Atualmente, muitas empresas estão apostando nas vantagens da automação do marketing. Especialmente aquelas que estão crescendo. Ou que querem crescer ainda mais.
Pois é quando começam a ter dificuldade para manter um relacionamento personalizado com seus clientes. Afinal, sabemos a importância desse relacionamento mais estreito.
Porém, quanto maior for a cartela de clientes, maior o desafio. Pois é preciso garantir a qualidade no atendimento, assim como um tempo curto de resposta.
Sua empresa está neste estágio? Então este é o momento de focar na automação de marketing. Pois ela torna os processos mais eficientes e práticos.
Além disso, empresas que exploram a automação para atrair potenciais clientes observam um aumento de 451% nos leads qualificados.
Mal começamos o artigo, mas já abordamos dois benefícios da automação para seu negócio. Contudo, ainda há muito mais a ser explorado. Então siga na leitura para saber mais.
Quais são as principais vantagens da automação do marketing?
Este recurso é altamente eficaz. Com boas práticas, pode tornar seu negócio cada vez maior e mais lucrativo.
Além disso, pode trazer bons resultados tanto para pequenas quanto grandes empresas. Tudo graças aos benefícios gerados por sua implementação. Veja a seguir:
1) Identificar oportunidades de vendas
Estudar a relação do seu cliente com a sua marca é essencial. Pois isso garante dados estratégicos sobre o comportamento dos usuários.
Com estes dados em mãos, você pode explorar as vantagens da automação do marketing. Como projetar diferentes fórmulas em momentos-chave:
- Em que ponto da jornada do cliente vale automatizar uma resposta?
- O que aconteceu é o que pode levá-lo a fazer uma compra?
- Quando é possível gerar uma ação de lealdade? Algo que leve a uma recompra ou prova social?
O segredo é manter sempre a naturalidade na comunicação. Para isso, projete apenas ações que valorizam o relacionamento com o cliente.
Assim como aquelas com potencial de gerar mais negócios. Um bom exemplo são os cupons de desconto para resgate de carrinho abandonado.
2) Organizar e segmentar seu cliente ideal
Uma das vantagens da automação do marketing é a classificação automática de clientes. Pois sua empresa pode gerar listas com os mais diversos parâmetros:
- A fase do funil de vendas em que o cliente se encontra;
- Período desde a última compra;
- Movimentação dentro do site e muito mais.
Desta forma, sua empresa garante uma comunicação direta com quem tem potencial efetivo de conversão.
3) Otimizar o tempo de sua equipe: uma das grandes vantagens da automação do marketing
Um bom plano de marketing digital tem um grande volume de ações. Isso pode ser difícil de gerenciar. Especialmente se for operado manualmente.
Mas um dos benefícios da automação é justamente economizar tempo. Pois os recursos atuais permitem:
- Organizar campanhas de marketing digital;
- Agendar conteúdo em uma determinada hora e data. E nos mais diversos canais;
- Determinar fluxos de e-mail marketing voltados para uma nutrição efetiva dos leads;
- Abordar clientes próximos da conversão.
Assim, seu time ganha mais tempo para operações estratégicas. Além de focar em ações que agregam mais valor ao seu negócio.
4) Obter maior precisão nas estratégias de e-mail marketing
Obter bons resultados através do envio de e-mail marketing depende de três pilares:
- Conteúdo valioso e de qualidade,
- Abordagem personalizada,
- Timing de acordo com o estágio no funil de vendas.
Quando sua empresa conecta esses três pontos, alcança o objetivo de forma mais fácil. Mas fazer isso manualmente gera um gasto desproporcional do tempo.
Por isso, é essencial apostar nas vantagens da automação do marketing. Pois além de automatizar os envios, as ferramentas também aplicam o lead scoring. Assim sua empresa envia mensagens automaticamente, no timing e perfil certos.
5) Gerar dados efetivos e aplicáveis está entre as vantagens da automação do marketing
Todas as ferramentas de automação de marketing disponibilizam dados. Assim você acessa gráficos e estatísticas de forma prática. E em tempo real.
Então estas informações garantem uma análise precisa de KPIs. Dessa forma, é mais fácil tomar decisões estratégicas. Seja qual for a etapa dos processos.
6) Trabalhar sua presença digital em diferentes canais
Nos pontos anteriores, falamos sobre economizar tempo e recursos. Isso também se aplica em uma atuação omnichannel.
Afinal, uma das grandes vantagens da automação do marketing é a oportunidade de atuar em diferentes canais:
- Atuação simultânea nas redes sociais;
- Atendimento ao consumidor através de chatbots;
- Agendamento de artigos no blog;
- Disparo de e-mails marketings para listas específicas;
- Gerenciamento de listas de contatos no WhatsApp, entre outros.
O objetivo é expandir as fronteiras de sua presença digital. Assim seus leads podem ser impactados em diversos canais. O que vai ampliar as chances de se tornarem potenciais clientes.
7) Melhorar o processo de vendas
Outra das vantagens da automação de marketing é a otimização do processo de vendas. Pois as ferramentas informam:
- Quando um cliente potencial está pronto para converter;
- Que um lead precisa de mais informações ;
- Qual tipo de conteúdo deve ser enviado para cada lead, entre outros.
Essas informações têm grande valor para os processos de vendas. Especialmente porque otimizam os esforços do time. Assim eles entram em ação no momento certo. E de forma eficaz.
Existem desvantagens na automação de marketing?
Como em tudo, as vantagens da automação do marketing esbarram em questões como:
Custo
Atualmente o mercado oferece inúmeras opções, com uma ampla gama de preços e recursos. O valor varia de acordo com o volume de atividade ou funcionalidades disponíveis.
Por isso, é essencial conhecer e definir suas necessidades operacionais. A partir daí, determinar se os benefícios compensam o investimento.
Complexidade
As ferramentas de automação possuem inúmeras funcionalidades. O que permite executar todos os tipos de ações. Além de responder facilmente a situações complexas.
Porém, pode ser um desafio operá-las sem um conhecimento técnico prévio.
Segmentação
A segmentação garante o aproveitamento máximo das vantagens da automação do marketing. Assim, você pode aplicar o conteúdo certo no momento certo.
Porém, este processo precisa ser feito corretamente. Caso contrário, você não vai oferecer uma experiência que contribui na tomada de decisão.
Como garantir as vantagens da automação do marketing?
A solução é contar com uma agência especializada em marketing digital. Pois é preciso ter o talento certo para projetar processos eficazes. Assim como a forma de aplicá-los à ferramenta.
Além do gerenciamento eficaz destes recursos. Sem desperdício de tempo ou dinheiro. Enquanto isso, sua equipe interna mantem o foco no seu negócio.
Já o time da agência tem o foco na estratégia global. Além de manter sua empresa à frente das principais tecnologias e tendências do setor.
Concluindo:
Como você pode ver, a automação de marketing permite, em geral:
- Otimizar seus recursos para aumentar as vendas,
- Conseguir mais clientes – e fidelizá-los,
- Melhorar o posicionamento orgânico,
- Ampliar a imagem da sua marca e muito mais.
Então o que você está esperando? Explore as vantagens da automação do marketing!