Feed ou Stories? Essa tem sido sua dúvida ao planejar as postagens de sua empresa? Afinal, com o que sua audiência engaja mais?
Afinal, a cada dia surge uma mudança no Instagram e no Facebook. Por isso, muitas empresas têm se perguntando onde seus esforços trarão resultados efetivos.
Ser notado, nos tempos atuais, requer esforços além do padrão. Seja uma nova abordagem moderna para vídeos. Ou campanha com posts atraentes e altamente relevantes.
O fato que é sua empresa precisa encontrar o formato certo. Aquele que mais combina com o perfil de seus clientes e leads potenciais.
Foi pensando em ajudar a identificar isso que preparamos este artigo. Então veja a seguir os benefícios desses dois tipos de conteúdo das redes sociais.
Assim você poderá tomar decisões em fundamentadas em seu planejamento digital.
Postagens no Feed: durabilidade e visibilidade para suas informações
Você tem dúvidas sobre postar no Feed ou Stories? Então você provavelmente sabe como as postagens tradicionais das mídias sociais funcionam.
Este formato é o das atualizações que são exibidas no Feed regular, no centro da página. Afinal, este é o formato original desde que a plataforma surgiu.
Então seu conteúdo é posicionado entre as atualizações de contatos. Assim como entre as postagens ocasionais de marcas favoritas do seu público.
Então o que é melhor ao publicar conteúdo em plataformas sociais? De fato, há muitos benefícios em usar as postagens no Feed. Como:
Permanência
Quando você publica no feed, torna aquele conteúdo permanente no perfil de sua empresa. Isso só pode ser mudado se você excluir ou arquivar o post.
Isso significa que os clientes ou leads em potencial sempre poderão encontrar seu conteúdo. Mesmo anos depois. Além disso, ele continua. direcionando tráfego para o site. Ainda mais se você incluir links.
Ao contrário do Stories, que é um conteúdo efêmero. Ou seja, desaparece 24 horas após a sua publicação.
Já o formato carrossel, por exemplo, permite que sua empresa publique catálogos de produtos que permanecerão sempre à disposição. Algo que pode ser bem útil para sua equipe de vendas.
Exposição
Como você viu, essas postagens aparecem no Feed principal. Então as chances de seu público-alvo ver o conteúdo são maiores.
Especialmente do que em outras áreas de uma plataforma social. Como aquelas que precisam ser acessadas separadamente. Como os Destaques, por exemplo.
Então essa facilidade de acesso ao conteúdo gera mais oportunidades de engajamento. Incluindo comentários e compartilhamentos.
Tudo isso pode aumentar o alcance de suas postagens. Tanto das atuais quanto das futuras.
Espaço extra
As postagens no Feed proporcionam mais espaço para texto. Afinal, você tem a legenda à disposição.
Além disso, é possível criar um storytelling mais elaborado. Assim como expandir as mensagens da sua marca mais do que nos Stories.
Isso porque o formato geralmente limita a quantidade de texto e de exposição da mensagem. Então no caso de um lançamento, é possível explicar melhor um projeto novo com esse espaço.
Como você pode ver, entre Feed ou Stories, as postagens tradicionais oferecem alguns grandes benefícios. Isso pode torná-los mais eficazes pela natureza de seu formato.
Ainda assim, existem muitas razões para explorar os Stories em sua estratégia de marketing de conteúdo. Veja abaixo.
Stories: dinamismo e senso de urgência à disposição
Neste primeiro momento de análise entre Feed ou Stories, observamos vos benefícios das postagens tradicionais. Pois elas podem ser eficazes para obter atenção nas mídias sociais.
Mas agora vamos nos debruçar sobre os Stories. É hora de entender como o formato pode ajudar sua marca a se destacar.
Caso você não esteja familiarizado com o conceito, vamos explicar. O Stories são clipes curtos de imagens ou vídeos. Você e seu público podem assisti-los acessando a parte superior de suas redes de mídia social.
Estes conteúdos são exibidos como retângulos no Facebook ou como círculos no Instagram. Sempre no topo da tela.
Alguns recursos dos Stories podem ser bastante úteis para seus objetivos de comunicação. Entenda melhor nos tópicos a seguir:
Durabilidade curta – porém intensa
Os Stories têm uma vida útil extremamente curta. Pois geralmente permanecem no seu perfil de mídia social por não mais de 24 horas.
Isso pode parecer uma desvantagem. Mas a natureza fugaz e urgente deles é realmente o que os torna atraentes.
Por serem breves, eles criam esse FOMO (medo de perder as últimas novidades) em alguns públicos,. Então isso pode realmente levar os usuários a procurar esse conteúdo atraente.
Pense em como isso pode ser aplicado. Especialmente para promoções de curta duração. Ou para gerar maior destaque para um evento, por exemplo.
Eficiência e engajamento
Com o Stories, sua empresa pode manter um fluxo constante de conteúdo para se relacionar com seus seguidores. Mas sem criar um backlog de conteúdo para as pessoas navegarem.
Então entre Feed ou Stories, o segundo oferece recursos como GIFs, enquetes e outros detalhes. Tudo isso mantêm seu conteúdo em movimento por um novo ciclo de imagens, vídeos ou apenas texto e música.
Autenticidade
De um modo geral, os Stories tendem a ser mais espontâneos e casuais por natureza. Criando assim uma sensação maior de autenticidade.
Muitas vezes é possível ver celebridades tirando fotos de suas férias. Mas sem tantos filtros e legendas elaboradas. O que dá um recorte mais íntimo e próximo daquela pessoa.
Sua empresa pode explorar isso. Como? Que tal mostrar os bastidores de um evento? Ou a linha de produção de um novo e excitante produto?
Como você pode ver, sua empresa pode aproveitar muito os benefícios do Stories. Pois eles permitem envolver os seguidores de uma maneira totalmente diferente. Algo fora do que tem feito até aqui.
O que é mais eficaz: Feed ou Stories?
A resposta está diretamente conectada aos seus objetivos. Sua empresa deseja criar ou estimular um constante senso de urgência e emoção com seu conteúdo? Então os Stories podem ser a opção mais estratégica.
Seu objetivo é contar com uma solução mais permanente? Algo para direcionar o tráfego para o seu site? Ou estabelecer uma presença digital mais impactante? Neste caso, as postagens no Feed podem fazer mais sentido.
Mas vale esclarecer que os dois formatos seguem disponíveis. Pois sua estratégia pode explorar os benefícios de usar uma combinação entre Feed e Stories.
Assim fica mais fácil atingir mais de uma meta. Assim como atender a diferentes públicos na mesma plataforma.