Descubra como explorar a tecnologia para aumentar as vendas em seu negócio e transformar processos internos, obtendo resultados expressivos.

Tecnologia para aumentar as vendas: explore na prática

Podemos usar a tecnologia para aumentar as vendas?” – esta é, sem dúvida, uma pergunta bastante comum em nossas reuniões.

A resposta simplificada é um sonoro sim. Hoje a tecnologia já é um recurso essencial para interagir com clientes em potencial, organizar dados e obter insights durante o processo de vendas.

A inovação tecnológica traz aperfeiçoamento, caminhos para desafiar os métodos estabelecidos e questionar as práticas existentes. Tudo para obter resultados cada vez melhores.

Por isso, usar a tecnologia para aumentar as vendas de sua empresa tem um potencial imensurável.

Entenda a seguir como isso funciona na prática – e de que forma sua empresa pode explorá-la para obter resultados cada vez mais expressivos.

O papel da tecnologia para aumentar as vendas

A tecnologia voltada para estimular vendas inclui ferramentas que aumentam a produtividade e a eficácia operacional.

Assim, essas ferramentas melhoram a execução dos processos de vendas, permitindo que os vendedores utilizem melhor seu tempo e obtenham resultados mais expressivos em conversão e dados.

Hoje as ferramentas de tecnologia de vendas incluem sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), que ajudam os vendedores a gerenciar seus clientes, bem como suas jornadas de compra.

Relacionado: Contar com um CRM para equipe de vendas é um bom negócio?

Os setores de vendas também investem frequentemente em inteligência de vendas e aplicativos de produtividade. Pois muitas dessas ferramentas exploram certos recursos para oferecer uma visão mais detalhada sobre clientes e oportunidades, como:

  • Análise de dados,
  • Aprendizado de máquina,
  • Inteligência artificial.

Além disso, elas podem ajudar os gerentes com a previsão de vendas. E as ferramentas de automação economizam tempo automatizando tarefas manuais repetitivas. Como enviar e-mails, agendar reuniões e pontuar leads.

A tecnologia para aumentar as vendas ainda inclui recursos de venda social e comunicação, como:

  • Chatbots
  • Rastreamento de e-mail
  • Ferramentas de reconhecimento de fala, entre outros

O papel da tecnologia na melhoria do desempenho de vendas

A tecnologia está evoluindo a cada dia, fazendo com que seu impacto frente aos processos de vendas cresça a cada dia.

Assim, manter-se à frente do jogo quando se trata de tecnologia para aumentar as vendas tornou-se essencial. Pois só assim seu time de Vendas pode fornecer a melhor experiência possível. Bem como permanecer à frente dos concorrentes em seus respectivos espaços.

Por isso, o uso de tecnologia certa pode ter um grande impacto na melhoria do seu desempenho em vendas. Então veja a seguir como isso se aplica no dia a dia de sua empresa.

8 impactos da tecnologia no aumento de vendas

Para empresas como a sua, investigar oportunidades de melhoria digital deve ser um procedimento padrão. Não apenas em funções voltadas para o cliente, mas em toda a empresa.

Por isso, nosso time de especialistas analisou como a tecnologia pode acelerar as vendas e gerar receita. E identificou oito impactos-chave que podem trazer resultados mais expressivos para seus negócios – confira:

1) Maior visibilidade do funil

A utilização de uma solução para gerenciar todas as oportunidades existentes fornece uma visibilidade bastante ampla de seu funil de vendas como um todo.

Leia também: Funil de vendas em Y: conheça os benefícios para sua empresa

Afinal, sem uma visão precisa e sensível ao tempo do seu funil de vendas, sua empresa não será capaz de prever com precisão os orçamentos. E nem de construir uma estratégia eficaz.

Pois ao entender quantas oportunidades ficam em cada estágio e suas taxas de conversão relativas, a otimização se torna muito mais direta.

Além disso, os recursos podem ser realocados para áreas que exigem mais atenção. Enquanto abordagens alternativas podem ser encontradas para áreas menos desenvolvidas.

Como resultado, sua empresa se coloca em posição de dar a cada lead uma chance maior de ultrapassar a linha e tornar-se cliente.

2) Inteligência ao lidar com objeções de vendas

Falando de áreas defasadas, você atualmente sabe onde suas oportunidades de vendas ativas estão sendo retidas? E, se sim, por que isso está acontecendo?

Ao usar a tecnologia para investigar os atrasos, seu time de vendas pode mitigar as objeções de vendas e explorar estratégias alternativas.

Relacionado: Como contornar objeções de vendas e converter mais

Menos objeções é sinônimo de uma maior velocidade de oportunidade. E, consequentemente, clientes mais felizes recebendo o resultado desejado mais cedo do que o esperado.

3) Práticas recomendadas identificáveis

Por outro lado, indo além das áreas problemáticas, a tecnologia para aumentar as vendas também pode ressaltar o que é bom para o seu negócio.

Pois assim você saberá quais processos geram os melhores resultados. Como quais ações que transformam um cliente de conteúdo em um embaixador da marca. Ou mensagens que ressoam com os pontos de dor que os clientes estão tentando resolver.

Saiba mais: Pontos de dor do cliente: o guia definitivo

Então, ao descobrir o que está funcionando, você deu o primeiro passo na replicação em escala. Assim, a tecnologia pode facilitar a implementação em todo a empresa para a melhor versão do seu negócio, 100% do tempo.

4) Acesso amplo

Da mesma forma, garantir que todos na equipe estejam dançando no mesmo ritmo é inestimável. Pois a colaboração é um asset para qualquer empresa que busque melhorar a experiência do cliente.

Em vez de ter todos lutando uns contra os outros, alinhar marketing e vendas permite que sua empresa atue de forma coletiva.

Assim, ao comunicar claramente a visão para a empresa, todos agora podem se esforçar juntos para alcançar os objetivos de seus clientes e de seus negócios.

Então, esse acesso amplo à missão, valores e KPIs reduz a duplicação e garante que, independentemente da localização, cada membro da sua equipe esteja totalmente atualizado sobre cada bit de informação que precisa ter.

Leia também: KPIs para empresas B2B: conheça os principais indicadores

Lembre-se: maior alinhamento gera menos erros. Menos erros significam uma execução mais rápida e uma melhor chance de conversão.

5) Automação de economia de tempo

Quanto do tempo da sua equipe é gasto em tarefas repetitivas, mas essenciais? Agora imagine como esse tempo poderia ser melhor aproveitado? Que impacto isso teria na receita?

Ao automatizar as tarefas necessárias, mas demoradas, que compõem o processo de vendas, sua equipe pode se concentrar em alcançar mais oportunidades em um ritmo mais rápido.

Baixe agora mesmo: O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Assim a tecnologia para aumentar as vendas pode garantir uma equipe mais focada, motivada e competitiva, pronta para concentrar sua mente apenas em atender melhor às necessidades do seu cliente.

6) Ação certa na hora certa

A tecnologia de business intelligence pode acelerar as vendas e gerar receita. Assim, garante que sua empresa alcance a oportunidade certa, com a ação certa, no momento certo.

Afinal, a tecnologia para aumentar as vendas está lá para apoiar sua equipe em seu dia a dia:

  • Avisando quando um cliente precisa ser nutrido,
  • Notificando a ausência de retorno de um lead,
  • Mostrando que um contato passou a se engajar mais em seus materiais ricos,
  • Até mesmo enviando um e-mail de confirmação de compromisso.

Chega de oportunidades perdidas. Não há mais receita escorregando pelos dedos. Mas, sim, a ação certa, para a oportunidade certa, no momento certo.

7) Maior eficiência interna

Se os processos internos estiverem funcionando sem problemas, sua equipe não será a única beneficiária.

Pois comunicações aprimoradas reduzem os obstáculos internos. Assim, facilita um melhor atendimento ao cliente e uma maior velocidade de entrega.

Da mesma forma, erros estratégicos ou lacunas de processo podem ser mais facilmente detectados. Dessa forma, seu time garante que nenhuma oportunidade de venda seja perdida. Ou que os clientes não serão ouvidos.

Relacionado: 4 erros de marketing digital que impactam a geração de leads

Lembre-se: a eficiência interna é a base a partir da qual você pode fornecer a melhor oferta disponível para seus clientes. E ampliar suas vendas.

Afinal, a tecnologia para aumentar as vendas está lá para tornar isso o mais fácil possível.

8) Melhor atendimento ao cliente

Já falamos muito sobre o tema nos tópicos anteriores. Afinal, as empresas também dependem da aquisição e retenção de clientes para crescer.

Sua empresa não pode sobreviver sem eles: o cliente feliz, aquele que voltará e contará aos outros sobre sua solução e sua eficácia.

Saiba mais: Experiência do cliente B2B: 5 dicas para trazer mais resultados

Para fazer isso, as empresas como a sua devem fornecer um nível consistentemente alto de atendimento ao cliente. Assim, a tecnologia também pode ajudar.

Atualmente, a tecnologia para aumentar as vendas – como um software de CRM e de PSA – está atingindo novos patamares de utilidade. Beneficiando tanto as empresas quanto seus clientes.

Com uma pequena ajuda da tecnologia, você pode aumentar seus lucros aumentando sua disponibilidade para seus clientes:

  • Serviços de suporte por chat,
  • Sites interativos,
  • Atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana – tudo isso faz toda a diferença.

Como usar a tecnologia para aumentar as vendas em seu negócio

Agora que analisamos a fundo como a tecnologia pode melhorar seu desempenho de vendas, vamos examinar mais de perto as ferramentas específicas que podem desbloquear seu potencial.

1) Use um CRM para simplificar seus processos

Hoje, uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) é uma necessidade para empresas que desejam obter uma vantagem sobre a concorrência.

Pois elas colaboram com a simplificação do processo de vendas, ajudando a gerenciar pontos de contato à medida que surgem entre um representante e seu lead.

Assim, simplificar tarefas como entrada de dados e organização libera muito tempo. O que permite aos seus representantes colocar seu tempo em tarefas mais significativas, que podem causar impacto em seus números.

Muitos destes sistemas de CRM também se integram a ferramentas existentes, como gerenciadores de documentos e canais de comunicação. Assim fica mais fácil simplificar todas as tarefas de vendas sob o mesmo teto.

Dessa forma, a centralização de tudo o que você precisa para fazer seu trabalho elimina o desperdício de tempo e a perda de produção, permitindo:

  • Comunicação direta com todos os seus clientes em potencial em um só lugar,
  • Rastreamento de clientes inativos,
  • Acesso a todos os seus dados de forma prática e rápida.

Com o CRM certo, está tudo lá e pronto para ir.

O momento nunca foi tão propício para implementar um CRM em seu negócio: este mercado atingiu US$ 52,64 bilhões em todo mundo ainda em 2020. Mas foi acelerado pela digitalização em massa da pandemia e deve atingir US$ 128,97 bilhões até 2028.

2) Ferramentas de comunicação inteligente

Comunicar-se nunca foi tão fácil ou mais complicado do que nunca. Sim, isso não faz sentido, mas é verdade.

Pois jamais houve tantas maneiras pelas quais as empresas podem se comunicar com leads, clientes em potencial e o público geral de uma empresa.

Porém, toda essa multiplicidade torna as coisas mais difíceis se as tecnologias certas não estiverem em vigor. Afinal, se dividir entre telefonemas, e-mails, chatbots, mensagens SMS, mídias sociais, videoconferência e outras formas de comunicação pode ser difícil.

É aqui que a tecnologia para aumentar as vendas entra em jogo. Para ajudar seus representantes a entender tudo isso e tirar um pouco do trabalho manual.

Por exemplo, um chatbot automatizado pode iniciar uma conversa e orientar um cliente em potencial em direção a:

Saiba mais: Como o Representante de Vendas digital ajuda sua empresa a vender mais

Da mesma forma, os e-mails também podem ser feitos de forma mais inteligente. Em vez de gastar grandes quantidades de seu tempo escrevendo, agendando, acompanhando e analisando seus e-mails, você pode ser mais eficiente e eficaz.

Além disso, esse tipo de automação inteligente pode ser feito para suas contas de mídia social, mensagens de texto, agendamento de reuniões e muito mais. Tudo para facilitar o processo para você e seus clientes em potencial.

3) Automatize tarefas manuais e repetitivas

Como mencionamos acima com a comunicação automatizada, a automação é uma ferramenta muito útil para os representantes de vendas. Pois tem muitos usos além da comunicação.

Então, é só pegar seus processos demorados e frustrantemente manuais e aplicar o poder da automação para simplificá-los.

Aqui estão algumas das áreas dentro de vendas onde a automação pode ser implementada para melhorar a eficiência e o desempenho das vendas:

  • Prospecção: executar pesquisas em empresas ou pessoas dentro de indústrias pode ser muito demorado. Porém, a automação pode pegar informações do seu CRM ou de ferramentas e sites externos e entregá-las a você de maneira facilmente digerível para que você possa pular para a parte divertida;
  • Propostas: integrações e automação podem trabalhar juntas para extrair informações e preencher campos para tornar a elaboração de propostas mais fácil e rápida;
  • Gerenciamento de negócios: registre, acompanhe e organize todos os pontos de contato durante o processo de vendas. Além disso, organize seus acompanhamentos e próximas etapas dentro de uma plataforma de automação;
  • Calendários: use a automação para agendar e atualizar reuniões com clientes em potencial sem levantar um dedo;
  • Gerenciamento de contatos: insira, organize e gerencie automaticamente os clientes em potencial em seu CRM. Assim você e seu time de Vendas gastarão menos tempo inserindo informações manualmente e mais tempo usando-as para nutrir leads.

4) AI e Aprendizado de Máquina como tecnologia para aumentar as vendas

A IA e o aprendizado de máquina podem ser uma ferramenta útil durante todas as etapas do processo de vendas. Desde o primeiro contato até o fechamento do negócio.

Eles podem ajudar seu time de vendas a entender e extrair dados relevantes ao criar um relatório ou criar documentação.

Mais: a IA pode ser usada no processo de verificação e comunicação na forma de chatbots que podem iniciar a conversa.

Além disso, a IA e o aprendizado de máquina permitem usar dados passados para determinar o que o futuro pode trazer.

Relacionado: Marketing preditivo eficaz: como fazer?

Isso pode ajudar a encontrar novos clientes, indicar quando os negócios podem atender os clientes em potencial existentes. Até prever projeções de vendas para ajudar as equipes a ajustar metas e expectativas.

5) Fazendo uso de dados e alinhando-se com o marketing

Muitas das tecnologias mencionadas anteriormente se reúnem para tornar isso possível.

Mas um dos aspectos mais importantes da tecnologia para aumentar as vendas é tornar os dados mais acessíveis e utilizáveis durante todo o processo. Afinal, esses dados podem fornecer informações valiosas sobre:

  • Preferências do público,
  • Localização,
  • Dados demográficos e muito mais.

Para coletar e relatar esses dados, os representantes podem fazer uso de IA, aprendizado de máquina, CRMs e automação, que ajudam a simplificar diferentes pontos dentro do processo de coleta de dados.

Muitos desses dados vêm da equipe de marketing de uma empresa (ou de sua agência de marketing digital).

Então, isso significa que é importante que vendas e marketing estejam corretamente alinhados, se comunicando e capazes de compartilhar dados facilmente.

Relacionado: Aplique o Smarketing e aumente a receita da sua empresa

É aí que entra a tecnologia também. Pois juntos, entre dados e estratégias de vendas, os representantes podem realmente utilizar dados em suas tomadas de decisão.

Dessa forma, sua empresa pode elaborar estratégias baseadas em dados para melhorar o desempenho de vendas.

Como a tecnologia pode incentivar a repetição de vendas?

E quando você fechou a venda e agora está procurando encantar um cliente e, potencialmente, trazer vendas repetidas, upsell ou cross-sell? Pois a tecnologia tem tudo o que você precisa.

Por exemplo: os CRMs podem ajudá-lo a rastrear clientes após o negócio. Assim seu time poderá manter contato com eles e oferecer experiências excepcionais de atendimento ao cliente pós-venda.

Além disso, você pode automatizar pontos de contato como e-mails de check-in, pesquisas, enquetes e outros lembretes para tocar continuamente a base.

Ou seja, tudo isso envolve proporcionar uma experiência positiva ao cliente, garantindo que suas necessidades sejam atendidas.

Assim eles se sentiram cada vez mais satisfeitos com o serviço / produto. Pois sua empresa e seu representante estarão sempre lá para dar a eles o que eles precisam.

Especialmente se isso significar mais vendas repetidas ou uma chance de adicionar mais produtos ou serviços ao contrato atual.

Implementando uma nova tecnologia para aumentar as vendas

Às vezes, a parte mais difícil de trazer novas tecnologias é o processo de implementação:

  • Treinar representantes sobre as melhores práticas,
  • Garantir que todos tenham a tecnologia necessária para operar essas novas ferramentas,
  • Estabelecer procedimentos para garantir que todas essas práticas recomendadas estejam sendo seguidas,
  • Se certificar de tudo esteja funcionando como pretendido.

Tudo isso têm o potencial de criar obstáculos ao longo do caminho.

Felizmente, especialistas existem para ajudar a escolher soluções a dedo e desenvolver planos de implementação.

Assim fica mais fácil garantir que tudo funcione o tempo todo perfeitamente, para que você nunca perca uma oportunidade devido a um entrave tecnológico.

Quando feita de forma ineficaz, a implementação da tecnologia pode criar dores de cabeça para representantes e outros usuários. Além de criar um tempo de inatividade dispendioso à medida que as pessoas lutam para se ajustar.

É por isso que é essencial não apenas ter um plano para adotar novas inovações, mas também implementá-las de forma eficaz.

Seja sua própria equipe interna de TI ou uma equipe terceirizada de especialistas, como a UP2Place Digital.

Pois poder contar com esse tipo de experiência disponível permite que todos os seus recursos tecnológicos, modernos e estratégicos, funcionem da melhor maneira possível.

Leia também: Por que contratar uma agência especialista em tecnologia?

Para fechar

Então, encontrou suas respostas sobre como a tecnologia pode aumentar as vendas?

Ficou claro como os recursos mais modernos podem otimizar o tempo de suas equipes, abrindo espaço para uma atuação mais estratégicas e voltada para conversões?

Lembre-se: sem esses recursos necessários, seus concorrentes podem oferecer uma experiência mais rápida, fácil e agradável.

O próximo passo então é analisar seus recursos atuais de tecnologia para aumentar as vendas.

Onde estão os gargalos deles? Então, seus sistemas funcionam juntos? O que poderia ser melhor?

Você ficaria surpreso com a frequência com que encontra uma solução disponível para corrigir problemas óbvios em seus processos.

Se você precisar de ajuda neste processo, conte com a UP2Place Digital. Estamos prontos para saber mais sobre o que sua empresa pode fazer para estabelecer um caminho para o sucesso futuro com a ajuda da tecnologia.

FALE JÁ COM A UP2PLACE

Pesquisar

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados

Contato

Rua Sergipe, 475, Cj 403

Higienópolis,  São Paulo-SP

CEP 01243-001,

Copyright Ⓒ 2020 UP2Place Digital. Política de Privacidade e Termos de Uso.