Omnichannel: tudo o que você precisa saber sobre este conceito

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Você vê um produto interessante no Facebook, salva o link para ver no desktop do trabalho e fecha a compra voltando para casa, pelo smartphone: isso é o que acontece quando a empresa é Omnichannel.

Com a transformação digital e as mudanças nos hábitos do consumidor, sua empresa precisa atualizar a comunicação e o processo de vendas. Pra ontem.

E este conceito, que é uma das principais tendências de marketing digital para 2021, é uma das principais evoluções que sua empresa precisa fazer para continuar competitiva no mercado.

Saiba mais sobre Omnichannel e as vantagens de aplicá-lo em seus negócios.

Omnichannel: entenda na prática

Omni vem da palavra Omnis, que significa tudo ou universal. Omnichannel é então a convergência total dos canais de venda (digital e físico) de uma empresa.

O que isso significa na prática? Que o aplicativo mobile de sua empresa deve seguir o design responsivo do site.
O site deve trazer a mesma identidade visual do seu ponto de venda físico.

E ambos devem oferecer os mesmos produtos e experiências. Então o conceito prega a verdadeira continuidade da experiência dentro do universo de uma única marca – e além.

É o canal certo para mostrar ao seu cliente que sua empresa presta de fato atenção em seus desejos e necessidades. Que está observando atentamente suas experiências com o objetivo de proporcionar-lhe boas experiências futuras com a marca.

Através dele sua empresa consegue identificar e trabalhar o ponto de dor daquele cliente, de forma a entregar a melhor solução da forma mais simplificada possível para ele.

Principais tendências

Todos os planos e campanhas de marketing de sua empresa devem sempre começar com a compreensão Omnichannel das necessidades, desejos e comportamentos dos clientes.

A chave para o sucesso no próximo ano  está em investir em clientes que compram pelo menos 2-4x por ano.
Como descobrir isso? Analise várias camadas de dados de clientes no último ano.

Tão importante quanto oferecer uma experiência de compras Omnichannel é oferecer uma experiência de devolução Omnichannel. Devoluções chegam a representar mais de 8,1% das vendas – e os clientes querem ser capazes de devolver um item com a mesma facilidade que compraram. Isso significa ser capaz de aceitar itens de comércio eletrônico devolvidos a uma loja tão rapidamente quanto o item foi comprado.

Permita que seus clientes efetuem as trocas em seus pontos físicos ou providencie uma logística eficaz de devolução junto aos correios ou transportadoras.

Como o Omnichannel pode aumentar sua receita

O primeiro passo envolve integrar todos os canais de venda – alinhar todas as áreas envolvidas no processo de compra.

Pense macro: do armazenamento, passando pela logística e distribuição, até a entrega e atendimento pós-venda ao cliente.

Outro ponto importante é entender e preparar sua equipe de suporte ao cliente. É fundamental que todos possam resolver todas as dúvidas e problemas do consumidor, seja qual for sua origem dentro do processo de compra.
Todos os canais precisarão contar com um cadastro único do cliente:

  • Seu e-commerce deve ter dados da experiência do cliente na fanpage do Facebook.
  • Sua central telefônica de vendas precisa ter controle sobre as vendas realizadas através do app.
  • Seu disparador de e-mail marketing deve ter a informação sobre quais produtos despertaram o interesse do cliente na loja física.

É a soma dessas informações e esforços que vão contribuir para aumentar suas conversões. As campanhas de comunicação elaboradas por seu departamento de marketing também devem possuir estratégias sinérgicas e alinhadas, bem amarradas com o auxílio do inbound marketing, para todos os canais.

Dessa forma seu cliente pode transitar continuamente entre os pontos de vendas e ter acesso às mesmas informações sobre preços, variedade de produtos em estoque, entre outros.

Empresas com estratégias Omnichannel de engajamento do cliente retém em média 89% dos seus clientes. Já as que não investem nesse conceito retém apenas 33%.

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