Você conhece a diferença entre KPI e métrica? Pois é, estes termos, que são frequentemente usados de forma intercambiável, não querem dizer a mesma coisa. Você sabia disso?
Então, este artigo é essencial para você. Afinal, entender como medir o sucesso de suas ações é fundamental para ter um plano estratégico e bem-sucedido em mãos – saiba mais a seguir.
O que são indicadores-chave de desempenho – ou KPIs?
Um KPI, ou indicador-chave de desempenho, é um valor mensurável que monitora o progresso de uma empresa em direção às metas estabelecidas.
Dessa forma, os KPIs direcionam você e seu time ou agência de marketing digital para alcançar seus objetivos e tomar decisões mais aceretadas. Assim, um KPI efetivo é:
- Mensurável e claramente definido;
- Aplicável ao seu negócio;
- Monitorado continuamente;
- Apresenta um histórico de desempenho claro, que mostra seu progresso em direção às metas e objetivos de negócios.
Os KPIs se concentram em seu progresso rumo às metas de longo prazo. Além disso, também fornecem maneiras mensuráveis de determinar como seu negócio se sai em relação aos padrões do setor e aos concorrentes.
E o OKR?
Objetivo e resultados-chave (OKR) é uma estrutura ágil de definição de metas. Ela permite que as empresas dividam suas metas estratégicas em objetivos trimestrais acionáveis.
Para quantificar e acompanhar os principais resultados, essa estrutura usa KPIs. Assim, os KPIs se tornam resultados-chave quando têm:
- Valor de linha de base;
- Valor-alvo;
- Prazo;
- Proprietário / responsável pelo cumprimento da meta.
Então, o que são métricas?
Já a métrica refere-se a um valor quantificável que monitora o progresso e avalia o sucesso. Dessa forma, as métricas monitoram o desempenho e a melhoria de processos vitais específicos no negócio.
Hoje os executivos de negócios usam métricas para avaliar o status geral dos negócios. Porém, embora algumas métricas ofereçam dados valiosos, algumas são chamadas métricas de vaidade.
Elas até trazem dados, mas que não traduzem efetivamente o sucesso ou fracasso de suas ações.
Afinal: qual é a diferença entre KPI e métrica?
Tanto os KPIs quanto as métricas são valores quantificáveis, mas se referem a coisas diferentes dentro de uma empresa. Tanto que se sobrepõem às vezes, então algumas pessoas os usam de forma intercambiável.
Mas a grande diferença entre KPI e métrica é que o primeiro se alinha com as metas de negócios.
Já a segunda se concentra nas atividades e processos no negócio que não necessariamente se conectam a uma meta de negócios ou indicam a integridade dos negócios.
Para tornar isso mais claro, vamos explicar a diferença entre KPI e métrica em exemplos práticos – confira abaixo:
Diferença entre KPI e métrica nas metas de negócios
Pense em um webinar e o que pode ser medido:
- Número de cliques em um e-mail ou em um anúncio que promova o webinars;
- Total de inscrições;
- Taxa de conversão de página do webinars.
Dessa forma, essas métricas individuais mostram o registro geral e o sucesso dessa ação.
Por outro lado, o número de participantes do webinar que se tornam clientes é um ótimo KPI. Pois contribui para uma meta referente a novos leads ou novas receitas.
Embora as métricas listadas acima apoiem a melhoria desse KPI, elas não abordam o objetivo estratégico principal do webinars. Coisa que o KPI faz.
Diferença entre KPI e métrica nos prazos
Os KPIs ajudam a medir metas específicas de curto prazo que sua equipe pretende alcançar.
São pontos específicos, que indicam a saúde dos negócios dentro de um prazo definido – como o próximo mês ou trimestre.
Já as métricas são semelhantes aos marcadores de crescimento e não têm apego a objetivos essenciais específicos. Além disso, também não têm um cronograma específico.
Diferença entre KPI e métrica na receita
Os verdadeiros KPIs estão diretamente relacionados à forma como sua empresa gera renda, como:
- Leads de vendas;
- Receita;
- Índices de custo, como o retorno sobre o investimento (ROI).
Enquanto isso, as métricas representam os valores de diagnóstico que podem ajudar a melhorar seus KPIs. Ou ajudar a determinar se seus KPIs são bem-sucedidos em determinados cenários.
Diferença entre KPI e métrica em termos de importância
Neste caso, pense nos personagens de um livro de ficção. Cada um tem um propósito e faz parte da história – mas eles servem a fins diferentes.
Além disso, existem ainda aqueles coadjuvantes, que aparecem em alguns capítulos e são importantes para a trama.
Enquanto isso, os personagens principais definem a história. Ou seja, se eles não estivessem nela, não haveria um livro.
Na história do seu negócio, seus KPIs são os personagens principais. Os outros, que os apoiam e ajudam a narrativa a fazer sentido, são as métricas.
Como o acompanhamento de KPIs e métricas pode ajudar sua empresa?
Agora você já conhece a diferença entre KPI e métrica. Mas sabe também que tomar decisões de negócios no meio digital com base em suposições não é diferente do que andar em um labirinto com os olhos vendados.
Assim você não tem controle de para onde está indo, mas sabe que está indo para algum lugar. O mesmo acontece ao acompanhar KPIs e métricas.
Na maioria das vezes, o acompanhamento de KPIs e métricas pode ajudá-lo a manter o controle de seus negócios. Dessa forma, você pode tomar melhores decisões baseadas em dados e mais:
Monitorar a saúde da empresa
Embora você possa pensar nisso como um processo demorado, bastam alguns KPIs para monitorar a saúde da sua empresa, como:
- Financeiros: meça e compare métricas financeiras anteriores e atuais para impulsionar o crescimento da receita
- Colaboradores: monitore a produtividade e a felicidade dos colaboradores para avaliar o ambiente de trabalho da empresa
- Customer Success: analise como seus serviços estão se saindo para seu cliente e descubra maneiras de melhorar
Esses KPIs se enquadram em métricas como taxa de retenção de clientes, margem de lucro líquido e mais da mesma natureza.
Além disso, podem facilmente avaliar a saúde do seu negócio durante um determinado período.
Medir o progresso
Os principais indicadores de desempenho podem ajudá-lo a verificar o progresso da sua empresa em direção a metas ou objetivos pré-determinados.
Tudo o que você precisa fazer é definir os KPIs certos e acompanhar métricas críticas, como receita e margem bruta. Depois basta comparar os desempenhos passados e presentes para medir o progresso.
Leia também: 6 KPIs de Marketing que todo CEO / CMO deve acompanhar já
Pois as métricas fornecem insights aprofundados sobre o quão bem determinadas campanhas, estratégias e atividades são executadas em sua empresa.
Dessa forma, ajudam seus gerentes a identificar áreas em que precisam de mudanças para obter melhores resultados.
Fazer ajustes
Em certos momentos, uma decisão errada pode atrapalhar o seu negócio.
No entanto, saber a diferença entre KPI e métrica e fazer o devido acompanhamento permite que você esteja no controle do que está funcionando. E, principalmente, do que não está.
Por isso, acompanhar ambos vai ajudar a identificar pontos problemáticos. Além de determinar o curso de ação futuro para o melhor crescimento de seus negócios.
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