Acesse e conheça os cinco pilares do marketing de conteúdo eficaz - assim sua empresa garante bons conteúdos para atrair e converter leads.

Conheça os cinco pilares do marketing de conteúdo eficaz

Apostar no marketing de conteúdo eficaz é essencial para empresas que querem vender mais e conquistar mais autoridade para a sua marca.

Para isso, é preciso contemplar cinco pilares básicos para garantir bons resultados. Então saiba mais a seguir.

Quer começar já a explorar o marketing de conteúdo eficaz em seus negócios? Então clique a seguir e conte com os especialistas em Estratégias Digitais da UP2Place!

FALAR COM UM ESPECIALISTA

Pilares essenciais para o marketing de conteúdo eficaz

Atualmente, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes para atrair e reter clientes nos dias de hoje. Mas como garantir que o conteúdo produzido seja eficaz e gere resultados para a empresa?

Existem cinco pilares essenciais que devem ser considerados para um marketing de conteúdo eficaz. Esses pilares essenciais são uma combinação entre processo e veículo. Por isso, também é possível fazer uma leitura contemplando os estágios de maturidade do marketing de conteúdo.

Pilar 1: audiência

O primeiro passo é entender quem é o público-alvo da empresa e o que eles buscam. Então é importante saber suas necessidades, preferências, hábitos e comportamentos. Assim será possível criar conteúdo que seja relevante e valioso para eles.

Para criar um público, sua empresa precisa direcionar os visitantes ao seu hub de conteúdo. Então é preciso se concentrar nas necessidades do seu público. Mas não apenas no que você quer dizer.

Saiba mais: Como criar Buyer Personas e gerar mais negócios para sua empresa

Por isso, pense nas preocupações do seu perfil de cliente ideal, liste-as e tente classificá-las em temas abrangentes para o foco editorial.

Pois isso ajuda a definir uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz e pronta para gerar mais oportunidades para a empresa.

Pilar 2: mecanismo para visitantes que retornam

Essa pode ser o principal empecilho para ter um marketing de conteúdo eficaz para o B2B: as empresas não disponibilizam um canal de retorno para seus leads.

Por isso é importante analisar os dados do Analytics do site de sua empresa e verificar quantos visitantes são novos e quantos retornam.

Leia também: Dados em Marketing Digital: descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida

Se o número de visitantes é maior, isso significa que a maioria das pessoas visitam o seu hub de conteúdo uma vez e saem, sem retomar. Algo que costuma acontecer quando o site não tem mecanismos de retenção, como um formulário para a assinatura de newsletter ou blog, por exemplo.

Pilar 3: engajamento é essencial para um marketing de conteúdo eficaz

Todo conteúdo que sua empresa produz tem (ou deveria ter) um objetivo específico:

  • Ajudar seu lead a identificar suas dores
  • Educar sobre as soluções disponíveis no mercado
  • Comunicar um lançamento
  • Mostrar como obter os melhores resultados de seu produto
  • Alavancar o status de autoridade no mercado, entre outros

Então para alcançar esses objetivos, é preciso ir além de um conteúdo relevante. Por isso experimente trabalhar também boas calls to actions, que direcionem seus leads às ações certas.

Saiba mais: CTAs que funcionam: 7 dicas para revolucionar seus negócios

Pilar 4: canais de divulgação

A criação de conteúdo relevante é apenas metade da solução para um marketing de conteúdo eficaz. Por isso, é preciso distribuir esse conteúdo em vários canais. Isso inclui:

Redes sociais

É importante criar uma estratégia de distribuição de conteúdo global, aumentando suas redes de mídia social.

Leia também: As melhores redes sociais B2B para alavancar seus negócios

Apenas certifique-se de que seu público-alvo está presente nestes canais. Assim sua empresa não corre o risco de desperdiçar tempo e investimentos.

E-mail marketing

Explore sua lista de e-mails para atrair leads e tráfego. Então explore isso através da disponibilização de ebooks e white papers gratuitos – ou até mesmo nas redes sociais.

Pesquisas

A otimização para mecanismos de pesquisa deve ser uma estratégia de longo prazo. E que deve começar a ser feita antes da implementação da campanha.

Saiba mais: Saiba como otimizar o SEO do seu site e atrair mais vendas

Eventualmente, os esforços vão gerar mais tráfego do que as redes sociais para o seu blog e site. Pois algumas pesquisas mostram que esta elevação pode chegar a 300% a mais.

Parceria de referência com influenciadores on-line e websites

Essa tática pode levar a um tráfego rápido e acelerado. Mas para que esta seja uma ação de marketing de conteúdo eficaz, é preciso escolher influenciadores que possuam convergência com a sua indústria e tenham relevância entre seu perfil-alvo.

Pilar 5: experimentação para um marketing de conteúdo eficaz

O marketing de conteúdo eficaz precisa de mensuração constante. Por isso, é preciso monitorar o tráfego do site, as taxas de assinantes de e-mail e muito mais.

O marketing de conteúdo eficaz é uma jornada e não um ponto final. Sendo assim, seu time ou agência de marketing digital integrado precisa realizar testes e experimentos constantes.

Além disso, sua empresa deve estar preparada para falhar com frequência e também para agir com rapidez. Pois a web digital e social permite estas correções de rota sem a necessidade de grandes investimentos.

Definir objetivos claros: o segredo para o marketing de conteúdo eficaz

Lembre-se: o bom marketing de conteúdo deve ter objetivos claros e mensuráveis. Por isso, é preciso definir o que se deseja alcançar com o conteúdo produzido, como:

  • Gerar leads
  • Aumentar a visibilidade da marca
  • Educar o público sobre um determinado assunto

Além disso, é preciso mensurar os resultados obtidos com sua estratégia de marketing de conteúdo. Pois isso permite avaliar se a estratégia está sendo eficaz e identificar oportunidades de melhoria.

É importante monitorar métricas como tráfego do site, engajamento nas mídias sociais, leads gerados e conversões.

Em resumo: um marketing de conteúdo eficaz requer uma compreensão profunda do público-alvo, objetivos claros, produção de conteúdo de qualidade, distribuição adequada e mensuração constante dos resultados.

Então ao seguir esses cinco pilares, sua empresa pode aumentar a visibilidade da marca, atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Se você quer apostar no marketing de conteúdo eficaz para seus negócios, o primeiro passo é analisar sua estratégia até agora.

Por isso clique já e receba uma avaliação completa!

Pesquisar

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados