A forma de fazer marketing muda a cada dia. Por isso, muitas empresas estão apostando na contratação de uma agência de inbound marketing.
Mas por quê especificamente uma agência de inbound marketing? Por que não uma agência convencional?
Nós temos a resposta: porque o inbound marketing tem uma das maiores taxas de sucesso em vendas.
Afinal, isso acontece porque a estratégia torna possível construir uma relação de confiança com os leads de sua empresa. Dessa forma, você consegue preparar adequadamente todo este público para a tomada de decisão.
Então mais do que nunca, as empresas estão se esforçando para mudar seu foco. Agora o cliente é a força motriz por trás de suas comunicações de marketing – e não apenas a sua empresa.
O que é uma agência de inbound marketing (e por que você deveria contratar uma)?
Então sua empresa está animada para alinhar seu marketing com a forma como os clientes em potencial estão comprando.
Porém, também identificou uma lacuna de habilidades ou recursos entre as capacidades da sua empresa e os requisitos para uma estratégia de inbound. É aqui que uma agência especializada pode fazer toda a diferença.
Uma agência de inbound marketing é o piloto da sua nave. Ela ajuda a manter sua marca no ar enquanto você, como co-piloto, aprende a lidar com as marchas. A agência vai sempre orientá-lo no melhor caminho em direção aos seus objetivos.
Mas como isso funciona na prática? Como você pode ter certeza de que uma agência atenderá às suas expectativas e como é a agência certa? Vamos te explicar melhor no próximo tópico.
O que realmente é uma agência de inbound marketing?
Comprar e vender nunca foi tão difícil como tem sido nestes últimos tempos. Atualmente as pessoas são capazes de fazer suas próprias pesquisas e ver também o que a concorrência oferece. Tudo isso sem sua equipe de vendas poder sequer dar um “olá”.
Então por que você deveria escolher uma agência de inbound, como a UP2Place Digital? O primeiro grande motivo: porque estamos empenhados em ajudá-lo a ter sucesso em seus negócios e somos especialistas na área.
Leia também: Agência especialista em tecnologia: por que contratar uma?
Nosso time de especialistas pode ajudar sua empresa em todas as etapas do seu ciclo de vendas:
- Identificar seu cliente ideal, seus mercados e áreas de atuação potenciais
- Encontrar os canais de comunicação mais efetivos com esse público
- Produzir o tipo de conteúdo certo, com uma abordagem de valor para seus leads
- Atrair e canalizar o tráfego desses leads potenciais, para que eles cheguem mais facilmente à conversão
- Estabelecer automações que agilizem tarefas que usualmente tomam o tempo de sua equipe, liberando-os para tarefas mais estratégicas
- Dar suporte nos processos de conversão e fidelização, entre outros
Dessa forma, uma agência de inbound marketing como a nossa presta uma consultoria completa para seu processo de vendas.
Assim podemos juntos definir realmente o caminho que sua empresa deseja seguir em termos de seu mercado. Bem como o valor agregado que proporcionamos em seus resultados reais.
Vocês são os especialistas em sua área. Mas seu time está 100% focado nisso. Assim, é quase impossível ter tempo e condições para construir fluxos de trabalho ou otimizar seu site com SEO. Em alguns casos, sua empresa não tem um funcionário com as habilidades internas.
Isso não é um problema. Nós podemos ser a sua solução. É aí que entra o valor agregado com uma agência de inbound marketing voltada para o crescimento dos seus negócios.
Marketing digital integrado: resultados na prática
Além disso, uma agência de marketing inbound fornece suporte de marketing digital usando a metodologia. Isso vai ajudá-lo a envolver os leads em potencial de hoje e transformá-los nos clientes de amanhã.
Então respondendo à pergunta inicial: na prática, isso significa complementar sua equipe de marketing. Dessa forma, sua empresa terá todos os recursos e capacidades de que precisa para entregar uma estratégia de inbound marketing com bom desempenho.
Saiba mais: ABM e inbound marketing: uma combinação que traz sucesso
Dependendo do tipo de suporte que você está procurando, isso pode envolver ajudá-lo a definir e criar essa estratégia em primeiro lugar.
Frequentemente, nosso trabalho também se estende do marketing às vendas. Afinal, você quer comprovar o retorno do seu investimento, certo?
Então alinhar sua equipe de marketing com vendas será essencial. Pois isso significa que sua empresa será capaz de mostrar qual é o impacto de suas atividades e resultados em todo o negócio.
Por isso, sua agência precisa conhecer o seu negócio de dentro para fora. Você pode decidir apostar em uma agência para um projeto de curto prazo (ideal para provar o ROI dessa agência e seus serviços).
Ou já partir para um contrato de longo prazo com uma equipe e recursos dedicados. Nos dois casos, uma agência normalmente começa conhecendo você e seu mercado.
Isso geralmente envolve muitas perguntas. Não se assuste: suas respostas serão aplicadas na criação de uma imagem de sua empresa, de seus clientes e do espaço em que você opera.
Sua agência então usará esses insights para identificar e entregar o tipo de atividade que irá gerar os melhores resultados para o seu negócio. Como aquele ‘empurrão’ suave, mas firme, de que você deve se lembrar de quando aprendeu a andar de bicicleta.
Inbound marketing: equipe interna x agência
Antes de aproveitar as vantagens de uma estratégia dinâmica de inbound marketing, há uma pergunta importante que você precisa responder.
Sua empresa deve investir seu tempo e recursos criando uma equipe interna de inbound marketing? Ou deve contar com a ajuda de uma agência especializada?
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Existem prós e contras em ambas as opções. Ao criar uma equipe interna, você tem controle total de todas as iniciativas de marketing.
Sendo assim, pode supervisionar tudo de muito perto. Desde o tom do discurso de sua marca até a seleção de tópicos. Sua equipe interna também será inteiramente dedicada apenas à sua empresa.
Porém, existem desvantagens significativas nessa opção. A primeira delas é deixar de contar com vantagens que você só pode obter em parceria com uma agência.
A ampla expertise é um exemplo. Pois é necessária contar com uma grande equipe de profissionais de marketing, com diversas habilidades, para criar uma campanha marketing eficaz.
Por isso, sua empresa precisará contratar web designers, SEOs, SEMs, redatores, desenvolvedores e gerentes de projeto. Todos esses membros da equipe precisarão ser contratados e treinados para usar as ferramentas necessárias para o trabalho.
Resumindo: a grande desvantagem aqui é o seu custo x benefício. Você terá um alto custo em contratação e treinamento desta equipe.
Além disso, terá os custos também das ferramentas. No geral, as plataformas cobram valores mais elevados para usuários unitários. O valor tende a cair quando o contrato é feito com uma agência, que tem clientes diversos.
Por isso, ao firmar parceria com a agência certa, você obtém acesso instantâneo a uma equipe de inbound marketing qualificada e experiente. Além do acesso às melhores e mais atualizadas ferramentas.
Agência de inbound marketing: como ela pode ajudar com suas metas?
Dependendo de seus objetivos e de sua estratégia, uma agência de inbound marketing pode fornecer todos os tipos de atividades. Desde otimizar seu SEO, seu site, sua atividade de e-mail, seu blog e suas landing pages até recomendar uma estratégia de conteúdo eficaz.
Além disso tudo, ainda vai manter sua rede social, sua presença digital e captar qualquer outra ação que possa transformar leads em clientes felizes.
Saiba mais: Presença digital: por que sua empresa precisa de um bom site?
O maior foco aqui é que qualquer agência com a qual você fale deve reservar um tempo para entender (e demonstrar que entendem) seu negócio e seus objetivos.
Então isso garantirá que qualquer atividade que eles recomendem seja feita sob medida para sua empresa e suas necessidades específicas. Só assim você poderá desfrutar das vantagens de contar com uma agência especializada.
10 vantagens de apostar no inbound marketing através de uma agência especializada
O inbound marketing traz consigo uma série de vantagens, especialmente para as organizações B2B. Muitas das quais se complementam, criando resultados realmente expressivos. Por isso listamos aqui 10 vantagens de explorar o inbound marketing nos seus negócios:
1) Sustentabilidade
Ao contrário das campanhas de outbound, que existem apenas durante seu período de veiculação, as campanhas de inbound não expiram.
Dessa forma, os conteúdos, formulários e e-mails de fluxo de trabalho / incentivo estarão sempre disponíveis para quem procura estas informações. Além disso, podem ser acessados por meio de diversos canais, predominantemente no site por meio de mecanismos de busca.
A desvantagem disso, entretanto, é que a sustentabilidade geralmente é alcançada ao longo de um período de tempo. Uma das questões do inbound, que demanda tempo para chegar ao seu potencial máximo.
Porém, ter material de marketing disponível em um futuro próximo é sempre uma grande vantagem para empresas como a sua.
2) Geração de leads relevantes
O inbound marketing oferece uma série de vantagens, mas a principal delas é sua capacidade de gerar contatos de negócios e leads de marketing. Pois ao fornecer conteúdo informativo, sua empresa está atraindo clientes potenciais para seu site e organização.
Dessa forma, eles são levados a agir e entrar em contato com você para saber mais sobre seu conteúdo, serviços e organização. Essencialmente, entram no funil de vendas em seus próprios termos.
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Atualmente os clientes desejam mais controle no processo de vendas, especialmente com relação ao conteúdo que consomem. Portanto, para se alinhar a esse requisito, o inbound marketing é muito vantajoso para as organizações como uma tática de marketing.
3) Melhor posicionamento de marca
A posição de uma marca é determinada por meio de uma série de atributos, como preço e concorrentes. Além disso, é determinada também pela percepção e expectativas do cliente em relação à marca e pela interação com essa marca.
O inbound marketing gira em torno de fornecer conteúdo que ajuda um cliente em potencial com um problema. No geral, o foco é fornecer uma solução para esse problema.
Leia também: Como gerar autoridade de marca em 5 passos
Por isso, ajudar e educar o cliente em potencial dessa maneira melhora a posição da sua marca como conhecedora, experiente e especialista. Todos os atributos considerados essenciais na condução de negócios nos setores de B2B.
Então se sua marca tiver uma posição de marca mais forte do que seus concorrentes, ela obterá uma vantagem competitiva significativa.
4) Nível maior de confiança
Ao ajudar os clientes em potencial a resolver problemas comuns, você, como organização, está construindo um relacionamento com esses clientes em potencial e aumentando a confiança.
A confiança é o pilar de todas as relações comerciais. O inbound marketing ajuda a ganhar a confiança daqueles que visitam seu site. Afinal, eles o fazem sem que sua empresa tivesse que enviar material de marketing para eles em primeiro lugar.
O inbound é bastante estratégico neste sentido. Pois permite a construção de relacionamentos que atraem a confiança devido à própria natureza da conversa bidirecional que ele cria.
5) Aumento de visibilidade
A visibilidade de seus produtos, serviços e marcas costuma ser uma prioridade.
Então ao criar conteúdo e nos engajar constantemente com clientes em potencial por meio das mídias sociais e e-mail, sua marca está se colocando à frente de nosso público-alvo. Sempre de uma forma que não seja intrusiva.
Sem conteúdo publicado e promovido nos canais que seu público usa para encontrar informações, como mecanismos de busca, sua visibilidade será limitada. Sua empresa também alcançará públicos completamente novos no processo.
Isso acontece à medida que seu valor de SEO – e, portanto, as visitas orgânicas – aumentam continuamente. Uma grande vantagem sobre os concorrentes.
6) Sinergia entre vendas e marketing
Em um raro caso de harmonia departamental, o inbound marketing traz consigo uma vantagem surpreendente: simplifica as tarefas para profissionais de marketing e vendedores. Dessa forma, eles podem atuar juntos para atingir metas de vendas mais amplas.
Os vendedores podem ajudar os profissionais de marketing na criação de conteúdo, bem como na sua distribuição. A partir daí os dois times colaboram mais adiante, no funil de vendas, nas fases de criação e conversão de leads.
Juntas, as duas equipes podem reunir seus pontos fortes em uma estratégia. Assim sua empresa consegue gerar tráfego, conduzir leads, aumentar as conversões e nutrir os clientes existentes de uma forma mais eficaz.
7) Mais acessível para clientes potenciais / convertidos
A abundância de mensagens publicitárias experimentadas pelos consumidores colocou muita gente na defensiva. A ponto de muitas mensagens de marketing serem completamente ignoradas.
Atualmente os clientes não querem saber de “marketing”. Mas, como o inbound é focado na colocação de conteúdo relevante, em áreas à espera de ser encontrado por esses clientes, a metodologia é geralmente bem aceita pelo público.
Leia também: Contratar uma agência ajuda a aumentar a geração de leads?
A palavra-chave aqui é utilidade. Pois aqueles que respondem ao conteúdo geralmente estão interessados na solução que sua empresa está vendendo. Além disso, podem responder quando estiverem prontos para isso.
8) Facilidade de operacionalização
A maioria das plataformas de inbound oferece a vantagem de contemplar todas as funções de marketing digital, como mídia social, e-mail, CRM, SEO, entre outros recursos integrados à plataforma.
Isso significa que é uma solução pronta para uso. Isso torna mais fácil para as empresas entenderem e acompanharem as estratégias conduzidas por suas agências. Além disso, evita as dores de cabeça técnicas comuns com o uso de uma variedade de sistemas e plataformas.
9) Compatibilidade com o outbound marketing
Muitas empresas possuem operações outbound ainda. Especialmente aquelas que participam de feiras e conferências, bem como com a publicidade na mídia convencional.
Por isso, apostar no inbound pode potencializar essas ações. Dessa forma, sua empresa adiciona outra camada à sua estratégia e acessa outros grupos de clientes em potencial.
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As organizações B2B sem dúvida usarão as mídias sociais e os mecanismos de pesquisa para coletar informações e usarão os e-mails colhidos para contatos futuros. Assim, o inbound marketing pode complementar os esforços de marketing atuais.
10) Economia
Uma das maiores vantagens do inbound marketing, na maioria dos casos, é sua eficiência econômica.
Afinal, em muitos casos, um site e um blog pode ser tudo o que sua empresa precisa. No entanto, contar com uma plataforma de automação para conduzir sua estratégia pode amplificar seus resultados.
Saiba mais: Automação do marketing de conteúdo eficaz em 7 etapas
Pois ela vai lidar com uma série de tarefas necessárias para gerar e nutrir leads por meio de sua gama de recursos de marketing. Isso tem um custo, mas é o único custo direto associado desde o início.
O inbound, por outro lado, tem muitos recursos. Isso demanda o suporte de especialistas – como uma agência de inbound marketing.
Mas esses custos associados, juntos, não certamente não excederão os valores gastos em uma série de campanhas tradicionais que sua empresa faria no outbound. E ainda traz uma série de outras vantagens – saiba mais no próximo tópico.
5 benefícios de contratar uma agência de inbound marketing
A agência de inbound marketing pode ajudar nisso. E sua contratação pode garantir ainda uma série de outros benefícios. Descubra os principais a seguir.
1ª vantagem: seu site vai poder contar com um bom GDD
GDD é a sigla utilizada para o termo Growth Driven Design. O conceito que aborda a integração de informações obtidas em seu site através de técnicas de inbound marketing. Através dele, sua empresa pode:
- Reduzir o risco de refações. Isso encurta o tempo de lançamento e garante uma vida útil maior para o site da sua empresa
- Garantir uma aprendizagem contínua e fazer testes para acompanhar o desempenho das páginas
- Oferecer suporte para outras áreas. Afinal, os dados obtidos podem ser integrados em outros processos do negócio e vice-versa
2ª vantagem: sua empresa vai entender mais e melhor o seu cliente
Um dos primeiros passos na implementação de uma estratégia de inbound é conhecer as buyer personas do negócio – clique para ler este artigo e saber mais a respeito.
Pois esse é o tipo de informação que vai garantir que sua empresa estará realmente preparada para criar conteúdo focado em:
- Atrair mais leads
- Construir um site eficaz
- Definir sua estratégia de mídia online e até os argumentos usados em cada etapa do funil de vendas
Dessa forma, sua empresa poderá também otimizar seus investimentos com publicidade. Já que as informações obtidas vão ajudar a falar com verdadeiros clientes potenciais.
3ª vantagem: a presença digital da sua empresa recebe a importância necessária
Ao contrário de uma agência de inbound marketing, as agências convencionais focam nas estratégias de outbound marketing. Não vamos negar que elas são eficazes em muitos casos. Porém, elas não oferecem métricas precisas e precisam de mais tempo para execução.
Ainda existe outro detalhe fundamental a ser considerado: estratégias outbound, realizadas sozinhas, são mais caras. E neste momento da economia, otimizar custos é a preocupação número um de qualquer empresa.
Além disso, há uma dificuldade de acompanhar as mudanças deste setor digital. Sem uma equipe especializada em digital, muitas agências convencionais não conseguem acompanhar o timing de marketing que é exigido hoje.
Com isso, sua empresa, suas vendas e sua receita é que são penalizados com essa letargia em agir.
4ª vantagem: seus relatórios vão de fato ter relevância no seu dia a dia
Os relatórios produzidos por uma agência de inbound marketing são repletos de dados e insights. E não apenas de números.
Saiba mais: Dados em Marketing Digital: descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida
Afinal, as agências de inbound marketing sempre contam com as melhores e mais atualizadas ferramentas estratégicas do setor. Dessa forma, estes relatórios geram dados que ajudam a entender o comportamento do seu lead a cada momento de sua jornada para a conversão.
Além disso, todos os dados colhidos mostram também quais técnicas de inbound marketing (e tradicionais) são mais eficazes na hora de gerar leads.
5ª vantagem: Inbound marketing é realmente mais rentável que o convencional
Se você precisar de apenas um argumento para se convencer, é este aqui. O inbound marketing gera 54% mais leads do que técnicas tradicionais de marketing – e pode ser 64% mais barato.
Além disso, seus esforços em mídia tendem a ser mais assertivos. Afinal, uma das principais características do inbound é sempre oferecer algo pertinente com as necessidades e interesses do cliente.
Ao contrário da mídia tradicional, que muitas vezes gera a percepção de ser algo mais intrusivo e agressivo.
Quando sua empresa aposta em uma abordagem inbound, seus clientes sentem que há um interesse em ir além de apenas garantir uma venda. O que impacta positivamente suas decisões de compra.
Se sua empresa que ser competitiva on-line, uma agência de inbound marketing como a UP2Place é a opção certa. Dessa forma, sua empresa vai obter os melhores resultados em crescimento, alcance e lucro. Além de ampliar a satisfação do cliente e a imagem positiva de marca.
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