Os chatbots são uma das grandes tendências do marketing digital para 2017. Esse é um grande sinal de que as experiências digitais estão evoluindo mais e mais.
Através deles, sua empresa consegue ajudar seus clientes e leads potenciais na busca por informações, produtos e serviços, otimizando o atendimento ao cliente.
Empresas que querem estar melhor posicionadas frente à concorrência precisam dominar dois pontos: como obter os melhores resultados dessa nova tecnologia e como o seu cliente potencial enxerga e lida com isso.
Por isso, siga na leitura para garantir um bom posicionamento para sua empresa nessa corrida!
O que é exatamente um Chatbot?
Os chatbots são softwares de robôs programados para interagir com as pessoas. Se você tem um smartphone mais moderno, lida com um diariamente: Siri para iPhone, Google Now para Androids e Cortana para Windows Mobile.
Hoje em dia já encontramos essa tecnologia em dois formatos: aqueles que atuam através de aplicativos de comunicação instantânea (AI) e os que operam em sistemas automatizados de telefone (AH).
Estes bots baseados em AI (Inteligência Artificial) usam processos de linguagem natural de texto ou voz para descobrir o que o usuário busca.
Já a versão baseada em AH são mais parecidas com aquelas centrais onde cada tecla te leva a um setor: 1 para financeiro, 3 para suporte ao cliente e 5 para falar com um operador.
Hoje em dia já existem uma série de empresas no mercado que possuem estas soluções de automação de processos, customizáveis conforme as necessidades de cada empresa.
Os Chatbots do Facebook
Um dos principais termômetros no cenário digital hoje em dia está nas apostas recentes do Facebook: se Mark Zuckerberg está fazendo, você deve acompanhar.
Recentemente o motor principal das mídias sociais passou a oferecer para as empresas a possibilidade de criar chatbots que pudessem interagir através da ferramenta Messenger.
O primeiro chatbot brasileiro aprovado pelo Facebook foi o de uma startup que automatiza operações de entrega rápida.
Através dele é possível fazer orçamentos, e solicitações de entrega rápida em nove capitais brasileiras.
Bots são os aplicativos do futuro?
O cenário aponta que os chatbots serão um dos principais – senão o principal – canais de interação digital. Especialmente para mobile.
A tendência é que cada vez mais nós deixaremos de ter um aplicativo para cada empresa e passaremos a centralizar tudo em uma só ferramenta.
Através deles, empresas poderão distribuir conteúdo e facilitar muito o dia a dia de empresas e, principalmente, de seus clientes.
E a regra é clara: quanto mais as empresas facilitarem o dia a dia de seus clientes, mais perto elas chegarão dos corações deles.
Por que sua empresa deveria investir em Chatbots?
As pessoas estão cada vez mais conectadas: checamos nossos e-mails, as últimas notícias, nossas redes sociais, pesquisamos preços e fazemos compras online.
Por isso, nada mais natural que as pessoas queiram concentrar seu contato com as empresas dentro do ambiente digital.
Com isso, as empresas ganharam um novo canal de relacionamento com seus consumidores. Para o bem e para o mal: as novas tecnologias facilitam a proximidade com os clientes, mas falhas como timing errado ou falta de domínio da ferramenta podem custar caro.
Outra questão importante é que os chatbots facilitam muito, mas não substituem o “calor humano”.
A grande maioria dos robôs ainda soa como respostas frias e mecânicas – o que pode ser frustrante, dependendo da situação para a qual você está pedindo ajuda.
Mas por ser uma tendência em evolução, tudo indica que os chatbots vão se aprimorar mais e mais com o passar do tempo.
E seu charme maior já está em plena funcionalidade: a praticidade.
Para que parar tudo para fazer uma ligação quando você pode enviar uma mensagem via WhatsApp ou Facebook Messenger? Não é preciso sair de nenhum aplicativo ou deixar sua rotina em stand by, enquanto aguarda o retorno da empresa.