Copy para vendas: o que é e como explorar nos negócios

Saiba como criar e explorar um bom copy de vendas, preparando sua empresa para obter leads qualificados e com alto potencial de conversão.

Atualmente, tornou-se moda dizer que o copy para vendas é a arma secreta que divide as marcas de sucesso do resto do pacote.

Afinal, landing pages bem escritas, e-mails e conteúdo de capacitação de vendas são fundamentais para converter leads em clientes.

Mas afinal: o que é copy? E como isso pode ajudar seu negócio a vender mais? Descubra com o artigo a seguir.

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Copy de vendas: o que é e como funciona?

Um bom copy de vendas tem todas as mesmas características que um texto vendedor de boa qualidade tem:

  • É direto
  • Bem-estruturado
  • Flui naturalmente para o leitor

Mas, no mundo dos negócios, o copy de vendas também tem como missão a entrega dos resultados pretendidos:

  • No e-mail: deve gerar cliques
  • No site: precisa otimizar as classificações nos motores de busca
  • Nas redes sociais: foca em estabelecer uma relação com possíveis leads – e por aí vai

Mas o segredo do sucesso é fazer todas essas coisas sem deixar de soar natural, conversacional e interessante.

Como escrever um bom copy de vendas

Para muitas pessoas, fazer um copy eficiente é uma tarefa simples e que pode ser feita por qualquer pessoa. É aí que os grandes gurus do setor se apoiam, vendendo soluções e cursos para muitos desavisados.

Pois é aí que mora o perigo: sem a expertise certa na produção de conteúdo eficaz, seu copy de vendas pode cair no lugar comum das fórmulas padrão, exploradas exaustivamente.

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Então como sua empresa vai se destacar da concorrência, se vai apostar no mesmo formato que todo o setor está usando? Seguindo as dicas a seguir:

Escreva como um leitor

Um bom copy de vendas é aquele que você acharia fácil de ler se fosse um possível usuário para sua solução.

Pois uma das maiores chaves para um bom copywriting na web é a arquitetura da informação: use formatação, marcadores e cabeçalhos para separar seu conteúdo em partes gerenciáveis e visualmente diversas.

Lembre-se de que a pior coisa que um leitor pode encontrar é um bloco gigante de texto, sem objetivo e com CTAs excessivos.

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Seja criativo – mesmo quando seu tópico é chato

Talvez a natureza do seu negócio pareça algo monótono ou chato. Mas o profissional com expertise encontra maneiras de serem criativos e engajados dentro dos limites de sua indústria.

Eduque seu público

O copy para vendas mostra aos clientes potenciais o valor do produto. E, mais tarde, mostra aos clientes convertidos como se tornarem usuários proficientes.

Quando seu texto ensina as pessoas a usar efetivamente seu produto, o valor dele se torna tangível.

Afinal, valor tangível é tudo o que as pessoas estão procurando. Não benefícios vagamente prometidos e palavras vazias espalhadas em apresentações de vendas.

Defina intenções alinhadas com os objetivos de seu copy de vendas

Quando você está escrevendo um copy de vendas eficaz, sua prosa não deve ser o propósito – ela deve promover o propósito.

Comece sempre com o objetivo que seu produto, equipe, campanha e empresa estão tentando alcançar. Explore seus canais para se comunicar efetivamente com seu público-alvo.

Explore a IA com sabedoria

A IA é um assunto delicado quando envolve copy de vendas. De fato, existem muitas maneiras de usar ferramentas de IA como geradores de insights para seu copy de vendas:

  • Use o prompt para gerar novas ideias de conteúdo
  • Automatize sua fase de estrutura de tópicos e, em seguida, faça ajustes conforme necessário
  • Substitua seu corretor ortográfico por um verificador gramatical de IA para encontrar maneiras de melhorar seu copy de vendas e destacá-lo
  • Reformule automaticamente frases com as quais você está lutando para evitar repetições

Mas lembre-se: estas ferramentas apostam na machine learning para se aprimorar mais e mais.

Então um de seus reflexos negativos é o risco de obter textos iguais aos o de seu concorrente, já que a ferramenta explora o conteúdo gerado nela com sua base de dados.

Outra questão que merece atenção é que estas plataformas podem não estar atualizadas com relação a dados atuais. E nem trazer referências fidedignas.

Na dúvida, cheque tudo com atenção. Ou aposte nesta solução para peças rápidas – como uma proposta rápida ou e-mail para um cliente potencial.

Deixe que especialistas cuidem de seu copy de vendas, bem como da produção das peças da sua estratégia. Uma agência de marketing digital pode cuidar disso – e ainda ajudar com mídia paga, conteúdo rico e muito mais.

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Copy de vendas de alta conversão: a hora de começar é agora

Como você pode ver, o copywriting não é uma arte acessível apenas a poucos talentosos. Mas sim uma ciência, que se se concentra em entender a conversa na cabeça do seu cliente e mostrar como sua empresa pode ajudar.

Se você quiser ir além, conte com a UP2Place! Mais do que um copy de vendas matador, podemos criar a estratégia certa – e sob medida – para fazer seu negócio decolar!

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