O papel do funil de vendas no marketing digital é algo essencial para o sucesso dos seus negócios.
Boas equipes de vendas – como a sua certamente é – sabem que sempre há oportunidades inexploradas por aí. Então, seja para melhorar o alcance da sua marca, garantir mais vendas e reter seus clientes, o funil de vendas tem muitas oportunidades.
E se você quiser começar já, é fácil:
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Então antes de entrarmos no artigo, aqui estão algumas perguntas que você pode ter as respostas:
- Como o seu funil de vendas atual está configurado?
- Atualmente, você está aproveitando ao máximo o marketing digital para encontrar, manter e reter clientes?
Para ajudar nessa tarefa, vamos recapitular rapidamente algumas informações básicas. Assim, ao final deste artigo, sua empresa estará pronta para construir um bom funil de vendas no marketing digital praticado hoje.
Bem como colocar em prática e mensurar da forma certa. Dessa forma, você terá em mãos tudo para garantir os resultados que quer e precisa conquistar para manter sua empresa sempre no topo!
O que é o funil de vendas no marketing digital?
Um funil de vendas – também chamado por alguns de funil de compras ou funil de vendas – é um roteiro traçado para orientar potenciais clientes.
Dessa forma, contempla desde a primeira interação do usuário com a marca até que ele se torne um cliente pagante.
Mas embora o conceito seja bastante simples, funis de vendas podem ser muito complexos. Isso se deve a uma infinidade de razões, como:
- Existem muitos canais de marketing diferentes para escolher (anúncios pagos, SEO etc.);
- Seus clientes podem ter pontos de dor variados;
- Cada cliente tem um nível diferente de consciência (alguns já ouviram falar da sua marca e estão procurando alternativas. Enquanto outros nem sabem que existem soluções).
Então, dadas essas variáveis, é fácil entender como criar um funil de vendas pode rapidamente se tornar muito complexo.
Mas mesmo assim, certamente seu negócio provavelmente já tem um funil estabelecido. Mesmo que você nunca tenha se sentado para criar formalmente um.
No entanto, a realidade é que a maioria das empresas tem múltiplos funis. Afinal, além de capturar pessoas através de artigos em blogs, uma empresa também pode capturar leads através de:
- Anúncios pagos,
- Marketing de influenciadores;
- Redes Sociais,
- Ou algum outro canal de relacionamento.
Por que um funil de vendas é importante?
Porque o funil de vendas no marketing digital ilustra o caminho que os seus leads tomam. Por isso, entender seu funil pode ajudar você a encontrar os furos – os lugares onde os leads caem e nunca se convertem.
Afinal, se você não entende seu funil de vendas, não pode otimizá-lo. Então é preciso entender como a sua marca pode influenciar essa movimentação. Se você quiser ir mais a fundo, do ponto de vista técnica, estes dois artigos podem ser muito úteis:
- Novo funil de vendas B2B: entenda como isso vai impactar seus negócios
- Funil de vendas em Y: conheça os benefícios para sua empresa
Agora se você quiser seguir para a parte prática, é só continuar a seguir.
Como construir um funil de vendas de forma rápida?
Atualmente, tempo é o ativo mais caro – para empresas e pessoas. Algo se intensificou na pandemia. Afinal, todo mundo precisa colocar os negócios em dia.
Então se você quer começar já, aqui estão as dicas para colocar em prática seu funil de vendas em marketing digital o quanto antes:
Passo 1: analise o comportamento do seu público
Quanto mais você souber sobre seu público, mais eficaz seu funil de vendas será. Mas lembre-se: você não está fazendo negócios com todo mundo. Então é preciso encontrar o perfil de cliente ideal para sua empresa.
Assim você poderá falar as coisas certas, na hora certa, para as pessoas realmente interessadas no que você vende.
Passo 2: capture a atenção do seu público
A única maneira do seu funil de vendas em marketing digital funcionar é se você pode atrair as pessoas para ele.
Então isso significa ter uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Toda pensada para impactar seu público-alvo. Explore ao máximo seus canais digitais:
- Produza artigos para seu blog,
- Alimente suas redes sociais com eficiência e consistência,
- Explore recursos como o Instagram Stories, o Google Web Stories e as lives;
- Aposte em formatos variados: textos, vídeos, infográficos e outros tipos de conteúdo.
Se o seu orçamento permitir, faça alguns anúncios pagos. Mas lembre-se de escolher os canais certos. Pois o lugar ideal para rodar esses anúncios depende de onde seu público-alvo está.
Leia também: Guia de Mídia Paga para Marketing Digital Integrado
Aproveite as guias deste guia para fazer um bom plano de mídia. Assim você obtém o máximo de resultados mesmo com o mínimo de recursos.
Passo 3: construa uma boa landing page
Seu anúncio ou outro conteúdo precisa levar seus leads para algum lugar. O ideal é direcioná-los para uma landing page com uma oferta.
Como essas pessoas ainda estão na parte alta de seu funil de vendas no marketing digital, concentre-se em capturar leads. E não em empurrar a venda.
Leia também: Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
Você precisa de um call to action atraente, que lhes diga exatamente o que fazer. Seja para baixar um e-book gratuito ou assistir a um webinario.
Passo 4: crie uma campanha de e-mail marketing eficaz
Conquiste seus leads fornecendo conteúdo incrível por e-mail. Faça isso regularmente, mas não com muita frequência. Uma ferramenta de automação eficaz pode tornar este processo mais ágil e assertivo.
Para saber mais: Guia Definitivo de Automação de Marketing
Um ou dois e-mails por semana ou quinzena devem ser suficientes. Assim você garante relevância – e boas taxas de abertura.
Construa até a venda, educando e nutrindo seu público primeiro. O que eles querem aprender? Que obstáculos e objeções você precisa superar para convencê-los a comprar?
No final de sua campanha, faça uma oferta especial. Pois esse é o conteúdo que inspirará seus leads a agir.
Passo 5: mantenha contato
Lembre-se sempre de seus clientes existentes. Continue a alcançá-los e mantenha o relacionamento com eles.
Agradeça a eles por suas compras. Ofereça cupons adicionais de descontos, que eles possam compartilhar com amigos e parceiros. Envolva-os em sua presença digital.
Quais métricas de funil de vendas no marketing digital devo rastrear?
Então agora você criou seu funil e definiu exatamente como seu cliente potencial vai interagir com ele.
O passo final do processo é descobrir quais métricas você vai rastrear para determinar o funcionamento do seu funil. Então é crucial trabalhar com os dados SQL e MQL aqui para rastrear padrões entre quem fecha.
Assim como de que forma eles interagem com seu site, conteúdo, canais, anúncios, etc. Pois uma vez que você tenha mais informações, pode otimizar continuamente o seu funil.
Mas fica o alerta: cada conteúdo que você cria para cada etapa do seu funil gera dados.
Tudo isso seja útil para o seu processo de vendas de alguma forma. Porém, é fácil ficar sobrecarregado no rastreamento de dados e métricas.
O segredo é focar nos indicadores de desempenho principais (KPIs). Pois são eles que realmente lhe darão as informações necessárias para fazer melhorias significativas:
Taxa de conversão do Funil de Vendas no Marketing Digital
Se você vai escolher apenas algumas métricas para se concentrar, certifique-se de que esta é uma delas. Esta métrica rastreia o número de prospects que entram em seu funil a qualquer momento e quantos se convertem em clientes.
Fontes de entrada do Funil de Vendas no Marketing Digital
Monitorar as fontes a partir das quais as pessoas estão entrando no funil pode mostrar o caminho para expandir o alcance de suas campanhas de marketing.
Se, por exemplo, você identificar que um grande número de leads está vindo de um único post no blog, pode:
- Atualizá-lo com dados mais recentes,
- Expandi-lo e acrescentar mais informações relevantes,
- Adicionar uma oferta de material rico ou até uma oportunidade de avaliação gratuita.
Tempo em cada etapa do Funil de Vendas no Marketing Digital
É importante saber se seus leads estão ficando presos em um de seus estágios. Se for assim, você pode adicionar mais conteúdo ao seu site.
Dessa forma, poderá responder às perguntas que ajudarão a avançar para a próxima etapa do funil de vendas no marketing digital.
Saídas do Funil de Vendas no Marketing Digital
Por outro lado, também é preciso analisar um número excessivamente alto de pessoas saindo em um determinado estágio.
Pois esta é uma indicação de que sua empresa não está fazendo o suficiente para responder suas perguntas. Ou até que está forçando uma venda cedo demais.
Por isso adicione mais conteúdo e dê a eles as informações que precisam para avançar ou facilitar a conversão das pessoas.
Taxa de engajamento de peças de conteúdo
Se você utilizar call to action em vários artigos de blog ou outras peças de conteúdo, vale saber quais deles estão garantindo mais clientes convertidos. Assim é possível:
- Replicar seu sucesso atualizando esse conteúdo,
- Enviando tráfego pago para esse post no blog,
- Promovendo-o por e-mail,
- Ou até criar mais peças de conteúdo como essa.
O rastreamento das taxas de engajamento em cada CTA lhe dará essas informações. Converse com sua agência de marketing digital e peça para configurar seu Google Analytics.
Taxa de conversão do Funil de Vendas no Marketing Digital
Esta se refere ao número de oportunidades que se transformam em vendas eventuais. Se sua taxa de fechamento for menor do que o esperado, olhe para algumas das outras métricas para encontrar insights.
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