Todo ciclo de vendas pode se tornar mais eficiente quando sua empresa opta pelos tipos de funil de vendas certos.
Afinal, os funis guiam seu público através do processo de tomada de decisão e aprendizado que leva cada um deles a se tornar seu cliente. Por isso, saber qual funil escolher e aperfeiçoar é crucial para obter mais clientes.
Isso é essencial, considerando que a ineficácia no topo do funil pode ser responsável por até 37% das perdas de expectativas de conversão. Então, encontrar o tipo certo amplia suas oportunidades de sucesso.
Hoje, você vai aprender sobre os principais tipos de funil de vendas que podem ser usados em seu negócio. Aqui, para cada funil, discutiremos quando usá-lo, as etapas que ele deve ter e por que ele funciona.
Pois ter um funil de vendas genérico não é suficiente – você precisa de um que tenha sido pensado para funcionar a cada necessidade de sua organização.
Ao final deste artigo, você poderá escolher os funis de vendas que se encaixam no seu negócio e usá-los em seu planejamento.
Recapitulando: o que é um funil de vendas?
O funil engloba a jornada do visitante desde o seu primeiro pronto de contato até tornar-se um cliente fiel. Sendo assim, inclui cada passo entre não saber que o seu negócio existe e o promover através do boca a boca.
Encontrar o tipo de funil de vendas certo pode parecer um grande desafio. Já que, se bem pensado, ele ajudará sua empresa a construir confiança e conexões com seus clientes. De quebra, resultará em mais vendas.
Saiba mais: Funil de vendas em Y: conheça os benefícios para sua empresa
Então, o desafio está no fato de que os funis de vendas são tão variados quanto seus clientes.
Pois algumas pessoas compram instantaneamente, enquanto outras levam tempo para decidir. Alguns clientes precisam de muitos “toques”:
- Chamadas de vendas,
- E-mails,
- Webinars em vídeo,
- Artigos de blog e muito mais – tudo para que eles confiem e entendam o seu negócio.
Por isso, identificar os tipos de funil de vendas envolve entender o seu desafio. Então, quais são os desafios mais comuns as empresas enfrentam hoje?
- Obter leads organicamente – através de postagens de blog e mídias sociais, por exemplo.
- Captar leads por canais pagos – Google Ads ou anúncios de mídia social,
- Realizando webinar e eventos on-line,
- Obtendo avaliações e provas sociais, etc.
Para auxiliar nessa tarefa confira os principais tipos de funil de vendas. São modelos geradores de vendas projetados para gerar mais clientes pagantes para o seu negócio – veja a seguir.
Tipos de funil de vendas para impulsionar sua conversão
A seguir estão alguns tipos diferentes de funil que geraram resultados em diferentes nichos. No entanto, para poder usá-los de forma eficaz, você pode ter que:
- Redesenhar seus planos de produtos / serviços,
- Preparar novos conteúdos.
Mas, para facilitar, tentaremos apontar os principais conceitos de cada um desses funis. Assim será mais fácil relacioná-los facilmente ao seu negócio.
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Então, vamos mergulhar nos detalhes de diferentes tipos de funil de vendas.
Funil Tripwire
O Tripwire é uma estratégia onde, inicialmente, você oferece algo de alto valor a um custo muito baixo. Assim, uma vez que ele tenha encontrado valor em sua oferta inicial, você oferece a eles seu principal produto / serviço.
O conceito dessa estratégia é que a oferta inicial não é gratuita, mas tem mais valor do que o quanto é cobrado. Assim, mesmo que você não tenha lucro com isso, o gatilho atuará como um meio para ganhar a confiança de seus compradores em seu serviço.
Então, quando você fizer sua oferta principal, mais tarde, muitos terão a segurança para ir em frente. Por isso, ele é ideal para vender produtos caros, assinaturas mensais ou serviços de longo prazo.
Funil de Quiz
Este tipo se aplica quando você cria um quiz para descobrir mais sobre seus clientes em potencial. Então, com base em suas respostas, seu time de vendas faz ofertas relevantes.
Por isso, um Funil de Quiz funciona melhor para empresas ou indivíduos que fornecem vários tipos de serviços no mesmo nicho. Pois é um dos melhores tipos de funil de vendas para orientar seus clientes em potencial através das ofertas certas com base em suas respostas.
Funil de webinars
Os webinars são uma ótima maneira de mostrar diretamente sua experiência para o público certo e, possivelmente, fechar alguns negócios para levar seu serviço. Por isso, é um dos melhores tipos de funil de vendas para vender ofertas de ticket médio mais alto.
Seu funcionamento é simples: você convida clientes em potencial para participar de um webinar com seus especialistas – sempre sobre um tópico relevante relacionado à dor do lead.
Durante o webinar, você tem que se certificar de que você está transmitindo algo que será valioso para o público de verdade em seus negócios. A partir daí, você também pode lançar seu serviço.
Mas pode haver diferentes maneiras de usar webinars. Por exemplo:
- Webinar gratuito e oferecer seu serviço principal,
- Série de webinars pagos, que deve ser de baixo custo de inscrição. A partir daí, oferecer seu serviço principal no final da série,
- Começar com um webinar gratuito, seguido por uma série de webinars pagos, onde você vai lançar seu webinar pago durante o evento gratuito.
Seja qual for a abordagem que você adote, o principal objetivo aqui é impressionar seus clientes em potencial com sua experiência no primeiro webinar para que você possa convencê-los a aceitar sua oferta principal.
Funil de Associação
Esta é uma jornada básica de funil para vender associações. Quando você buscar um upgrade, levando os compradores de um plano mais baixo para um plano mais alto.
Este é um dos tipos típicos de funis para vender a associação paga de recursos, coleção ou conteúdo. É usado principalmente por:
- Criadores de cursos,
- Empresas de softwares e soluções tecnológicas comercializadas por plano ou assinaturas,
- Outros serviços que envolvam diferentes tipos de ofertas de planos e recursos.
Tipos de funil de vendas voltados para comércio eletrônico
O conceito aqui é configurar um funil com base em condições para definir um grupo de produtos. Se essas condições forem atendidas, um comprador entrará no funil ao tentar fazer o checkout na página do carrinho.
Então, você pode explorar o funil para oferecer descontos no total do carrinho. Ou fazer ofertas dinâmicas relevantes de upsell após o checkout.
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Por isso, qualquer site de comércio eletrônico pode se beneficiar do uso de funis condicionais semelhantes.
Funil de Lançamento do Produto
Um funil de lançamento de produto é uma jornada em que você cria um buzz, um entusiasmo entre os potenciais compradores antes de lançar um novo produto ou um novo recurso importante.
Assim, você pode criar uma série de vídeos de sneak peek para mostrar porque seu novo produto é a próxima grande novidade. Assim, você faz uma oferta especial para potenciais compradores.
Ou seja, o segredo é promover seu registro antecipado e o próximo lançamento por meio de anúncios, mídias sociais e lista de e-mail existente para coletar leads de qualidade.
Por fim, faça uma boa oferta no produto como uma campanha de pré-vendas para esses clientes em potencial. Dessa forma fica mais fácil obter vendas instantâneas logo no lançamento.
Esse é um dos melhores tipos de funil de vendas para gerar grandes vendas logo após o lançamento.
Funil para atrair novos seguidores nas redes sociais
Algumas empresas podem ser mais bem-sucedidas através das mídias sociais. E esse é um dos únicos tipos de funl de vendas pensados para aumentar sua presença digital.
Nesse funil, sua empresa doa algo valioso para o seu público-alvo. E, em troca, você pede que eles o sigam nas mídias sociais com a esperança de obter recursos mais valiosos.
Então, essa estratégia funciona melhor para indivíduos que precisam se promover por esse canal. Por exemplo, palestrantes motivacionais, músicos, fotógrafos, entre outros.
Dicas bônus para melhorar o desempenho dos tipos de funil de vendas
Aqui estão algumas dicas escolhidas a dedo por nossos especialistas para otimizar os mais variados tipos de funil de vendas:
Faça descontos exclusivos em produtos upsell
Os descontos desempenham um papel importante na conversão de compradores que recebem uma oferta em upsell.
Por isso, certifique-se de oferecer um desconto com um CTA altamente personalizado. Pois o prospect deve sentir que esta é uma oferta especial apenas para ele. Por exemplo, “Só para você, 50% de desconto hoje!”
Use a estratégia FOMO
Aqui é usado o medo de ficar de fora de uma promoção, do inglês fear of missing out (FOMO).
Para conduzir o lead nessa jornada, certifique-se sempre de executar ofertas por tempo limitado ou em números reduzidos. Além disso, destaque a falta de tempo ou a chance de perder essa oferta em seu CTA.
Aplique já os tipos de funil de vendas certos para seu negócio!
A jornada certa para o público certo pode facilmente impulsionar sua conversão. Mas você tem que pensar em quais tipos de funil de vendas você deseja usar para o seu negócio.
Os tipos explicados neste artigo são todos muito práticos. Então, defina qual deles se encaixam no seu modelo de negócios e comece a usá-los imediatamente.
Provavelmente você terá que fazer alguns ajustes em sua estratégia atual ou criar novos conteúdos. Se você precisar de ajuda nesta etapa, nós podemos ajudar. Você só precisa clicar a seguir e solicitar nossa avaliação gratuita de suas estratégias atuais.
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