Conheça os cinco pilares do marketing de conteúdo eficaz

Acesse e conheça os cinco pilares do marketing de conteúdo eficaz - assim sua empresa garante bons conteúdos para atrair e converter leads.

Apostar no marketing de conteúdo eficaz é essencial para empresas que querem vender mais e conquistar mais autoridade para a sua marca.

Para isso, é preciso contemplar cinco pilares básicos para garantir bons resultados. Então saiba mais a seguir.

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Pilares essenciais para o marketing de conteúdo eficaz

Atualmente, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes para atrair e reter clientes nos dias de hoje. Mas como garantir que o conteúdo produzido seja eficaz e gere resultados para a empresa?

Existem cinco pilares essenciais que devem ser considerados para um marketing de conteúdo eficaz. Esses pilares essenciais são uma combinação entre processo e veículo. Por isso, também é possível fazer uma leitura contemplando os estágios de maturidade do marketing de conteúdo.

Pilar 1: audiência

O primeiro passo é entender quem é o público-alvo da empresa e o que eles buscam. Então é importante saber suas necessidades, preferências, hábitos e comportamentos. Assim será possível criar conteúdo que seja relevante e valioso para eles.

Para criar um público, sua empresa precisa direcionar os visitantes ao seu hub de conteúdo. Então é preciso se concentrar nas necessidades do seu público. Mas não apenas no que você quer dizer.

Saiba mais: Como criar Buyer Personas e gerar mais negócios para sua empresa

Por isso, pense nas preocupações do seu perfil de cliente ideal, liste-as e tente classificá-las em temas abrangentes para o foco editorial.

Pois isso ajuda a definir uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz e pronta para gerar mais oportunidades para a empresa.

Pilar 2: mecanismo para visitantes que retornam

Essa pode ser o principal empecilho para ter um marketing de conteúdo eficaz para o B2B: as empresas não disponibilizam um canal de retorno para seus leads.

Por isso é importante analisar os dados do Analytics do site de sua empresa e verificar quantos visitantes são novos e quantos retornam.

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Se o número de visitantes é maior, isso significa que a maioria das pessoas visitam o seu hub de conteúdo uma vez e saem, sem retomar. Algo que costuma acontecer quando o site não tem mecanismos de retenção, como um formulário para a assinatura de newsletter ou blog, por exemplo.

Pilar 3: engajamento é essencial para um marketing de conteúdo eficaz

Todo conteúdo que sua empresa produz tem (ou deveria ter) um objetivo específico:

  • Ajudar seu lead a identificar suas dores
  • Educar sobre as soluções disponíveis no mercado
  • Comunicar um lançamento
  • Mostrar como obter os melhores resultados de seu produto
  • Alavancar o status de autoridade no mercado, entre outros

Então para alcançar esses objetivos, é preciso ir além de um conteúdo relevante. Por isso experimente trabalhar também boas calls to actions, que direcionem seus leads às ações certas.

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Pilar 4: canais de divulgação

A criação de conteúdo relevante é apenas metade da solução para um marketing de conteúdo eficaz. Por isso, é preciso distribuir esse conteúdo em vários canais. Isso inclui:

Redes sociais

É importante criar uma estratégia de distribuição de conteúdo global, aumentando suas redes de mídia social.

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Apenas certifique-se de que seu público-alvo está presente nestes canais. Assim sua empresa não corre o risco de desperdiçar tempo e investimentos.

E-mail marketing

Explore sua lista de e-mails para atrair leads e tráfego. Então explore isso através da disponibilização de ebooks e white papers gratuitos – ou até mesmo nas redes sociais.

Pesquisas

A otimização para mecanismos de pesquisa deve ser uma estratégia de longo prazo. E que deve começar a ser feita antes da implementação da campanha.

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Eventualmente, os esforços vão gerar mais tráfego do que as redes sociais para o seu blog e site. Pois algumas pesquisas mostram que esta elevação pode chegar a 300% a mais.

Parceria de referência com influenciadores on-line e websites

Essa tática pode levar a um tráfego rápido e acelerado. Mas para que esta seja uma ação de marketing de conteúdo eficaz, é preciso escolher influenciadores que possuam convergência com a sua indústria e tenham relevância entre seu perfil-alvo.

Pilar 5: experimentação para um marketing de conteúdo eficaz

O marketing de conteúdo eficaz precisa de mensuração constante. Por isso, é preciso monitorar o tráfego do site, as taxas de assinantes de e-mail e muito mais.

O marketing de conteúdo eficaz é uma jornada e não um ponto final. Sendo assim, seu time ou agência de marketing digital integrado precisa realizar testes e experimentos constantes.

Além disso, sua empresa deve estar preparada para falhar com frequência e também para agir com rapidez. Pois a web digital e social permite estas correções de rota sem a necessidade de grandes investimentos.

Definir objetivos claros: o segredo para o marketing de conteúdo eficaz

Lembre-se: o bom marketing de conteúdo deve ter objetivos claros e mensuráveis. Por isso, é preciso definir o que se deseja alcançar com o conteúdo produzido, como:

  • Gerar leads
  • Aumentar a visibilidade da marca
  • Educar o público sobre um determinado assunto

Além disso, é preciso mensurar os resultados obtidos com sua estratégia de marketing de conteúdo. Pois isso permite avaliar se a estratégia está sendo eficaz e identificar oportunidades de melhoria.

É importante monitorar métricas como tráfego do site, engajamento nas mídias sociais, leads gerados e conversões.

Em resumo: um marketing de conteúdo eficaz requer uma compreensão profunda do público-alvo, objetivos claros, produção de conteúdo de qualidade, distribuição adequada e mensuração constante dos resultados.

Então ao seguir esses cinco pilares, sua empresa pode aumentar a visibilidade da marca, atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Se você quer apostar no marketing de conteúdo eficaz para seus negócios, o primeiro passo é analisar sua estratégia até agora.

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