Tendências de marketing digital para 2019 – parte 1

Tendências de marketing digital para 2019

Conheça as principais tendências de marketing digital para 2019 – parte 1

A transformação digital está mais presente do que nunca – e está se movendo rapidamente. Mas com as novas tecnologias surgindo a cada dia e as técnicas de publicidade na internet mudando em tempo real, você precisa estar conectado às tendências de marketing digital para 2019 se quiser fazer um planejamento eficaz para a sua empresa.

Manter-se bem posicionada frente à movimentação do mercado exige que sua empresa esteja atenta ao que está por vir e, depois, seguir os passos certos para leva-la aonde ela quer chegar – e permanecer: à frente do jogo.

A seguir estão três importantes pontos que certamente impactarão as tendências de marketing digital para 2019.

1) O mundo está se voltando cada vez mais para as realidades virtual e aumentada

Lembra-se da histeria em torno do app Pokémon Go há alguns anos atrás?

Pessoas de todas as idades entravam em carros e batiam umas nas outras na rua enquanto mergulhavam nessa nova e excitante realidade.

O jogo pode ser como as massas interpretam e entendem as realidades aumentadas e virtuais (RA e RV), mas também há uma grande oportunidade para as marcas usarem essas tecnologias para melhorar a experiência do cliente.

A IKEA, importante rede de venda de móveis e objetos de decoração, desenvolveu o IKEA VR Experience, um aplicativo de compras projetado para permitir que os clientes experimentem diferentes soluções da IKEA antes de comprá-las.

Os usuários podem experimentar a aparência de uma cozinha personalizada, por exemplo, com apenas um clique, movendo-se facilmente pelo espaço enquanto testam diferentes soluções de acabamento ou gabinete.

Um bom exemplo aqui no Brasil é o aplicativo Coral Visualizer, da marca de tintas. Através dele os usuários podem subir fotos de seus ambientes e testar as cores na parede, além de receber mais informações sobre o produto.

Como uma das grandes tendências de marketing digital para 2019, é provável que cada vez mais marcas criem aplicações como essas para explorar o RV e o RA de maneira a agregar mais valor às experiências do consumidor.

2) Pesquisas por voz vão se consolidar como ferramenta do marketing de busca

Acredita-se que, até 2020, metade de todas as pesquisas em mecanismos de busca serão baseadas em voz.

Embora isso cresça com ainda mais força nos mercados que já contam com os dispositivos de assistentes virtuais, como a Alexa, da Amazon, espera-se que a tecnologia de reconhecimento de voz cresça cada vez mais aqui em nosso mercado e se consolide de fato como uma das tendências de marketing digital para 2019. E os consumidores estão recebendo a conveniência da busca inteligente por voz de braços abertos.

Para ficar na frente dessa tendência, pense nas diferenças entre a pesquisa por texto e por voz.

Mais especificamente, considere o que seus clientes podem falar, em vez de digitar ao fazer uma consulta. Inclusive, este raciocínio pode ser aplicado também para suas estratégias de SEO – já que as palavras-chaves de cauda longa também estão entre as principais tendências de marketing digital para 2019.

Também faz sentido começar a escrever em um tom mais conversacional para desenvolver um conteúdo que se alinhe melhor com a pesquisa por voz.

Por fim, se você ainda não fez isso, otimize seu site para dispositivos móveis para ontem.

Por enquanto, a maioria do uso da pesquisa por voz é baseada na utilidade – as pessoas usam mais quando estão com as mãos cheias ou quando estão dirigindo.

Mas, à medida que as taxas de precisão aumentarem ao longo do próximo ano, e os consumidores se acostumarem a ter suas necessidades atendidas, as marcas que saírem na frente poderão obter resultados incríveis com este recurso.

3) As soluções da AI estão em todo lugar – das pequenas empresas às grandes empresas

Se 2018 for o ano em que as marcas começaram a experimentar aplicações de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML), 2019 promete ser o ano de sua consolidação.

Do chatbots à automação de processos robóticos, o valor da eficiência aprimorada, do aumento da produtividade e uma maior satisfação do cliente serão cada vez mais levados em consideração.

Em 2019, as empresas devem aplicar a IA como uma forma de entender o conteúdo que um cliente potencial está consumindo, seja aquele gerado pelo marketing, pelo suporte ou documentos técnicos ou o que é produzido pelo usuário. Isso vai garantir uma experiência mais personalizada e mais satisfatória para seu cliente.

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