Como alavancar a geração orgânica de leads no Instagram
Geração orgânica de leads no Instagram: comece já! Cada vez mais empresas B2B têm explorado o Instagram como uma ferramenta para atrair clientes potenciais e fechar negócios. Mas você sabe como garantir uma geração orgânica de leads através da plataforma?
Gerar leads sem usar anúncios do Instagram pode ser um desafio – por isso trouxemos aqui algumas dicas sobre como otimizar o perfil de sua empresa no Instagram para aumentar a geração de leads.
Além disso, você também pode aprender algumas maneiras de otimizar o conteúdo na plataforma para obter melhores oportunidades de converter a sua audiência no Instagram em leads. Acompanhe a leitura a seguir e saiba mais.
Instagram e a geração orgânica de leads
O Instagram provavelmente não é a plataforma que a maioria das empresas pensa primeiro para geração de leads.
Mas deveria: a razão pela qual a plataforma é uma excelente fonte de geração orgânica de leads é porque ela é altamente eficiente em direcionar tráfego de alta qualidade.
Sua empresa pode até não receber muito tráfego do Instagram (o que é uma pena, porque o recurso de link clicável nas postagens e comentários faz muita falta), mas como os usuários precisam primeiro ver o conteúdo, ler a legenda, clicar no link da bio e, em seguida, chegar ao destino, eles já deram três ou quatro etapas para chegar lá – o que significa que eles realmente querem estar lá.
É mais provável que sua empresa obtenha uma conversão de alta qualidade, já que é assim que uma estratégia de inbound marketing leva as pessoas a se inscreverem em webinars, fazerem os downloads, entrarem na sua lista de e-mail, entre outros. Sua empresa obtém essas conversões de alto nível através de uma plataforma como o Instagram.
Como direcionar o tráfego no Instagram
A chegada do Stories como recursos para empresas foi um grande acontecimento na hora de gerar tráfego – mas infelizmente ele não está disponível para perfis com menos de 10 mil seguidores.
Mas isso não é motivo para deixar de lado a ideia de que é possível levar as pessoas a tomarem uma ação que pode direcioná-las para fora da plataforma.
Existem algumas soluções alternativas que sua empresa pode usar, mesmo se não tiver o recurso “Deslizar para cima” para levar as pessoas ao seu site, perfil, link na sua bio ou aonde quer que você queira que elas sejam.
Comece analisando o seu funil:
- Sua empresa está procurando por vendas diretas de uma postagem em seus Stories ou em seu feed?
- O objetivo é aumentar uma lista de e-mails ou fazer com que as pessoas se inscrevam em um evento?
- Sua organização pertence a um setor sem fins lucrativos e está tentando gerar mais conhecimento?
- A meta atual é aumentar sua base de ouvintes de podcast?
Seja qual for o objetivo buscado para a geração orgânica de leads, sua empresa pode com certeza incluir o Instagram em sua estratégia de direcionamento de tráfego – é só usar as dicas do próximo tópico.
Como otimizar o perfil do Instagram para atrair uma geração orgânica de leads
Veja a seguir algumas dicas de como obter uma geração orgânica de leads de qualidade e direcioná-los de acordo com sua estratégia digital no Instagram:
Bio do Instagram
Esse espaço deve comunicar claramente quem sua empresa é, o que faz e o que ela pode fazer pelo espectador que está lendo.
Também deve conter algum tipo de apelo à ação, como uma seta apontando para a sua URL. Use esse momento, que geralmente só é visto quando a pessoa adiciona o perfil, para passar ao visitante uma mensagem muito clara da imagem que sua empresa quer projetar.
Sinta-se à vontade para usar emoticons ou gírias – desde que isso esteja de acordo com a sua branding voice. Mas lembre-se: isso deve ser feito em até 150 caracteres.
Link na bio
O URL abaixo da sua biografia é muito estratégico, porque é um link clicável de fácil acesso. Use-o para direcionar tráfego para o seu site, e-commerce, landing page para download de materiais ricos, eventos – você pode alterá-lo sempre que julgar necessário.
Botões de ação
O Instagram for Business permite incluir botões de ação do Instagram. No formato atual, eles são mais úteis para vendas reais do que para geração de leads – mas ainda assim podem ser um recurso valioso.
Ligação telefônica, mensagem, e-mail e rotas são os quatro botões de ação padrão. Mas agora, os perfis comerciais expandiram as opções, incluindo reservar agora, comprar ingressos e alguns outros serviços vinculados a ferramentas de terceiros.
Catálogo de Produtos
Outro recurso que pode ser bastante útil para vendas diretas é o catálogo de produtos, compartilhado com o Facebook.
Você pode criar através do seu gerenciador de negócios e incluir seus produtos – que poderão ser marcados em postagens no feed e também nos Stories, gerando tráfego para seu e-commerce.
Mensagens
Interagir com os comentários e ações em suas postagens é essencial para aumentar o engajamento – mas os links enviados para seus seguidores através de mensagens são clicáveis, permitindo gerar tráfego para seu site, loja e muito mais.
Instigue os usuários que comentam em sua postagem para enviarem uma DM se quiserem saber mais sobre um tema e então responda enviando o link pelo canal.