Atualmente 94% dos usuários de smartphones procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas. Estes números do Google provam que sua empresa precisa ter um site responsivo – seja qual for o segmento de atuação.
Até pouco tempo, poucos acreditariam que os celulares seriam nossos companheiros inseparáveis em qualquer lugar.
Mas hoje as pessoas podem pagar contas, trabalhar, estudar – e até comprar o que sua empresa oferece diretamente das redes sociais.
E tudo isso graças aos apps e aos sites responsivos.
O site responsivo é criado de modo a oferecer a melhor experiência ao usuário que está usando seu smartphone ou tablet.
Ele permite acesso completo às funcionalidades e garante que seu consumidor acesse seus conteúdos, compre ou baixe um e-book.
Mas afinal, o que é um site responsivo na prática?
Por que sua empresa precisa ter um para estar bem posicionada em termos de marketing digital?
Veja a seguir.
O que é um site responsivo?
Você hoje pode utilizar diversos gadgets durante o dia: tablet, smartphone, desktop, smart watch, entre outros.
E tudo isso está conectado, de forma a garantir uma continuidade de suas ações no ambiente digital.
O uso das fontes, os anúncios, botões e imagens se adequam ao tamanho da tela, garantindo a melhor experiência possível para você. Isso é o que chamamos de site responsivo.
Um site que funciona bem em qualquer dispositivo, independente do tipo e tamanho da tela.
Existem hoje vários tipos de dispositivos que acessam a internet. Dos PCs e notebooks comuns até televisores de 60 polegadas ou mais, relógios inteligentes e muito mais.
E se você quer que sua empresa se mantenha competitiva no mercado, seu site precisa estar totalmente adaptado a esta realidade.
Por que ter um site responsivo é importante?
Os brasileiros hoje passam mais tempo na internet que em outras mídias – seja em laptops, tablets ou TVs conectadas. Tudo isso em um único dia.
Só em 2014 mais de 50 milhões de smartphones foram vendidos no Brasil.
São mais de 154 milhões de aparelhos no País, contra o número de computadores, que é de 152 milhões.
Ou seja: sua empresa precisa de um site responsivo para ontem.
Com o aumento e superação dos smartphones no mercado, vemos que mais pessoas estão tendo acesso à internet.
E elas querem ver o mesmo conteúdo de qualidade disponível no desktop também na tela do seu celular.
Ou seja, ter um site responsivo faz com que sua empresa seja encontrada por seus leads. E com isso eles poderão interagir com seu conteúdo de forma atrativa e estratégica.
Estatísticas que comprovam o quanto o site responsivo é essencial para a sobrevivência de seus negócios
- 40% das pessoas escolhem outro resultado caso o primeiro que acessarem não seja amigável para dispositivos móveis – iAcquire
- 4 em 5 usuários de smartphones acessam conteúdo de varejo em seus dispositivos mensalmente – comScore
- Cerca de 2,6 bilhões de pessoas usam smartphones em todo o mundo – e até 2018 mais da metade dos usuários de telefonia móvel terão os seus smartphones também – eMarketer
- Globalmente, os consumidores usam uma média de cinco dispositivos diferentes por pessoa – isso significa que seu site precisa funcionar em telas de tamanhos diferentes. Detalhe: em média, os usuários usam 2,23 dispositivos simultaneamente – Adobe
Sites responsivos são privilegiados nas buscas do Google
Outro ponto que deve ser salientado é que o Google, desde 21/04/2015, esconde os sites que não forem responsivos. Além do detalhe da adequação, o Google considera também se o design funciona realmente em todos dispositivos e se as páginas carregam mesmo na internet móvel.
Vamos ser repetitivos aqui: sua empresa precisa de um site responsivo para ontem.
Além disso, um site responsivo precisa estar otimizado para o uso em mobile. E um dos pontos mais importantes é que ele precisa carregar rapidamente.
A Amazon, por exemplo, vê suas vendas caírem 1% a cada segundo que uma página demora pra carregar no smartphone.
Em 2014, mais de 15% das vendas realizadas pelo Mercado Livre vieram do mobile. E o valor médio das compras via celular foi até 13% maior do que as realizadas pelo desktop.
Com esses números, fica nítida a importância de um site responsivo para seu negócio.