Cada vez mais empresas têm apostado no sales engagement eficaz como uma estratégia para vender mais e crescer em participação no mercado.
Especialmente porque as modernas tecnologias de vendas virtuais permitem que os líderes de vendas B2B criem estratégias escaláveis e fortes de sales engagement.
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Assim, estratégias de vendas bem pensadas e implementadas adequadamente ajudam sua equipes de vendas a:
- Melhorar a jornada do comprador
- Aumentar o volume e a qualidade de suas interações com os clientes
- Acelerar o ciclo de vendas
- Gerar mais receita
Como o ciclo de vendas B2B é longo e complexo, a estratégia correta de sales engagement é essencial para construir e manter o impulso de vendas.
Assim, ter uma estrutura baseada em dados permite que seu time de vendas saiba quando e como se envolver com seus leads ao longo da jornada do cliente. Algo fundamental para o sucesso da equipe.
Pois isso garante que os potenciais compradores obtenham as informações corretas no momento certo. E os representantes de vendas podem construir e manter o impulso de vendas durante toda a jornada.
Afinal, o sales engagement eficaz é, em poucas palavras, estabelecer conexão com um prospect e desenvolver um relacionamento enquanto eles se movimentam em seu pipeline de vendas.
Descubra mais sobre o sales engagement eficaz e aprenda dicas práticas sobre como aumentá-lo: continue lendo este artigo.
O que é sales engagement eficaz?
O sales engagement é o processo de engajamento e interação com potenciais clientes para:
- Chamar sua atenção
- Construir relacionamentos
- Criar oportunidades de venda
Atualmente, muitos desses compromissos ocorre virtualmente, por telefone, em chamadas de vídeo, por e-mail, correio direto ou mídias sociais.
Quais são os tipos de sales engagement eficaz?
Estas são as principais categorias que o sales engagement abrange:
Automações de fluxo de trabalho
Sequenciamento de chamadas e e-mails, modelos de divulgação e apresentação e scripts de vendas.
Todos são todos exemplos de atividades baseadas em processos que podem ser melhoradas através de uma estratégia de sales engagement eficaz.
Hoje já é possível contar com a automação do marketing digital para isso, o que facilita o envio de e-mails automatizados e cadência de vendas.
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No entanto, as equipes de vendas têm que ter certeza de que sua estratégia de sales engagement eficaz não é tão esmagadora e spammy. Ou sua empresa perderá potenciais clientes.
Recomendações de conteúdo
A automação de sales engagement permite que seu time de vendas tenha acesso a dicas e recomendações de vendas.
Assim podem aplicar modelos de apresentação de e-mail e vendas, e até mesmo respostas às perguntas dos clientes disponíveis instantaneamente sob demanda.
Analytics
A Analytics abrange todos os KPIs aplicáveis: taxas de abertura, cliques, engajamento de conteúdo de vendas e marketing, interações com representantes de vendas por mês etc.
Lembre-se: as equipes de vendas devem manter os KPIs em mente ao criar uma forte estratégia de sales engagement eficaz.
Otimizações
As plataformas de sales engagement fornecem ferramentas de otimização para analisar como o plano está sendo realizado.
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Além disso, fornecem automaticamente sugestões usando aprendizado de máquina e dados em tempo real.
Essas são geralmente ferramentas de sales engagement eficaz que acompanham e analisam chamadas telefônicas e chamadas de venda de vídeo.
Contatos
Contatos e gerenciamento de contas cobrem tudo sobre seus prospects e clientes. Trata-se de ABM, além de também qualificação e gerenciamento de prospects em uma tacada só.
Leia também: ABM eficaz: 5 dicas para transformar sua estratégia em sucesso
Por isso, uma estratégia forte de pré-qualificação desempenha um papel significativo na determinação da qualidade de seus contatos.
Chamadas
Não há como negar que a chamada fria pode ser uma maneira eficaz de alcançar novos clientes em potencial.
Além disso, todos concordam que a chamada pode ser mais eficiente. Se sua empresa quer ser mais produtiva em vendas, aumentar a velocidade de retorno é fundamental.
Sales engagement eficaz: como ampliar seu poder de fogo?
Se você está em busca de aumentar seus resultados em vendas, as práticas e dicas a seguir podem trazer resultados bastante expressivos:
Acompanhe o sales engagement eficaz de perto
No mercado altamente competitivo de hoje, manter o controle em vários pontos de contato e canais é mais importante do que nunca.
Pois ao fazer isso, os representantes de vendas podem obter uma compreensão clara do que está funcionando e o que não está.
Assim poderão adotar a estratégia correta. Afinal, identificar o problema é um dos primeiros passos para corrigi-lo!
Além disso, o acompanhamento do sales engagement pode ajudar sua equipe de vendas a identificar oportunidades para melhorar a experiência de compra ao longo da jornada do cliente.
Identifique métricas de sales engagement eficaz
As métricas dizem com que frequência seus clientes interagem com sua empresa.
Saiba mais: Métricas de sales engagement: conheça as melhores
Se você quer competir no mercado, o objetivo da sua empresa deve ser descobrir quais características seus clientes ideais mais gostam, o que o distingue de seus concorrentes e o que não torna seu produto tão atraente.
Você pode então incentivá-los a espalhar a palavra sobre o seu produto. Para fazer isso, você precisará acompanhar a atividade do usuário e ter um NPS alto – saiba mais.
Personalização é a base de uma sólida estratégia de sales engagement eficaz
Quando se trata de divulgação de vendas, a personalização é fundamental. De fato, 72% dos compradores de B2B esperam que os fornecedores personalizem o sales engagement e a jornada do comprador às suas necessidades.
Assim, seus times de vendas e marketing podem ser tentados a inundar as caixas de entrada dos leads potenciais com e-mails através das automações de e-mail.
No entanto, esta não é uma estratégia de sales engagement muito ineficaz. Assim, levará a uma jornada desagradável de compradores, e pode ser prejudicial para sua marca.
Leia também: Mapa da jornada do cliente: aplique já em sua empresa
Afinal, os compradores B2B hoje em dia esperam interações altamente personalizadas e insights de seus representantes de vendas.
Além disso, os prospects são mais propensos a se envolver com um e-mail que parece ter sido escrito especificamente para eles. Ao invés de uma mensagem genérica que poderia ter sido enviada a qualquer pessoa.
Para personalizar sua divulgação de vendas, comece fazendo sua pesquisa. Aprenda o máximo que puder sobre seus potenciais compradores, incluindo suas necessidades e pontos de dor.
Saiba mais: Pontos de dor do cliente: o guia definitivo
Em seguida, crie uma mensagem que atenda às suas necessidades específicas.
Se você tiver alguma experiência ou conexão compartilhada, certifique-se de incluí-las. Como uma mensagem pessoal ou algum dado mais pessoal: aniversário, nascimento na família, vitória do time do coração – entre outros.
Redes sociais como ferramenta de sales engagement eficaz
Vá para suas mídias sociais, como a página do LinkedIn, e se envolva com suas postagens ou comentários.
As vendas de B2B são sobre construir relacionamentos e o LinkedIn é um ótimo lugar para começar quando se fecha negócio virtualmente.
Por isso, dê uma chance ao engajamento das mídias sociais, ele vai ajudá-lo a fechar mais negócios!
Ao personalizar sua divulgação de vendas nas mídias sociais e adaptar sua estratégia de engajamento de prospects para os clientes, você se destacará pela concorrência e aumentará suas chances de se conectar com a perspectiva.
Comece já a apostar no sales engament eficaz!
Como você pode ver, esta estratégia pode trazer resultados altamente expressivos para os seus negócios.
Porém, as etapas podem ser um pouco complexas. Por isso, contar com o suporte da UP2Place Digital pode tornar esse processo mais fácil e efetivo. Além de liberar sua equipe para fazer o que faz de melhor: criar bons produtos e vender cada vez mais!