9 dúvidas sobre marketing digital

Você tem dúvidas sobre marketing digital? Então acesse este artigo e veja se encontra a resposta para suas questões!

À medida que as empresas investem em estratégias online, cresce também o volume de dúvidas sobre marketing digital.

Afinal, uma das grandes lições que a pandemia nos deixou é que empresas de todos os portes precisam investir em marketing digital.

Por que? Porque as pessoas estão cada vez mais imersas no meio online. Inclusive, uma pesquisa recente apontou que o brasileiro gasta exatamente 10 horas e 8 minutos por dia na internet. Isso equivale a 154 dias por ano.

Atualmente, as pessoas usam a internet para tudo. Para trabalhar, estudar, se comunicar, se entreter e resolver questões domésticas.

Das compras às contas, tudo passa pelo digital. Então a sua empresa precisa estar lá.

Sendo assim, esta é a primeira das dúvidas sobre marketing digital respondidas neste artigo. Sim, vale a pena apostar em estratégias online. Tudo para sua empresa se relacionar e vender para seus clientes – potenciais ou atuais.

Agora vamos para a próxima: como fazer isso na prática? Eis uma pergunta com muitas respostas.

Por isso, criamos este artigo. Aqui nossos especialistas vão responder as principais dúvidas sobre uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Vamos começar!

1) O marketing de mídia social é importante para a minha empresa?

Sim, bastante. Afinal, sua empresa tem aí uma maneira rápida, acessível e eficiente de alcançar quase metade das pessoas do mundo.

Afinal, Facebook, Pinterest, LinkedIn, Instagram e TikTok (uma lista que está sempre mudando) são sempre populares.

Então o segredo é apenas só entender onde sua audiência está. Inclusive, esta é uma das principais dúvidas sobre marketing digital.

Pois cada uma destas redes são potenciais fóruns naturais para compartilhar opiniões – as chamadas provas sociais, perspectivas e ideias com as pessoas.

Por isso, muitas empresas têm concentrado seus esforços por ser um dos principais (ou até o único) lugares onde as pessoas interagem com as marcas.

Além disso, todas estas plataformas podem ir muito além de qualquer canal off-line. Então elas podem ser a ferramenta ideal para:

  • Engajar os stakeholders,
  • Conscientizar sobre sua marca,
  • Trazer tráfego para seu site,
  • Impulsionar sua empresa dentro da indústria.

2) Quais são as vantagens do marketing de mídia social para o meu negócio?

  • Aumentar a credibilidade e a conscientização da marca,
  • Ampliar os níveis de atendimento e satisfação ao cliente,
  • Promover e contar histórias reais em uma comunidade online,
  • Turbinar a receita com o comércio social.

3) Quais são os erros mais frequentes cometidos pelas empresas nas redes sociais?

Esta é sempre uma das grandes dúvidas sobre marketing digital: o que pode dar errado em meu perfil social? Na verdade, diversas coisas.

Por isso, vemos muitos perfis com apenas algumas centenas de assinantes. Essas empresas poderiam fazer tudo certo – mas algumas coisas deram muito errado.

Aqui estão alguns erros comuns ao praticar o marketing de mídia social. Então é preciso evitar isso se quiser obter resultados expressivos em suas campanhas:

  • Trabalhar sem estratégia;
  • Estar em uma rede cujo perfil de usuários não se enquadra à sua persona;
  • Não ter um perfil de cliente ideal definido;
  • Comprar seguidores;
  • Usar o tom errado nas postagens;
  • Usar hashtags desaconselhadas;
  • Ignorar os comentários;
  • Remover e bloquear as observações negativas;
  • Focar apenas em vendas e não entregar valor.

É por isso que muitas empresas optam por contratar uma agência de marketing de conteúdo. Assim concentram seus esforços em seus negócios e deixam que os especialistas explorem os recursos em prol dos seus negócios!

4) Então como as empresas devem medir o sucesso de seus esforços de marketing de mídia social?

O ROI de Mídia Social é um dos KPIs mais críticos entre as dúvidas sobre marketing digital. Pois os KPIs permitem comparar e contrastar vários canais de marketing para determinar o desempenho e a eficácia de cada um deles.

A análise do seu ROI em diferentes canais permite que sua empresa conte com uma mensuração precisa e concisa. Dessa forma, é possível racionalizar o impacto de todos os seus esforços de marketing.

Leia também: KPIs de Marketing Digital que todo CEO / CMO deve acompanhar

Além disso, essa análise pode ajudá-lo rapidamente a identificar quais redes sociais são tanto mais rentáveis quanto econômicas para o seu negócio.

5) Uma das principais dúvidas sobre marketing digital: o blog corporativo realmente compensa?

Sim, investir na produção de conteúdo para blog sempre compensa. Pois o conteúdo original compartilhado aumenta o envolvimento das mídias sociais e contribui para a exposição geral do seu negócio.

Além disso, um blog corporativo pode trazer muitos benefícios:

  • Mais tráfego,
  • Geração de leads qualificados,
  • Construção de autoridade,
  • Melhor relacionamento com seu público.

Outro ponto importante é a importância de ter conteúdo proprietário. Com um blog, sua empresa mantém uma presença digital sólida mesmo em caso de apagão nas redes sociais.

6) Outras das dúvidas sobre marketing digital que ouvimos muito: qual é o tipo de conteúdo que mais converte?

Produzir conteúdo eficiente e de alta performance pode trazer diversos desafios para sua empresa. Pois o processo é complexo, demorado e, idealmente, deve entregar valor ao seu cliente.

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As estratégias de conteúdo geralmente incluem um mix diversificado de tipos de conteúdo para garantir isso. Então, no geral, cinco tipos de conteúdo costumam ser os campeões de engajamento:

  1. Conteúdo visual;
  2. Conteúdo fortemente positivo;
  3. Conteúdo gerado pelo usuário;
  4. Conteúdo interativo;
  5. Materiais ricos – como eBooks e estudos de casos.

7) O que realmente é marketing de conteúdo?

O núcleo duro de suas estratégias digitais é o conteúdo – sempre útil e relevante.

Sendo assim, o marketing de conteúdo é uma abordagem pensada para criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente.

Através dele você fornece conteúdo realmente relevante e valioso, focado na dor do cliente.

Ao invés de apenas lançar seus produtos ou serviços diretamente. Assim, fica mais fácil atrair, reter e, finalmente, fazer negócio com estes clientes.

8) É necessário criar novos conteúdos regularmente? – esta é uma das principais dúvidas sobre marketing digital

A criação de conteúdo significa não apenas suas postagens no blog. Mas engloba também as postagens em redes sociais, vídeos, eBooks e podcasts. Em resumo: todas as formas de conteúdo.

Por isso, sua empresa deve produzir conteúdo com uma frequência alta e constante. Porém, isso não significa que seja preciso fazer tudo isso todos os dias.

O segredo é criar um calendário editorial. Assim, seu time de marketing e sua agência de marketing digital podem garantir uma entrega frequente, que alimente o relacionamento entre sua marca e seu público.

Além disso, sempre é possível reutilizar conteúdos. Por exemplo:

  • Trabalhar o vídeo do YouTube em pequenos drops para as redes sociais;
  • Utilizar um capítulo de seu eBook como artigo para o blog;
  • Editar um artigo de blog em posts para criar um carrossel no Instagram.

Você pode se concentrar no calendário editorial e também descobrir:

  • Quais assuntos já explorou – e quais obtiveram os melhores resultados,
  • Em quais tópicos é preciso melhorar,
  • Onde você precisa publicar mais.

Lembre-se: é preciso ter presença digital em diferentes plataformas para trabalhar dentro de uma estratégia de marketing digital de sucesso. Então distribuir seu conteúdo para torná-lo visível em outros lugares é importante.

9) Como o marketing de conteúdo pode ajudar minha empresa a se tornar um líder de pensamento na área?

Essa costuma ser também uma das principais dúvidas sobre marketing digital que recebemos aqui.

Então sempre deixamos claro: é preciso trabalho duro e muita disciplina para ser um líder de pensamento em qualquer indústria.

Por isso, a resposta aqui é que nada pode substituir um material valioso. Lembre-se: a definição de marketing de conteúdo é fornecer aos clientes informações relevantes e úteis. Sem vendê-las ou interrompê-las.

Por isso, foque neste objetivo ao determinar seu calendário editorial:

  • Fale com um público definido claramente.
  • Seja consistente.
  • Trabalhe bem as mídias sociais certas,
  • Concentre-se apenas na otimização de mecanismos de busca.

Primeiro, certifique-se de que seu público potencial receba consistentemente informações relevantes e úteis. Se você tiver sucesso, você ou sua marca serão a resposta para sua indústria como líder de pensamento.

Conclusões finais

Lembre-se: nenhuma das dúvidas sobre marketing digital é boba ou desnecessária. Pois, em muitos casos, foram dúvidas como as suas que trouxeram insights para novos negócios e soluções.

Por isso, se você não encontrou aqui a resposta que buscava, fale com a gente! Teremos prazer em te ajudar a entender melhor o marketing digital.

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