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Conteúdo proprietário e sua importância no marketing digital

Entenda o que é conteúdo proprietário e como ele é importante para empresas que querem mais vendas e mais autoridade no mercado.

Você já parou para analisar o quanto sua empresa produz de conteúdo proprietário? Aquele que fica em seu blog ou site – e não nas redes sociais?

Pois a importância de ter conteúdo proprietário foi uma preocupação surgida, entre empresas e criadores, após o apagão das redes sociais.

Sim, quem não se lembra daquelas seis intermináveis horas em que o Facebook, o Instagram e o WhatsApp ficaram fora do ar em outubro/2021?

Na época, muitas empresas tiveram prejuízos, já que suas operações comerciais estavam 100% baseadas nas três redes.

Então isso gerou uma série de debates sobre onde era melhor jogar seus esforços de marketing digital.

Afinal, blogs e redes sociais têm sido o núcleo duro do marketing digital há mais de uma década. Pois ambos são usados para compartilhar informações, notícias, opiniões, imagens e muito mais entre o público.

Então qual é a melhor estratégia para usufruir ao máximo das redes sociais, mas sem deixar sua empresa ser refém delas? Descubra a seguir.

Conteúdo proprietário X redes sociais

Para ter uma presença digital sólida, sua empresa conta hoje com diversos recursos. As redes sociais e o blog são dois bons exemplos disso.

As redes sociais são uma boa alternativa para se conectar com as pessoas em tempo real. Com uma vantagem: ao contrário do seu blog, seus leads potenciais já circulam na plataforma das redes sociais. Então atrai-las pode ser mais fácil.

Além disso, as redes sociais permitem que sua empresa ofereça alguns recortes de seu dia a dia que talvez não funcionem bem em um blog.

Então você pode mostrar o dia a dia das equipes. As etapas para o lançamento de um novo produto e muito mais. Mas com duas questões:

Como o blog ajuda sua empresa a ter conteúdo proprietário

Por outro lado, o blog está hospedado dentro do site de sua empresa. Dessa forma, é um conteúdo proprietário mais sólido.

Através dele, é possível proporcionar conteúdos relevantes e informativos. Iscas perfeitas para atrair leads. Assim como uma excelente forma de mostrar que seus produtos são a solução certa para suas dores.

Através dos artigos publicados em seu blog, você pode responder às dúvidas dos leads. Criando bons argumentos para seu time de Vendas usar na busca por conversões.

Ao mesmo tempo, a estratégia de SEO presente em cada artigo ajuda seu site a permanecer bem posicionado nos resultados dos mecanismos de busca. Assim, o conteúdo proprietário do seu blog atrai tráfego e alimenta seu funil de vendas.

Também é excelente para estabelecer credibilidade em sua área e posicionar sua empresa como autoridade no mercado. Algo que pode ser feito em todos os seus canais de mídia social pertinentes. Mas que fica mais fácil quando é feito no lugar mais estratégico. ‎

O lugar certo para colocar seu conteúdo proprietário

‎O melhor lugar para começar a estabelecer essa credibilidade é no seu blog. É através dele que sua empresa pode compartilhar suas opiniões e insights de forma didática.

Além disso, o blog pode ajudar a deixar os clientes mais predispostos com a ideia de fazer negócios com sua empresa. Confira alguns outros benefícios de apostar no conteúdo proprietário:

Criar um elo com o público-alvo através do conteúdo proprietário

O blog permite que sua empresa crie uma conexão com seu público-alvo. Isso se dá através da oferta de conteúdos relevantes, que agreguem conhecimento e valor. Além de solucionar as dores das personas.

O conteúdo postado deve ser elaborado através de um planejamento estratégico. Seu foco deve ser educar o público a respeito da importância do produto ou serviço. Assim é possível construir uma relação de confiança entre sua empresa e seu cliente ideal.

Estabelecer a autoridade da marca

Ao publicar conteúdos que tratam de temas de sua área de atuação, a empresa demonstra que entende dos assuntos relativos ao seu mercado.

Sendo assim, este conteúdo proprietário gera mais autoridade e credibilidade para o seu negócio. Consequentemente, pode ajudar a aumentar suas vendas.

Leia também: Como gerar autoridade de marca em 5 passos

Ganhar posições no Google através do conteúdo proprietário

Quando o conteúdo tem qualidade e reconhecimento, isso aumenta as chances de a marca aparecer nos resultados da busca orgânica do Google.

Então quanto mais publicações relevantes e recorrentes, mais páginas o Google pode indexar e exibir nas buscas dos usuários.

Vale ressaltar que, para posicionar as publicações do seu blog no Google, também é necessário otimizar as páginas com uma boa estratégia de SEO.

Assim seu site poderá ser facilmente encontrado e posicionado nos primeiros lugares do ranking dos buscadores.

Ganhar tráfego e conversão

Quando as páginas do blog estão bem posicionadas nas buscas do Google, sua empresa obtém o tráfego de milhares de usuários do buscador.

Como esse tráfego é orgânico, a empresa não paga nada para atrair esses visitantes. Então contar com um conteúdo bem planejado e elaborado pode fazer com que as visitas se transformem em conversões. Isso pode originar, por exemplo, vendas e leads.

Aumentar as vendas através do conteúdo proprietário

A credibilidade que a empresa conquista por meio do conteúdo proprietário do seu blog ajuda a educar, informar e trazer o seu público para dentro do funil de vendas.

A grande vantagem é que estes leads já chegam nutridos e prontos para fechar negócio. Isso facilita o trabalho da equipe de vendas e otimizando os processos de conversão.

Ter um canal exclusivo e personalizado

Os perfis que as empresas possuem nas redes sociais precisam seguir as políticas de cada plataforma. Além disso, são submetidos aos algoritmos, que limitam o seu alcance orgânico.

Isso já não acontece com o blog. Pois este é um canal próprio da empresa, no qual é possível montar o layout como desejar. Além de uma total liberdade para direcionar a publicação de conteúdo, no formato que desejar.

Conteúdo proprietário nos limites de sua presença digital

‎Fora o blog, ainda é possível trabalhar outros formatos de conteúdo proprietário. Como webinars e podcasts, que possuem semelhanças na forma como alimentam uma entrega ampliada de informações tópicas.

Além disso, são uma boa forma de aproveitar o nível atual de atenção das pessoas – que está ficando cada vez menor conforme a progressão da era digital. ‎

‎O desafio pode ser maior, já que a produção demanda um pouco mais de esforço. Também existem alguns requisitos de hardware e software mais complexos para fazer isso realmente funcionar.

Porém, ambos permitem que sua empresa expanda ideias de maneiras que um blog não pode.

Por exemplo: as pessoas podem ouvir um podcast ou assistir a um webinar enquanto se deslocam. Mas nem todo mundo consegue ler um artigo de mais de mil palavras neste mesmo trajeto.

Além disso, webinars podem ter um ROI surpreendente para uma empresa. E ambos podem ser hospedados em plataformas também, mas você pode disponibilizá-los em seu próprio site e distribui-lo via e-mail.

Aposte já no conteúdo proprietário

‎Como você pode ver, existem muitas vantagens em apostar no conteúdo proprietário, pois ajuda a estabelecer sua credibilidade e posicionar sua empresa como especialista.

Além disso, garante que todos os esforços de produção de conteúdo não sejam perdidos no caso de uma interrupção ou paralisação dos serviços das plataformas sociais.

Com tudo isso, você garante uma relação mais sólida e estreita com seus leads e clientes. Ampliando suas oportunidades de vendas e de crescimento no mercado.

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