Estamos quase no fim do primeiro trimestre do ano, mas ainda dá tempo de iniciar um bom processo de transformação digital para 2017 em sua empresa.
Como sabemos que este pode ser um ano de orçamentos enxutos para seus negócios, incluímos a seguir também algumas sugestões de ações.
Dessa forma sua empresa pode já começar o processo de transformação digital através da adoção de estratégias pontuais – mas eficazes. E que permitam estreitar o relacionamento com seus clientes e gerar novas oportunidades de negócios.
Confira mais a seguir!
A realidade virtual já é uma realidade
Tecnologias baseadas em realidade virtual, como os Óculos Rift ou o Google Cardboard, trazem um grande impacto na maneira como as empresas podem envolver os consumidores.
E uma das ações mais importantes dentro do marketing digital é a personalização. A realidade virtual permite contar, literalmente, histórias imersivas ou mostrar na prática como seus produtos ou serviços funcionam.
As empresas, especialmente do setor de varejo, que não explorarem experiências virtuais como estratégia de venda poderão até observar uma queda no faturamento.
A adoção da realidade virtual é uma das grandes tendências atuais da transformação digital para 2017. E com certeza vai gerar algum tipo de mudança na ideologia de marketing.
E, como em toda tendência, é fundamental embarcar na realidade virtual agora, para visualizar em primeira mão os resultados dessa nova tecnologia.
A Volvo é um grande exemplo disso: junto com o lançamento do modelo Volvo XC90 SUV a empresa criou um app que permitia ao usuário sentir-se ao volante do carro em um passeio pelo campo.
Além de posicionar como mais inovadora frente à concorrência, a Volvo ainda pode ter criado uma nova tendência: os test drives remotos.
Quando as pesquisas vão além dos mecanismos de pesquisa
O Facebook já vem trabalhando seu próprio mecanismo de pesquisa – o que promete ser uma boa concorrência como os já conhecidos Google, Bing e Yahoo.
E as plataformas sociais digitais como um todo estão trabalhando para oferecer recursos de pesquisa cada vez mais eficientes – o que pode ser ótimo para a sua empresa.
Outra vantagem das redes sociais este ano, especialmente no Facebook, é o surgimento dos botões de comprar e mensagens de pagamento.
Tudo isso mostra que o conceito de Omnichannel é também uma das principais tendências da Transformação Digital para 2017.
Tudo isso cria uma convergência nas redes sociais, permitindo que os consumidores possam fazer compras, conversar com seus amigos sobre o que compraram e compartilhar suas novas aquisições.
A pesquisa avançada trará uma experiência social mais integrada, que expande o domínio do comércio eletrônico.
Se a sua empresa explorar novas ações de marketing nesse formato “tudo em um”, de comprar e compartilhar nas mídias sociais, pode colher excelentes resultados.
O segredo é não só tornar o processo de compra mais fácil, mas também transformá-lo em uma experiência.
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Como usar a Internet das Coisas (IoT) a seu favor
A tecnologia vestível viu uma taxa de adoção de 28% no último ano – transformando-se em mais uma fonte de dados para profissionais de marketing.
Hoje em dia sua empresa já consegue extrair uma série de dados com base nos hábitos cotidianos dos seus clientes potenciais.
Tudo indica que a IoT vai se tornar cada vez mais uma ferramenta que os profissionais de marketing poderão usar para criar e estreitar relacionamentos entre empresas e clientes.
Já existem hoje ferramentas que trackeiam os movimentos dos olhos do consumidor em uma vitrine. Isso permite escolher locais estratégicos para posicionar promoções e informações especiais.
Use o Small Data que sua empresa já tem em mãos agora mesmo
Muito se fala do poder do Big Data. Mas muitas empresas por aí esquecem que apenas alguns dados dos clientes já fornecem excelentes dicas de negócios.
Além disso, o processamento de grande quantidade de dados e rastros digitais dos clientes demanda muito tempo e investimentos por parte da sua empresa.
Já o Small Data pode preencher pequenas e valiosas lacunas de informação do perfil dos clientes. Use essa arma para fazer novos negócios!