Os dados, em Marketing Digital, podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso do planejamento de comunicação de sua empresa.
Esse conceito tornou-se mais importante do que nunca, pois muitas empresas ainda baseiam suas decisões em ideias preconcebidas sobre o que funciona e sobre como abordar melhor o seu público-alvo.
Esse método pode ter funcionado até aqui muito bem – afinal, foram anos cultivando esse público, construindo uma marca, melhorando um produto e despejando seu coração e alma em uma empresa.
A questão é que, em tempos de transformação digital, coração e alma infelizmente não são mais suficientes para uma operação bem-sucedida. E muitas empresas ainda não entendem porquê.
Por isso esse artigo, com alguns pontos de vista que podem mostrar para você e para a sua empresa a importância dos dados em Marketing Digital, pode ser de grande ajuda – saiba mais a seguir.
A mudança pela mudança não resolve
Se o seu site não está gerando resultados, é hora de descartá-lo e criar um novo? Não necessariamente.
É importante ter em mente que por mais transições que o mercado tem sofrido nestes últimos anos, a mudança apenas por uma questão de mudança não vai resolver nada.
Ela deve acontecer com base em dados, que vão gerar recomendações estratégicas e mensuráveis.
Por quê? Porque dados não são uma opinião, mas sim um fato. Os dados contam uma história – e saber lê-los e reagir de acordo é o que determina o final feliz.
5 pontos de atenção sobre dados em Marketing Digital
A vantagem de tomar decisões baseadas em fatos é que sua empresa consegue entender de fato quais são as dores do público e oferecer soluções focadas.
Por isso organizamos um checklist com cinco vantagens que sua empresa obtém quando mensura os dados no dia a dia:
1) Saber exatamente qual ação gerou resultados – e calcular o ROI dela
Saiba qual esforço conduziu a quais resultados, calcule o retorno sobre o investimento real, entenda por que os leads visitam uma página.
Assim você saberá onde exatamente depositar seu budget, tempo e energia para obter o resultado almejado.
2) Ganhar um poder de reação rápido
A questão aqui é a otimização da taxa de conversão.
Muitas vezes ideias que parecem ótimas não geram resultados – e insistir nelas pode gerar um problema até irrecuperável para a sua organização.
O universo do marketing muda a todo instante. E se sua empresa não incorporar uma análise mais científica, certamente um concorrente usando essa abordagem pode passar na sua frente e levar uma fatia do seu mercado para o bolso dele.
3) Mais segurança para suas decisões
Você pode entender muito sobre seu negócio, os benefícios, os preços e até sobre os concorrentes. Mas você conhece de fato o seu cliente potencial?
Nesse ponto, os dados são imbatíveis: com uma breve análise do seu Analytics você consegue sentir seu público, ver o que está funcionando e o que precisa de melhoria.
Junte isso a um bom processo de construção de buyer personas e sua empresa já estará no meio do caminho para as conversões.
4) O impulso certo para suas estratégias
Tão importante quanto acompanhar os dados é entendê-los – e trabalhar com uma ampla gama pode causar justamente o efeito contrário.
Muitas empresas erram ao estabelecer um número alto de KPIs a serem observados – e, quando vamos ver, a equipe passou o dia inteiro analisando e não produziu nada.
O ideal é manter-se entre quatro e seis KPIs: assim você obtém o panorama completo, mas não investe toda a energia e tempo apurando, ao invés de se focar em ações.
5) O instinto deixa de ser a única mola propulsora
“Minha intuição diz” e “com base em meus anos de experiência” são expressões que já fazem parte do discurso de muitos executivos de nível sênior.
E isso vale para tudo: posicionar um produto no mercado, lançar uma nova iniciativa ou como os clientes receberão suas ofertas.
É hora de aposentar o achômetro e investir em iniciativas baseadas em análises e dados em marketing digital. É a única maneira de ser bem-sucedido em suas estratégias de comunicação.