A internet aumentou o alcance das estratégia de marketing de diferenciação. Pois aproximou mais as empresas de seu público-alvo.
Dessa forma, surgiram uma série de possibilidades para que marcas de pequeno, médio ou grande porte pudessem disputar um mesmo público.
Porém, com mais opções no mercado, a concorrência também aumentou. Então isso fez o marketing de diferenciação se tornar uma grande potência.
Afinal, a estratégia de marketing de diferenciação pode fazer de sua marca uma referência no mercado. Um objetivo bastante almejado por empreendedores ou responsáveis pela organização.
Pois o intuito é realmente sair do padrão. Além de mostrar seus valores e os motivos pelos quais as pessoas têm para escolher a sua empresa, e não os concorrentes.
Por isso, criamos este conteúdo sobre estratégia de marketing de diferenciação. É um guia para sair da mesmice. Assim você vai conhecer ações que você pode aplicar na sua empresa e descolar da concorrência.
Então você vai descobrir neste guia:
- A força do marketing de diferenciação
- Como aplicar a estratégia de marketing de diferenciação na prática
- 5 fatores que interferem nas estratégias competitivas
- Se realmente vale a pena investir nesse tipo de estratégia
A partir daí, você vai avaliar o conteúdo ou vai deixar a concorrência ficar na sua frente?
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Descubra a força da estratégia de marketing de diferenciação
Toda empresa tem alguns diferenciais que a destacam da concorrência. Sendo assim, essas características podem estar:
- Na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos
- No atendimento prestado
- Nas ações de comunicação ou em outras áreas
Porém, nem todas as marcas exploram essas diferenças da forma como poderiam. Pois muitas delas nem sabem que têm essas vantagens. Até que seus concorrentes as enxergam e começam a explorá-las.
Sendo assim, uma estratégia de marketing de diferenciação é justamente o conjunto de ações para conquistar o público. Algo que pode tornar a sua empresa uma referência no seu nicho de mercado.
Então o foco aqui é dizer ao seu público-alvo que a sua marca é a melhor opção que ele tem. E é claro que não adianta só falar, você precisa provar!
Porém, engana-se quem pensa que a estratégia de marketing de diferenciação se resume ao preço. Pois simplesmente baixar o preço de um produto não vai fazer com que o cliente seja fidelizado pela marca.
Saiba mais: Como atrair clientes novos e ainda fidelizar os antigos? Confira!
Já ouviu a expressão “quem vem por preço, vai por preço”? Pois é! Ela é muito real e não define o marketing de diferenciação. Por isso, a estratégia tem o foco em atrair e fidelizar os clientes.
Assim é possível fazer com que o público reconheça na sua empresa os diferenciais importantes. Aquilo que fará com que eles permaneçam ali. Mesmo que os preços sejam mais altos do que os dos concorrentes.
Assim, há algumas marcas que conquistam a sua preferência por uma percepção de valor. Algo que você mesmo dá a ela. Mesmo sem perceber.
Por exemplo, a marca de um celular, carro, moto ou roupa. Portanto, basta parar e pensar um pouco que você vai se lembrar de alguma marca que sempre está entre as suas preferidas.
Cases: estratégia de marketing de diferenciação na prática
Essa percepção de valor está associada ao marketing de diferenciação. Pois a Apple é um grande exemplo de empresa que investe nas estratégias de diferenciação.
Afinal, seus produtos, principalmente os celulares, atraem um público muito grande. Mesmo tendo um valor de mercado acima de seus concorrentes.
Então toda vez que a Apple anuncia um lançamento de um modelo, longas filas são formadas com clientes fãs da empresa.
Frequentemente você encontra ali clientes que se sentem até mesmo privilegiados. Apenas por terem acesso ao produto antes de outras pessoas.
Outro grande exemplo de estratégia de marketing de diferenciação está no mercado das motocicletas: a Harley-Davidson.
Fundada em 1903, a marca norte-americana reúne uma legião de fãs em todo o mundo. Tão emblemática, uma moto da Harley custa mais que suas concorrentes.
Mas seus clientes não se importam com isso, já que o valor agregado está muito acima do preço de uma moto.
Aprenda como aplicar a estratégia de marketing de diferenciação
No tópico anterior, você viu o que realmente representa o marketing de diferenciação. Assim como alguns exemplos de ações.
Por isso agora vamos nos aprofundar no que você precisa fazer para explorar as técnicas. Tudo para obter os resultados possíveis. Acompanhe!
Segmente seu público-alvo
Seus produtos ou serviços são feitos para quem? Pense nessa pergunta com cuidado. Pois ela é só a primeira etapa. Talvez até a mais crucial para garantir o sucesso com o marketing de diferenciação.
Como dissemos no início deste guia, a internet quebrou as barreiras físicas do mercado. Então antes uma empresa era limitada à sua região para vender. Mas agora ela pode impactar públicos a milhares de quilômetros de distância. Com bastante facilidade.
As estratégias de marketing digital permitem que as ações de comunicação das marcas cheguem a todos os cantos do mundo, atraindo os clientes.
Porém, a segmentação do público-alvo é fundamental. Afinal, não faz sentido buscar aquelas pessoas que não têm interesse ou condições de serem clientes da marca.
Saiba mais: Segmentação de clientes: técnicas eficazes para seu negócio
Imagine, por exemplo, que a sua empresa produz revistas informativas para o público jovem. Então a linguagem utilizada é bem extrovertida, cheia de gírias. As informações são diversas, mas nada técnicas.
Pois agora pense: essa revista teria sucesso entre o público da faixa etária acima dos 60 anos? Provavelmente não!
Nesse exemplo, a empresa segmenta seu público. Assim ela consegue direcionar melhor suas estratégias de marketing.
Portanto isso não só melhora o rendimento das ações. Mas também consegue melhores resultados com o público buscado. Pois as informações são mais direcionadas.
Defina o posicionamento da sua marca como estratégia de marketing de diferenciação
Depois que a segmentação do público for definida, chega o momento de pensar no posicionamento da marca. Aqui, estamos falando da cultura, dos valores e dos princípios que a empresa segue.
A construção da identidade visual pode gerar estas experiências aos clientes. Isso inclui:
- Logo
- Slogan
- Branding voice
- Canais de comunicação
- Elementos gráficos
- Ambiente do ponto de venda
- Site
- Embalagem e muito mais.
Então as empresas que conseguem estabelecer um forte posicionamento conquistam um fator muito importante: lembrança de marca!
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Isso acontece quando um potencial cliente identifica uma necessidade. A partir daí, pensa naquela empresa para solucionar o problema.
A Chilli Beans é um ótimo exemplo de empresa nacional que se diferenciou no mercado. Com sua identidade sempre jovem e inovadora, a marca esbanja originalidade.
Pois a marca cria produtos cada vez mais personalizados para seu público. Assim eles se identificam com os valores e a postura da empresa.
Invista em inovação
O título deste guia esclarece muito bem o sentido de toda estratégia de marketing de diferenciação. A ideia é fugir da mesmice. Afinal, os consumidores não querem mais do mesmo. Mas sim marcas originais, com características marcantes e novas.
Por isso, investir na inovação não é só indicado, mas extremamente necessário. Assim marcas inovadoras vão além de se distinguir das demais. Mas também conquistam mais consumidores e têm vendas mais expressivas.
Muitas pessoas acham que a inovação consiste em criar algo extraordinário. Totalmente revolucionário e que nunca foi visto antes. Na verdade, não é bem isso.
Inovar é não ficar preso àquilo que seus concorrentes estão fazendo. Como sair da mesmice, do óbvio.
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Sendo assim, você pode muito bem ter grandes referências de empresas fora do seu mercado. Ou até em outros nichos de atuação. É só adaptar as ideias para o seu universo.
A inovação pode vir a cada dia. Seja por meio de uma postagem diferente nas redes sociais. Uma campanha de pós-venda para avaliar a satisfação dos seus clientes e oferecer algo em troca. Até uma embalagem nova para seus produtos, entre outras ideias.
Por isso, estabelecer a inovação como um dos pilares na sua empresa é fundamental. Assim como envolver seus funcionários nisso.
Então estimule novas ideias, mesmo em aspectos do cotidiano. Assim sua empresa será lembrada pela originalidade e personalidade.
Aposte na criação e divulgação de conteúdo relevante como estratégia de marketing de diferenciação
Você já ouviu falar em marketing de conteúdo, certo? Pois essa estratégia é o coração do inbound marketing. Reconhecido pela atração dos clientes e construção de uma jornada de compra.
Assim, o ciclo de venda é feito de forma consultiva. Assim como e a experiência gerada ao cliente é totalmente otimizada, de forma agradável.
O uso do inbound marketing está associado à maturidade digital da sua empresa. Especialmente quando consideramos que os consumidores se tornaram bastante exigentes. Atualmente ninguém quer mais aquelas marcas que usam vendedores invasivos e insistentes.
Por isso, investir em marketing de conteúdo tem potencial para gerar grandes resultados. Então você deve criar materiais ricos e bem relevantes, para compartilhar com seu público.
Aposte na criação de um blog dentro do seu site. Comece a publicar conteúdos interessantes de forma regular. Dessa forma, seu público sempre voltará para acompanhar a divulgação de novos materiais.
Assim, o Google e demais buscadores reconhecerão seu domínio como importante. O que pode alavancar as páginas na busca orgânica (não paga). Portanto, isso vai:
- Atrair cada vez mais pessoas,
- Elevar o tráfego,
- Aumentar a chance de fechar vendas.
Além disso, o público passará a enxergar na sua empresa a preocupação em criar materiais relevantes. Pois elas realmente ajudam as pessoas a tirar dúvidas, encontrar oportunidades e ter mais clareza antes de fechar uma compra.
Para criar esses conteúdos, é importante que você estude sobre SEO (Search Engine Optimization). Esse trabalho representa a otimização das páginas para a busca orgânica.
Saiba mais: SEO Marketing e seu papel no sucesso dos seus negócios
Então basicamente, você vai deixar seu site mais atrativo aos mecanismos de busca. Entre as técnicas de otimização, podemos citar:
- Uso estratégico de palavras-chave long tail e head tail
- Link building
- Estruturação dos conteúdos
- Otimização de imagens e vídeos
- Obtenção de backlinks de qualidade, entre outros
Conheça 5 fatores que interferem em uma estratégia de marketing de diferenciação
Um dos profissionais de referência quando se fala em marketing de diferenciação é Michael Eugene Porter. Porter é professor renomado de Harvard. Além disso, é diretor do ranking de competitividade das Nações do Fórum Econômico Mundial.
Pois ele aborda as estratégias competitivas da seguinte forma:
“Ações defensivas e ofensivas de uma companhia com o fim de criar uma oposição sustentável no segmento, com base nas cinco forças competitivas da empresa.”
Então, agora vamos analisar cada uma das cinco estratégias competitivas.
Rivalidade dos concorrentes
Analisamos aqui a comparação entre as empresas que disputam o mesmo público-alvo. Seja com produtos ou serviços similares.
Por isso, essa análise é essencial para implantar o marketing de diferenciação. Para isso, você deve estudar diferentes pontos. Como:
- Qualidade dos produtos,
- Nível de publicidade,
- Taxa de crescimento das empresas.
Poder de negociação dos clientes
O poder de negociação dos clientes está relacionado ao preço de compra. Assim como às opções que eles têm no mercado com produtos ou serviços similares.
Ou seja, você deve analisar o que os clientes podem tentar negociar. Sabendo o que eles encontram na concorrência. Tanto em relação ao preço como à disponibilidade.
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Então nessas horas, investir em inovação e ter um produto exclusivo faz toda a diferença!
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Poder de negociação dos fornecedores
Seus fornecedores também entram na análise das estratégias competitivas. Por isso avalie o custo e a qualidade da matéria-prima. Tanto da sua empresa quanto de seus concorrentes. Pois com essa avaliação, você será capaz de criar parâmetros e encontrar diferenciais.
Por exemplo: sua companhia usa uma matéria-prima de alta qualidade, superior à de seu concorrente? Então o preço praticado por você pode ser maior. Afinal, há um diferencial importante aí.
Ameaça de entrada de novos concorrentes
A ameaça de entrada de novos concorrentes é o quarto fator que interfere nas estratégias competitivas.
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Por isso você deve analisar quais são as facilidades e dificuldades para que um novo concorrente entre no mercado. Pois isso pode envolver:
- Investimento inicial
- Experiência
- Canais de publicidade
- Pontos de distribuição ou até mesmo patentes
É claro que quanto maior for a dificuldade para uma nova empresa entrar no seu mercado, maior será o diferencial para a marca.
Ameaça de produtos substitutos
Por fim, o último fator é o de ameaça de produtos substitutos. Esse ponto está relacionado à possibilidade de que o consumidor simplesmente substitua o seu produto por outro de menor preço.
Existe algum produto que possa substituir o seu no mercado? Então analise as diferenças de preço, qualidade e eficiência. Além disso, trabalhe para mitigá-las.
Saiba como a estratégia de marketing de diferenciação se diferencia do marketing atual
Toda empresa deve investir em marketing, isso é fato! Afinal, uma estratégia de marketing permite:
- Gerar as estratégias de comunicação da empresa,
- Apresentar seus produtos ou serviços,
- Atrair novos consumidores,
- Garantir mais valor à marca.
No entanto, as possibilidades para construir as ações são diversas. Especialmente quando o assunto é marketing digital. Pois sua empresa pode explorar inúmeros recursos, como:
- Campanhas de anúncios,
- Estratégia de e-mail marketing,
- Atualizações nas redes sociais,
- Vídeos — inclusive vídeos ao vivo,
- Artigos no blog e muito mais.
Assim como também pode explorar os meios offline tradicionais. Como propagandas na televisão, rádio ou impressos. A questão é o custo. Afinal, o marketing digital é mais econômico e pode trazer resultados mais palpáveis.
Outra questão que distingue o marketing de diferenciação do marketing atual é o foco. Pois o primeiro visa explorar mais os diferenciais da marca. Além de produzir estratégias únicas e inovadoras. Enquanto o marketing convencional mantém a mesma fórmula batida.
Por isso, as estratégias de diferenciação precisam ser pensadas para cada empresa, como um projeto único. Afinal, os diferenciais de uma marca não são os mesmos de outra. Pois o mercado é diferente. Os colaboradores também. Assim como os produtos e serviços.
Não estamos dizendo que você deve escolher apenas um tipo de marketing ou outro. Afinal, é preciso apenas pensar em tornar a sua marca única, uma referência para o público.
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Pois sempre que um potencial cliente identificar a necessidade de comprar um produto ou serviço que você oferece, ele deve lembrar da sua marca.
Então aplicar essas estratégias não só atrai o interesse do público. Mas também permite que a gestão estratégica da companhia seja mais inteligente.
Dessa forma, você reconhecerá oportunidades que até então não eram exploradas. Assim como limitações que precisam ser corrigidas rapidamente.
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Descubra se realmente vale a pena investir em uma estratégia de marketing de diferenciação
Neste guia completo, você viu muitas informações sobre o marketing de diferenciação. Então agora vamos analisar os benefícios para as empresas de investir nas estratégias. Assim como conferir se, de fato, ele vale a pena.
Aumento da receita
O primeiro benefício do marketing de diferenciação é o aumento da receita. Isso porque sua empresa será uma referência no mercado.
É claro que, para alcançar isso, não basta simplesmente querer. Nem esperar que os resultados comecem a aparecer do dia para a noite. Pois o marketing de diferenciação é um trabalho feito continuamente. E construído por pequenos detalhes.
Assim, o aumento da receita é uma consequência das estratégias. Pois há uma maior procura do público, o que torna a marca a principal opção para atender às suas necessidades.
Redução de custos através da estratégia de marketing de diferenciação
Vimos que o marketing de diferenciação é o apanhado de estratégias utilizadas pela organização com o intuito de ser reconhecida frente à concorrência pelos seus diferenciais.
Por isso, adotar a liderança no custo total é fundamental para se manter competitivo no mercado. Então o foco será, essencialmente, a redução global dos custos sem perda de qualidade. Sempre com ações eficazes traçadas para atender a esse objetivo.
Veja bem: as ações de marketing de diferenciação, quando bem aplicadas e gerenciadas, trazem um aumento de público. Consequentemente, uma maior taxa de conversão.
Por isso, tenha em mente que definir a estratégia de liderança de custos mais aplicável ao seu negócio é fundamental.
Sendo assim, é preciso investir em participação no mercado e buscar um caminho que não interfira na qualidade do seu produto ou serviço final.
Dessa forma, investir em marketing digital de diferenciação significa diminuir os custos globais de sua empresa.
Redução de riscos
Aplicar as estratégias de diferenciação pode reduzir bastante os riscos relacionados ao seu negócio. Isso porque você deverá fazer um mapeamento dos pontos que mostramos no tópico anterior:
- Concorrentes,
- Fornecedores,
- Clientes,
- Lançamentos,
- Substituição dos produtos.
Então ao analisar os concorrentes, por exemplo, você pode identificar um potencial risco. A partir disso, agir com prevenção para que essa empresa não tome sua posição no mercado. Assim como seus clientes.
De forma análoga, analisar o poder de negociação do seu cliente é fundamental para saber como proceder nas negociações de vendas. Seu time de vendedores saberá até que ponto pode ir.
É o caso dos processos de venda complexa, por exemplo. Pois é muito comum que os compradores de grandes empresas usem o famoso blefe para tentar alcançar preços mais baixos. Como falar de outras ofertas.
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Então se você sabe quais são os limites de custos dos seus concorrentes, pode ter uma estratégia melhor de venda. Assim como reduzir os riscos de perder o negócio.
Além disso, por meio das estratégias de publicidade traçadas você saberá quem é seu público-alvo. Assim como quais são seus desejos e necessidades. Ou como ele se posiciona e como falar com ele.
Seu conhecimento sobre o mercado se amplia. Assim você entende como seu negócio deve se posicionar para obter um maior retorno de capital, visibilidade e valor de marca.
Outras oportunidades também serão visualizadas de forma mais clara, como:
- Expandir a empresa,
- Firmar parcerias,
- Negociar fusões entre empresas do mesmo segmento.
Assim como as ameaças que possam surgir no decorrer do caminho. Assim a redução dos riscos através da aplicação das estratégias de competitividade é bastante visível. Além de essencial para o futuro da companhia.
Maior longevidade para a empresa
Por fim, não podemos nos esquecer de algo essencial. O marketing de diferenciação resulta em um futuro mais próspero para a empresa. Não só isso: a marca ganha mais condições de resultados em longo prazo.
Os efeitos das estratégias de diferenciação não aparecem instantaneamente. Mas sim em médio e longo prazo. Pois uma empresa que conquista não só clientes, mas fãs da marca, consegue ter vendas frequentes e recorrentes.
Então esses fãs também trazem novos consumidores. Sempre por meio de indicações, depoimentos e postagens nos meios de comunicação.
Vimos ao longo deste guia que o marketing de diferenciação é uma grande potência para qualquer empresa.
Sendo assim, os gestores e responsáveis devem sempre buscar maneiras inteligentes para colocar suas marcas em evidência. O que ajuda a gerar valor perante o público.
Os efeitos internos do marketing de diferenciação
As estratégias de diferenciação servem não só para destacar a empresa. Mas também para analisar internamente os pontos positivos e negativos.
Por isso mostramos que, para aplicar essas estratégias, você precisa analisar os cinco pilares que vão ajudar sua organização a ter uma visão mais completa. Seja do mercado, dos concorrentes, dos fornecedores, do público e de sua própria empresa.
Então, agora é hora de você começar a explorar o marketing de diferenciação na sua empresa! Por isso siga as dicas que fornecemos. Veja como elas podem alavancar seus resultados!
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