads permitem falar com leads em busca de soluções como as oferecidas por sua empresa – ampliando suas oportunidades de conversão.
A transformação digital também abriu o leque de canais de comunicação: se o outbound marketing fundamentou-se no trio TV-Jornal-Rádio, o inbound marketing trouxe também todo o inventário de mídia eletrônica.
Hoje sua empresa também pode usar as redes sociais, posts em blogs, vídeos, podcasts, search, display, e-mail marketing e uma série de outras ações para impactar seu lead potencial. E o melhor: com custos de produção e veiculação muito menores! Converse com seu time de marketing sobre isso – ou contrate uma agência de inbound marketing como a UP2Place, que é Parceira Gold da RD.
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