Muitas empresas estão apostando no marketing B2B no Pinterest. Afinal, as constantes mudanças de algoritmos e de distribuição de conteúdo estão dificultando o uso das redes tardicionais.
Por isso, a rede tem apresentado consistentemente uma série de oportunidades interessantes para empresas B2B. Pois os conteúdos na rede ajudam a direcionar o tráfego para seus sites e a converter esses visitantes em leads.
Além disso, os usuários dessa plataforma tendem a ser bem instruídos, com renda acima da média, e 93% deles utilizam o Pinterest para planejar compras. Enquanto outros 87% dos usuários indicaram que o Pinterest os ajuda tomar suas decisões de compra.
Dessa forma, o cenário parece promissor. Porém, é importante analisar todas as possibilidades. Por isso preparamos esse pequeno guia, que pode ajudar a determinar se vale ou não a pena investir em marketing B2B no Pinterest.
O que é Pinterest?
O Pinterest é uma rede de mídia social que permite aos usuários compartilhar imagens associadas a projetos, mercadorias e serviços. Além disso, permite a descoberta de novos interesses, navegando pelas imagens que outros publicaram.
Então pense no Pinterest como um mural ou quadro de avisos baseado na Web. Porém, com maior funcionalidade organizacional. Você também pode pensar nisso como uma ferramenta de bookmarking.
Sendo assim, os usuários geralmente fixam ou salvam imagens encontradas na web (ou no próprio Pinterest) em diferentes quadros (usados para categorizar suas coleções de imagens). Muitas das imagens salvas no Pinterest são clicáveis e se abrem em uma nova guia para a página da web original, onde foram encontradas.
Além disso, o Pinterest também se apresenta como uma rede de interação. Então os usuários interagem uns com os outros por meio do likes, do comentário, do salvamento recíproco e da troca de mensagens privadas entre si. Tudo isso traz inúmeras oportunidades para atrair bons resultados de uma estratégia de marketing B2B no Pinterest.
Quais objetivos podem ser alcançados fazendo marketing B2B no Pinterest?
O Pinterest é a plataforma ideal para direcionar tráfego para seu site. Além disso, ela ajuda a fortalecer sua identidade de marca, posicionando-se como um líder de ideias em seu setor. Estas são as duas metas de foco que se alinham melhor com o Pinterest.
A plataforma também é ideal para inspirar e encantar os clientes existentes com o tipo de conteúdo que eles adoram. Então podemos dizer que este é mais um objetivo secundário. Já que o objetivo principal é o de gerar o tráfego do topo do funil para o site.
O site da sua empresa é totalmente otimizado para conversões?
Digamos que sua empresa siga todas as práticas recomendadas do Pinterest. Sendo assim, está apta para redimensionar uma conta que gera milhares de visitas por mês para seu website.
Então sem conseguir converter esse aumento no tráfego em leads, o esforço colocado em ações de marketing B2B no Pinterest pode ser totalmente inútil.
Claro, sua empresa estará criando reconhecimento da marca. Mas se o seu site não estiver configurado para o sucesso, é melhor alocar recursos para aumentar a taxa de conversão do seu site. Já que colocar recursos no Pinterest sem um site otimizado pode ser desperdício de verba.
Assim que o site for otimizado, sua estratégia de marketing digital integrado vai começar a trabalhar para aumentar a taxa de conversão de visita e contato. Mas lembre-se: o tráfego do Pinterest normalmente é convertido a uma taxa muito mais baixa do que o tráfego orgânico ou de referência.
Como sua indústria se vincula às categorias populares do Pinterest?
As dez principais categorias, com base em uma pesquisa recente das categorias favoritas dos usuários do Pinterest, incluem:
- Arte, materiais de arte e hobbies;
- Flores, comida, bebidas e presentes;
- Casa, jardim, piscina / spa;
- Saúde e beleza;
- Vestuário e moda;
- Entretenimento;
- Joias, Bolsas e Acessórios;
- Artigos esportivos;
- Calçados;
- Itens para bebê.
Então seus produtos e serviços não se enquadram em uma dessas categorias? Pois saiba que isso não significa que sua empresa deva deixar de contemplar o marketing B2B no Pinterest de seu planejamento.
Pois converse com sua equipe e/ou agência de marketing digital. Afinal, eles certamente encontrão maneiras criativas de pensar em como sua indústria pode se ligar a algumas das categorias mais populares. Assim quem sabe você não se torna pioneiro no uso da rede em seu setor? Isso pode ser decisivo para garantir seu papel de autoridade em sua indústria!
Por exemplo: empresas de SaaS podem utilizar a rede. Como? Que tal uma série de infográficos explicando a usabilidade de seus produtos e as formas como ele pode ser aplicado?
Isso pode ser muito útil para mostrar seus produtos e serviços como solução para seus clientes. Além disso, esse material pode aparecer nas buscas de seus leads potenciais. Dessa forma, eles chegarão à sua empresa de forma mais fácil.
Usuários do Pinterest X Perfil de Cliente Ideal
Separamos aqui algumas estatísticas de usuários importantes. São essenciais para se ter em mente ao determinar se viável investir em marketing B2B no Pinterest. Afinal, essa decisão deve sempre ter como base seu perfil de público ideal.
Um estudo descobriu que cerca de 41% das mulheres usam o Pinterest. Enquanto apenas 16% dos homens afirmam usar a plataforma. Já o Pinterest indica que:
- Metade das novas inscrições são homens e os homens representam 30% de sua base de usuários;
- 50% dos Millennials usam a plataforma todos os meses;
- 40% dos usuários têm uma renda familiar acima de R$ 25 mil/mês;
- 60% das famílias de usuários têm filhos com menos de cinco anos de idade.
Por isso, muitas empresas não exploram a rede como deveriam. Afinal, como seu mercado-alvo é o de homens, elas acham que não devem se preocupar com o Pinterest. Porém, na verdade, os homens estão usando o Pinterest a um ritmo crescente.
Então isso dá à sua empresa uma chance melhor de se destacar junto a este público. Detalhes assim são o diferencial de sucesso para sua estratégia.
Marketing B2B no Pinterest voltado para a marca
Muitas vezes, as empresas B2B fogem do Pinterest. Pois entendem que seus produtos não são visualmente atraentes. Ou talvez não pensem em todas as maneiras diferentes de criar conteúdo visual relevante.
Mas sempre há formas de explorar o Pinterest para os negócios. Então pense no que seu produto ou serviço faz para outras pessoas. Ou que outros interesses e valores seus compradores têm e como eles podem se traduzir visualmente.
Por isso listamos aqui algumas ideias para criar conteúdo visual exclusivo para sua conta do Pinterest. Mesmo se sua empresa estiver em unicho que pareça não combinar com a plataforma:
- Transforme um whitepaper ou e-book em um infográfico;
- Crie imagens de cotação de produtos que ressoem com suas buyer personas;
- Coloque as estatísticas relacionadas à sua indústria e às buyer personas em recursos visuais;
- Destaque os influenciadores da indústria e / ou notícias;
- Concentre seus boards nos interesses e estilos de vida de suas personas.
Por exemplo: se sua empresa comercializa um aplicativo de rastreamento de produtividade e tempo, pode criar um board chamado “preparação de refeição de 10 minutos”.
Já se os seus clientes em potencial estiverem interessados em produtividade em sua vida profissional, provavelmente também estão interessados dicas que se apliquem em sua vida pessoal.
Recursos para executar uma estratégia consistente de marketing B2B no Pinterest
Existem uma série de recursos que podem ser utilizados por empresas do B2B dentro do Pinterest. Confira agora algumas oportunidades:
1) Conteúdo visual
Lembre-se, o Pinterest tem tudo a ver com recursos visuais,. Então use seus infográficos e adapte seu conteúdo existente.
Assim é possível direcionar o tráfego para seus boards e obter bons resultados do marketing B2B no Pinterest.
2) Gerar leads
Use conteúdo existente e produza novos. Assim sua empresa vai permitir que seu público-alvo acesse seu website, gerando mais tráfego.
Então sempre que esse público-alvo atingir sua landing page, sua empresa poderá usar facilmente pins para conteúdo segmentado para gerar leads.
Além disso, você pode ainda utilizar calls to action que direcionem o tráfego para o seu blog. Afinal, isso aumenta a probabilidade de conversão de lá. Dê ao seu público um próximo passo para se envolver ainda mais com sua empresa.
3) Construa uma base leal
- Evite usar suas outras páginas de mídia social para direcionar tráfego para sua página do Pinterest;
- Conecte-se com seu público através de repins e estabeleça contato através de interações individuai;
- Adicione um link “Pin principal” ou “Pin do mês” à sua newsletter;
- Partilhe pins e boards com os seus parceiros de negócios, para que possa direcionar tráfego para o seu Website e para o website da empresa, duplicando também o envolvimento do público.
4) Use uma abordagem humana
Ninguém gosta de se envolver com conteúdo irrelevante. Vale tanto para o público B2B quanto para o B2C. Portanto, foque em conteúdos pertinentes aos interesses de seu público.
Aposte no marketing B2B no Pinterest para mostrar que sua empresa é mais uma máquina corporativa. Mostre seus projetos sociais e ambientais, a participação de seus funcionários em seus próprios projetos, áreas comuns, entre outros.
Você também pode ter um board inteiro dedicado aos seus clientes. Lembre-se que mídia social é tudo sobre pessoas. Então – e o mesmo se aplica no marketing B2B no Pinterest.
5) Acompanhe o seu progresso
O Pinterest permite que sua empresa analise seu engajamento através do Pinterest Analytics, use-o para entender o que funciona e o que não funciona para o seu conteúdo.
Pinterest para empresas: dicas e truques para organizações B2B
Uma conta do Pinterest para empresas oferece várias vantagens excelentes: a empresa pode exibir o conteúdo atual de uma maneira nova, revelar a personalidade de sua marca, otimizar o SEO e interagir com clientes atuais e potenciais.
É uma rede social altamente visual, que muitas vezes é a razão pela qual as empresas B2B hesitam em usá-lo.
Mas isso pode se transformar em oportunidade para as organizações que souberem utilizar o apelo visual da mídia e usá-lo de formas diferentes. Listamos a seguir algumas oportunidades para sua estratégia de marketing b2B no Pinterest:
1) Divulgar posts do blog
O mais provável é que sua empresa já tenha conteúdo no seu site – até porque já falamos muitas vezes aqui sobre a importância de ter um blog corporativo.
Com certeza todos esses posts têm imagens associadas a eles – se não têm, deveriam. Por estas razões, os posts do blog são fáceis de serem replicados em uma estratégia de marketing B2B no Pinterest.
Crie um quadro específico para divulgar os artigos do seu blog: certifique-se de que a imagem esteja nítida, atraente e com boa aparência como um pin convencional.
Se não for, volte para o blog e mude a imagem para algo que é. O texto do marcador deve incluir qualquer palavra-chave usada na criação da postagem do blog e incluir um link para a postagem em si.
Essa é mais uma vitrine de sua presença digital – e ela pode ser crucial para referenciar sua empresa como especialista no mercado.
2) Trabalhar com infográficos é boa estratégia de marketing B2B no Pinterest
Nenhuma outra rede tem uma interface tão amigável para um bom Infográfico como o Pinterest.
As marcas não apenas criam infográficos legais para compartilhar no Pinterest, como também têm boards inteiros dedicadas a ele.
E é bastante fácil criá-los também. Se você não tiver uma pilha de estatísticas novas para trabalhar, poderá usar qualquer vídeo existente ou até mesmo pegar um whitepaper ou artigo do blog e transformá-los em um infográfico.
3) Divulgar seus produtos
Crie um board de portfólio. Se sua empresa pertence a uma indústria criativa, como design de interiores, arquitetura ou mobiliário urbano, isso é fácil – e pode ser bastante efetivo.
Mesmo que sua empresa ofereça produtos ou serviços que não sejam tão visuais, existem maneiras de mostrar seus sucessos.
É possível criar pins para estudos de caso, com o visual sendo uma estatística de cair o queixo ou uma imagem representando o que aconteceu – um aperto de mão simbolizando uma venda, por exemplo.
Mais uma vez, inclua um link para a versão completa deste estudo de caso descrito – de preferência o de uma landing page, para que você possa já capturar dados desses leads.
4) Mostrar a cultura da empresa é uma boa aposta de marketing B2B no Pinterest
O Pinterest é uma mídia bastante lúdica e divertida – o que pode ajudar muito a humanizar a sua marca.
Seus leads certamente querem saber com que tipo de pessoas estão lidando e essa é uma boa maneira de promover sua empresa como aquela possui mais que boas soluções para as dores do cliente.
Há muitas maneiras diferentes fazer isso:
- Criar um board de “dia na vida”, expondo como é trabalhar em sua empresa;
- Ter um pin para cada executivo e membro da equipe que lida com leads e clientes, com uma pequena biografia ou um fato divertido sobre sua carreira;
- Colocar fotos de funcionários trabalhando como voluntários em um banco de alimentos local ou participando de uma prova esportiva.
5) Compartilhar eventos futuros ou passados
Um board dedicado a eventos é uma forma de promover quaisquer atividades que sua empresa esteja participando ou promovendo no setor.
Também oferece a oportunidade de compartilhar fotos de como seus eventos passados foram divertidos e educativos, o que pode tornar os leads mais propensos a se inscreverem para as futuras edições.
6) Interagir com os clientes e leads
Há muitas maneiras de interagir com clientes atuais e potenciais. Sua empresa pode incentivar os clientes a enviarem fotos de si mesmos usando seu produto ou serviço e, em seguida, criar pins sobre isso. É possível também adicionar essas provas sociais em um board, cheio de depoimentos de clientes. Outra opção de aplicar o marketing B2B no Pinterest seria destacar um cliente a cada mês.
Para os futuros clientes, uma forma mais básica de interagir com eles é seguir as suas páginas no Pinterest e repinar ou dar like em seu conteúdo.
Compartilhar é se importar: isso pode inspirá-los a segui-lo de volta no momento e depois ver seu conteúdo mais tarde.
7) Inspirar e entreter com aspas
Mais que uma maneira de colocar sua branding voice para brilhar, as citações são formas fáceis de se conectar com um público que, de outra forma, sua marca não alcançaria.
Se alguém realmente ama as citações que sua empresa divulga em sua estratégia de marketing B2B no Pinterest, elas podem acabar checando sua empresa como um todo.
É uma boa maneira de mostrar a todos que tipo de empresa é e o que ela representa – mesmo que sejam citações engraçadas.
8) Oferecer dicas e truques
Um board que seus clientes e prospects definitivamente achariam útil é um que seja repleto de dicas e truques da indústria.
Estas podem ser ofertas rápidas, ou pins com trechos de seus ebooks e whitepapers. Para realmente aumentar o interesse, as imagens podem ser de informações que geralmente estão por trás de um paywall. Dá às pessoas a sensação de que estão dando uma espiada!
9) Integrar com outras mídias sociais
Use suas outras contas de mídia social para promover seus pins. Isso pode parecer exagero, mas quantos de seus seguidores no Twitter, por exemplo, seguem sua empresa no Pinterest? Provavelmente nem todos eles.
Isso garante que sua marca vai colocar seus pins na frente do maior número de olhos possível e ajude a construir a sua fanbase no Pinterest.
10) Apostar em conteúdo da marca
Embora tudo o que você coloca no Pinterest seja tecnicamente “branding”, estamos falando sobre o conteúdo que está focado no seu produto e na sua empresa.
Estas podem ser fotos do seu espaço de trabalho, seus produtos, saídas de equipe etc. Embora não seja uma escolha óbvia para o Pinterest, certifique-se de que os pins sejam bem compostos e atraiam o interesse de seus seguidores.
11) Boards colaborativos
Com um pouco de imaginação, é possível usar boards do Pinterest para debater com os outros usuários – incluindo seus seguidores.
Use um board de Grupo em sua empresa pode juntar itens para um tema, evento etc., para criar mais engajamento para sua diretoria e outras equipes de trabalho.
Você também pode usar esse formato para criar concursos e campanhas controladas pelo usuário, mantendo um board dedicado para isso e dando a seus seguidores acesso a ele.
12) Adaptar trechos de conteúdos já criados para peças de forte apelo visual
Pense em citações do Tumblr, mas direcionadas para empresas. Você sabia que o conteúdo educacional que criado para redes sociais ou artigos pode ser reduzido ao conteúdo visual?
Estas peças podem ser criadas usando citações, dados de pesquisa, cases de mercado ou qualquer conteúdo que possa ser representado visualmente.
Isso não apenas ajuda a redirecionar o conteúdo em todas as plataformas, mas também ajuda a obter engajamento com o público com períodos curtos de navegação.
Isso pode ser benéfico, especialmente quando sua empresa trabalha com conteúdo longo – como os artigos âncora. Tudo o que seu time ou agência de marketing digital precisam fazer é identificar os pontos principais e criar dados visuais para isso.
13) Histórias de clientes
As histórias de sucesso de seus clientes são uma das melhores maneiras de reforçar a posição da sua empresa em seu setor.
Eles não apenas ajudam a criar confiança no que sua empresa oferece, mas também demonstram maneiras pelas quais seu produto / serviço pode ser utilizado.
Da mesma forma, os depoimentos também podem ser fixados em seus boards para mostrar ao público como a marca está indo.
14) Conteúdo de interesse geral como marketing B2B no Pinterest
Com todo esse conteúdo de marketing focado, para onde vai todo o resto das coisas? Os posts engraçados, gracejos interessantes, conteúdo de humor, memes, curiosidades e outros?
Basta criar um board separado para tudo isso – embora isso não seja o seu principal objetivo, é uma maneira de manter as coisas leves e em movimento, além de manter seu público-alvo engajado e humanizar sua marca.
A única coisa que sua empresa precisa lembrar é que o algoritmo do Pinterest não é cronológico e prioriza os pins com base no engajamento.
Então, em caso de dúvida, sempre prefira qualidade à quantidade na hora de pensar em sua estratégia de marketing B2B no Pinterest.
Lembre-se: embora o Pinterest seja uma plataforma visual, o texto que você inclui com os pins é extremamente importante.
Semelhante ao Instagram para empresas, uma legenda deve incluir um link para seu website e / ou um call to action incentivando as pessoas a continuarem interagindo com sua empresa.
O Pinterest é altamente otimizado para pesquisa no Google e no próprio Pinterest. Você pode querer considerar configurar seus boards utilizando palavras-chave de sua estratégia de SEO, para otimizar seus resultados dentro dos mecanismos de busca.
Uma vez que sua empresa tenha esses boards instalados e em movimento, é hora de mensurar o sucesso.
Use a análise para ver quais painéis, imagens e textos estão funcionando melhor que outros. Essa informação pode ajudar sua estratégia de marketing B2B no Pinterest a evoluir daqui para frente.
Hora de decidir: marketing B2B no Pinterest – sim ou não?
A que conclusão você chegou depois de analisar essas questões? Você decidiu se comprometer com a criação e lançamento de uma conta otimizada no Pinterest ou achou que seu tempo seria melhor gasto em outras plataformas, como o Instagram?
Esse breve guia trouxe muitos insights – que podem ser bastante positivos para seus KPIs de marketing digital integrado. Basta utilizá-los estrategicamente para obter bons resultados – seja na captura de leads ou para divulgação e fortalecimento da marca.
De qualquer maneira, espero que todas essas informações tenham ajudado a pensar no que é melhor para sua empresa.
Da próxima vez que alguém lhe perguntar se vale a pena investir em marketing B2B no Pinterest, você terá ótimos pontos de discussão!