Cada vez mais as empresas têm colocado o cliente no centro de tudo – e monitorar as métricas de UX tornam isso mais fácil. Pois é assim que você vai saber exatamente onde está falhando e o que precisa melhorar para oferecer uma experiência de usuário incomparável.
Quando você consegue quantificar o UX em diferentes pontos ao longo da jornada do cliente passa a contar com três vantagens:
- Visão panorâmica da experiência transacional e geral do cliente
- Oportunidade de poder comparar a satisfação do cliente em vários pontos de contato semelhantes
- Identificar mais facilmente os pontos de atrito e os problemas do cliente
Mas como fazer isso? É o que você vai descobrir com a leitura deste artigo. Juntos vamos explorar o que acontece na medição da experiência do usuário e como você pode acertá-la.
O que são métricas de UX?
As métricas de UX, ou métricas de experiência do usuário, são pontos de dados que descrevem a jornada do usuário em um site, como:
- Velocidade com que as imagens e o texto são carregados na página
- Capacidade de resposta geral e fluidez do site
- Intensidade do uso de dados e seu impacto no desempenho do sistema
- Número de solicitações externas feitas a serviços de terceiros
Quando um site tem um desempenho ruim nessas áreas, os efeitos negativos impactam a jornada do usuário.
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Dessa forma, se o usuário não trafega com fluidez, qual a probabilidade de reagir favoravelmente à ação que você quer que ele faça?
Além disso, vale ressaltar: métricas de UX, como a velocidade do site, existem há muito tempo. Mas só são usadas por desenvolvedores da Web e especialistas em TI nos próprios sites. Ainda não são amplamente aplicadas no mercado em geral. Por isso, este conhecimento representa uma oportunidade real.
É mesmo importante acompanhar as métricas de UX?
Sua empresa possui uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Faz campanhas de anúncios nas redes sociais e mecanismos de busca. Envia e-mails marketing frequentemente, nutrindo sua base (se não faz nada disso ainda, é hora de parar a leitura e clicar aqui).
Porém, se você não sabe o desempenho da experiência do usuário, qual é o sentido de trabalhar tanto? Pois é preciso medir e analisar a experiência do usuário para entender o que está funcionando. E o que não está.
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Além disso, essa também é a oportunidade de ajustar sua abordagem de marketing digital de acordo para obter melhores resultados. Saiba a seguir como colocar em prática.
5 métricas de UX essenciais
Listamos a seguir as cinco principais métricas para ajudar seu negócio a otimizar processos e garantir a melhor experiência para seus usuários e clientes potenciais. Você pode aplicar todas ou apenas aquelas que fizerem mais sentido entre suas metas.
Pois este é o melhor caminho para obter uma compreensão clara de seus usuários. Bem como garantir as melhores modificações nos produtos e serviços que sua empresa oferece.
1) Métricas relacionadas à experiência em seu site / app
O rastreamento de métricas de UX envolve o rastreamento de dados como:
- Quantos usuários instalaram e abriram seu aplicativo
- Sessões por dia
- Duração da sessão (minutos)
- Taxa de retenção de clientes
2) Engajamento do usuário
Aqui você poderá analisar o quão engajadas as pessoas estão com os produtos e serviços que você está fornecendo. Dessa forma, esses dados fornecem informações sobre se seus clientes estão ou não obtendo o que desejam de sua experiência com sua marca. Isso inclui pontos como:
- Cliques
- Toques
- Visualizações de tela, página e vídeo
- Tempo gasto no site
- Comentários deixados em postagens de blog
- Compartilhamentos por meio de canais de mídia social, entre outros
3) Usabilidade do seu site
Outro grupo importante de métricas de UX são as métricas de usabilidade. Já que elas analisam a facilidade com que os usuários acessam os recursos e funções de um aplicativo ou site.
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4) Métricas relativas à adoção do usuário
Para determinar se você tem ou não um produto de sucesso, você precisa saber se as pessoas o estão usando e adotando com sucesso.
Então é preciso acompanhar estes dados com máxima atenção. Por exemplo: 100 em cada 50 mil pessoas instalam seu aplicativo móvel – mas apenas 10 o abrem diariamente. Então isso mostra que há um problema com sua usabilidade e/ou facilidade de uso.
5) Métricas que contam a história sobre a retenção de usuários
Essa métrica mede quantos usuários estão retornando ao seu produto ou serviço após o envolvimento inicial com ele.
Se você tem muitos usuários voltando depois do tempo, isso provavelmente é uma boa indicação de que sua empresa está fazendo as coisas certas.
Porém, se sua taxa de retorno não for tão boa, é preciso examinar porque isso está acontecendo e encontrar maneiras de corrigi-lo (se possível). Em muitos casos, a resposta envolve:
- Adicionar mais recursos
- Melhorar o design da interface do usuário/UX
- Simplificar as instruções para usuários iniciantes, entre outros
Como colocar as métricas de UX em ação
Se você quer fazer isso já, o ponto de partida mais fácil é simplesmente usar o teste de visão. Escolha uma página do seu site e analise:
- Até onde a página rola?
- O conteúdo está demorando muito para carregar?
- Os anúncios são atualizados com frequência?
- A rolagem é lenta e instável?
- Você ouviu se o ventilador do seu computador ligou?
- Quantos espaços de anúncio estão em branco ou muito lentos para carregar?
Mas já adiantamos: se você observar um ou mais destes casos, isso já mostra que seu site pode ter algumas métricas de UX ruins.
Além disso, você também pode usar o Google Chrome DevTools para verificar a capacidade de resposta das páginas da Web em várias condições e velocidades de rede. É particularmente útil para identificar como diferentes elementos da página da web são carregados. Mas também pode ser um pouco complicado de lidar.
Então o ideal é deixar isso nas mãos do time de especialistas da UP2Place! Pois podemos ajudá-lo a criar uma Estratégia Turbo personalizada, pensada para oferecer a experiência do usuário certa para o seu público.
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