O marketing mudou radicalmente nos últimos anos e o Google AdWords é uma das plataformas que impulsionou essa transformação. Hoje, é considerado um dos meios mais eficazes de publicidade online paga disponível.
Se realizado corretamente, o AdWords pode impulsionar as vendas, o crescimento e o seu negócio como um todo. Isso vale para empresas de todo porte e segmento: milhares de pequenas, médias e grandes organizações hoje utilizam o sistema para divulgar sua marca e produtos online. A melhor parte: o Google AdWords tem o potencial de enviar muitas pessoas com o perfil de cliente que você busca exatamente na direção do que sua empresa tem para oferecer. Veja a seguir como ele pode ajudar a expandir seus negócios.
Google AdWords: entendendo o conceito
O Google AdWords é um serviço de publicidade criado pelo Google que permite às empresas exibirem anúncios clicáveis (chamados de “links patrocinados”) nos resultados de pesquisa do Google. Ele é considerado a maior rede de publicidade de exibição online do mundo, atingindo 80% dos usuários globais da Internet.
Usando um sistema de pagamento “pay-per-click” (PPC), os anunciantes fazem lances em “palavras-chave” específicas, para as quais desejam aparecer nos resultados da pesquisa paga. Quando os usuários realizam uma pesquisa que contém essas palavras-chave específicas, o Google exibe os anúncios dos anunciantes nos primeiros resultados da pesquisa – sinalizados como publicidade paga.
Como a cobrança é realizada com base em pagamento por clique, quem anuncia só paga se um usuário clicar em seu anúncio. Dessa forma, os investimentos são otimizados e sua empresa investe para falar exatamente com quem está interessado no tipo de produto e serviço que comercializa.
Como acompanhar campanhas de Google AdWords?
Uma das melhores ferramentas disponíveis é o próprio Google Analytics, mas sua empresa ou agência de marketing digital pode utilizar outras ferramentas de análise, com recursos semelhantes.
Quando um visitante acessa seu website, o Google Analytics registra essa visualização de página junto com a origem e o meio de origem do visitante. A “origem” é o domínio do qual o visitante veio e o “meio” é uma classificação para diferentes tipos de tráfego. Há também um parâmetro de “campanha” que pode ser usado para segmentar ainda mais seu tráfego.
Para ajudar no processo de mensuração dos resultados de suas campanhas de Google AdWords, listamos algumas dicas a seguir:
1) Planeje e organize seus parâmetros
O Google Analytics simplesmente registra tudo o que é solicitado. Portanto, organize seus parâmetros com antecedência. O ideal é utilizar um conjunto padrão de parâmetros para toda a empresa.
Se sua empresa usa um conjunto diferente de parâmetros sempre que um e-mail é desativado, você não poderá não acessar tão facilmente informações como tráfego geral de e-mails mensalmente ou ano após ano. Lembre-se: o Google Analytics faz distinção entre maiúsculas e minúsculas, portanto, “E-mail”, “e-mail”, “email” e “Email” serão relatados como quatro mídias separadas.
2) Simplifique as métricas
Pode ser tentador criar parâmetros exclusivos para todas as variáveis de cada fonte, mas isso não é necessário – muito menos ideal. Cada canal precisa apenas de sua própria combinação exclusiva de parâmetros para ser relatado separadamente.
Esses parâmetros permitirão gerar relatórios sobre todo o tráfego pago, todo o tráfego de e-mail ou todo o tráfego de uma campanha completa, além de gerar relatórios sobre cada canal separadamente, usando combinações destes itens em um segmento ou filtro.
3) Comece o quanto antes
Qualquer dado é melhor que nenhum. Comece com poucos parâmetros e vá especificando a partir daí.
Otimizar a estratégia da sua campanha em resposta a dados em tempo real é uma maneira eficiente de alcançar um ROI mais positivo para suas campanhas.
A comparação de seus dados de marketing digital com o tempo também é uma maneira infalível de melhorar suas futuras campanhas.
Como começar sua campanha no Google AdWords
O Google AdWords pode ser um sistema complexo para dominar, especialmente se você for um empresário ou membro de diretoria focado em fazer sua empresa se destacar da concorrência através da qualidade de seus serviços e produtos.
Para obter o máximo retorno da pesquisa paga, é preciso se certificar de que você ou sua equipe interna de marketing entenda o serviço de fato – ou sua empresa pode, apenas, desperdiçar dinheiro com o Google AdWords.