Não é segredo que o Google tem feito muitos esforços para tornar-se um dos principais canais de publicidade para empresas. E a chegada do Google Attribution só vem comprovar isso.
Ele promete ser a solução para um dos principais problemas de todo anunciante: saber de onde exatamente vem cada lead.
Então venha saber mais sobre essa nova ferramenta e como ela pode ajudar sua empresa a vender mais e melhor.
Primeiro de tudo: o que é Google Attribution?
O objetivo do Google Attribution é justamente simplificar o complexo problema da atribuição multicanal, integrando estes resultados aos dados já existentes no Google Analytics, no AdWords ou no DoubleClick Search.
Dessa forma, é possível ter uma compreensão maior da jornada total do cliente, se comparada à limitação ao analisar o impacto do último clique.
No modelo atual, essa análise não considera outros pontos de contato (anúncios genéricos, e-mail marketing, impressões de exibição, entre outros) anteriores ao clique final.
Isso deixa uma série de lacunas na estratégia, fazendo com que o time de marketing não consiga atribuir a importância devida às ações de divulgação feitas no meio do funil.
Principal função do Google Attribution: mostrar se sua estratégia está funcionando
Através dessa ferramenta, será possível observar cada filamento das campanhas – e ver exatamente o que está trazendo mais resultado.
Inclusive, o próprio Google diz que o Attribution foi projetado para responder exatamente a eficácia e mensurar o impacto de suas ações de marketing em dispositivos e canais múltiplos.
Aprendizagem por máquina a serviço da atribuição de dados
O Google vem continuamente investindo na aprendizagem por máquinas, por isso o Attribution vai usar algumas das técnicas de aprendizado de máquinas para habilitar a atribuição baseada em dados.
Como isso vai funcionar? – você deve estar se perguntando. A resposta é complexa, mas simples:
- A atribuição baseada em dados usa o aprendizado da máquina para determinar quanto crédito atribuir a cada etapa na jornada do consumidor.
- Isso significa que a ferramenta vai trackear desde a primeira vez que um lead se envolve com sua marca através de uma breve pesquisa até o clique final para a compra.
- A partir daí, vai analisar os padrões de conversão de sua empresa, comparando os caminhos dos clientes que se convertem com o daqueles que não o fazem.
- Dessa forma será possível obter resultados que representam com precisão o seu negócio.
Integração com outras ofertas do Google
Como já seria de se imaginar, o Google Attribution está integrado aos anúncios e outros produtos de análise do Google.
Isso significa que os dados do AdWords, do Analytics e o DoubleClick Search já estarão imediatamente disponíveis para relatórios, atualizações de lances ou orçamento móvel entre os canais.
Aplicação gratuita
No ano passado, o Google revelou o Attribution 360, uma solução de atribuição paga, voltada para grandes empresas. Os dados obtidos através dela já têm revolucionado a forma como fazer inbound marketing eficaz.
Já esta plataforma anunciada mais recentemente anunciada será gratuita. Com isso pequenas e médias empresas que já utilizam os serviços de anúncios do Google poderão colher alguns benefícios também.
Com o Google Attribution sua empresa poderá rastrear vendas offline
A ferramenta dará às empresas acesso aos dados de vendas. Isso quer dizer que se sua empresa coleta informações no ponto de venda pode importar dados de vendas da loja no Google AdWords – mas isso é só começo.
O Google criou parcerias com empresas que fornecem cerca de 70% das transações de cartão de crédito e débito nos Estados Unidos para rastrear as vendas offline de forma mais ampla.
Dessa forma será possível usar esses dados para somar às disponibilizadas em seus relatórios.
Mas e a privacidade?
Embora a ação atualmente se restrinja ao território americano, diversos portais e articuladores em todo o mundo estão falando sobre as implicações de privacidade do Google Attribution.
Segundo o Google, não há motivo para preocupação: as empresas fornecem apenas dados de gastos – sem envolver maiores detalhes da transação, como produtos comprados.
E o Google garantiu ainda que desenvolveu uma nova tecnologia de criptografia, personalizada, para garantir que os dados dos usuários permaneçam privados, seguros e anônimos.