Muito tem se falado sobre o marketing digital no metaverso – e como tudo isso vai acontecer na prática.
Afinal, a transformação digital vem crescendo rapidamente e mudando. Estamos vendo inovações que antes eram inimagináveis. Uma dessas é o metaverso — um ambiente virtual único e imersivo que está rapidamente tomando conta da internet.
Com o aumento contínuo da realidade virtual (RV) e da realidade aumentada (RA), os metaversos estão penetrando na internet. Estima-se que aproximadamente 85 milhões de usuários tiveram experiências com RA ou RV em 2021.
Mas embora a novidade não seja exatamente o que a ficção científica tem representado, ele ainda continua a produzir valor inimaginável como uma nova plataforma de computação.
E, talvez, como uma nova plataforma de negócios. Entenda melhor este novo universo com a leitura a seguir.
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Entendendo o Metaverso
Metaverso não é uma tecnologia. Mas sim um conceito existente através de várias tecnologias. Pois qualquer espaço virtual pode ser metaversal. Então mantenha isso em mente para entender mais esta novidade da transformação digital.
Leia também: Transformação Digital: os desafios da transição para as empresas
Podemos simplesmente descrever o metaverso como um mundo virtual paralelo ao mundo físico. Não é exatamente uma novidade, especialmente para os fãs de The Sims.
Você pode criar um personagem virtual e dar-lhe uma vida neste mundo. Além disso, você pode viajar entre os espaços. Assim como você acessa sites na internet, pode visitar plataformas . É por isso que é considerado um universo.
Este mundo digital pode servir como um videogame, um espaço social ou até mesmo uma loja. Por isso, é possível organizar uma festa virtual. Comprar ou vender coisas. Conhecer pessoas ou trabalhar. E até apenas fazer uma social social. Tudo depende do seu alvo e da sua criatividade.
É por isso que o marketing digital no metaverso tem um enorme potencial para as marcas. Há inúmeras possibilidades aqui.
Tecnologias aplicadas no metaverso
Bem, também precisamos falar sobre as tecnologias para entender melhor o este novo universo. RA e RV são comumente usados para criar este mundo oferecendo uma rica experiência 3D.
Sendo assim, a primeira mistura os mundos digital e físico. Enquanto a segunda vai além e cria um ambiente totalmente virtual que pode ser acessado através de dispositivos especiais. Roblox e Fortnite são exemplos bastante populares de espaços sociais virtuais, especialmente para a geração mais jovem.
No entanto, com a crescente popularidade do metaverso, as gerações mais velhas também estão ficando cada vez mais interessadas.
Por isso, esse conjunto todo oferece às marcas a oportunidade de anunciar seus produtos e se relacionar com seus clientes e leads de uma nova forma.
Características-chave dos metaversos
- Sempre ativo: metaversos não param quando você os deixa, nem eles terminam. Eles continuam indefinidamente;
- Existe em tempo real: o metaverso tem uma linha do tempo que sincroniza com o tempo do mundo real;
- Os jogadores têm uma rotina individual: é possível realizar atividades separadas ao mesmo tempo. Um pode estar parado no canto enquanto outros estão interagindo uns com os outros;
- Universo autônomo e em pleno funcionamento: este é um universo em pleno funcionamento que permite que os usuários criem, possuam, vendam e invistam. Os usuários também podem ser reconhecidos e recompensados pelo esforço que colocam nesta realidade;
- Mistura de diferentes plataformas: no caso de videogames, por exemplo, os usuários podem trazer itens de um jogo para outro;
- Conteúdo gerado pelo usuário: metaversos são mais do que apenas espaços virtuais para os usuários se inserirem. É possível criar conteúdo que outros usuários também possam desfrutar.
Marketing digital no metaverso: qual é o impacto disso para as empresas?
De cara, nossos especialistas destacam as imensas oportunidades para criar estratégias de marketing que aumentem a conversão. Pois as marcas podem lidar com campanhas que não são atraentes ou fáceis de se aplicar no mundo real.
Desafios do marketing digital no metaverso
Porém, mesmo com as inúmeras vantagens para o marketing digital, alguns desafios devem ser considerados. Por isso, vale destacar os seguintes pontos:
- Propriedade intelectual: se o criador de conteúdo for uma IA, sua empresa pode não obter proteção de propriedade intelectual. Neste caso, não é possível reivindicar os direitos legais do seu trabalho;
- Segurança: esta é uma questão sensível, pois a segurança no metaverso demanda melhorias. Você pode saber mais sobre como a plataforma usará seus dados;
- Propriedade de ativos digitais: mais uma questão desafiadora de verificar. Digamos que um usuário ganhou dinheiro virtualmente. Ele vai precisar provar que é seu.
Oportunidades do marketing digital no metaverso
Por outro lado, as oportunidades no metaverso prometem ser ainda maiores que os desafios. Afinal, este pode ser um campo fértil para marcas, onde sua empresa pode plantar suas sementes e colher bons frutos – como:
Construir laços fortes com seu público
Como é altamente interativo, sua empresa pode construir relacionamentos de longo prazo com seu público-alvo no metaverso.
Eles vão gostar de jogar seus jogos ou participar de seus eventos virtuais. Você pode criar seu próprio espaço ou ser um convidado em todos os já existentes. Espaços como o Roblox já estão hospedando eventos e campanhas de marca.
As campanhas baseadas em jogos e eventos são grandes chances de construir uma ponte entre marcas e clientes. Ofereça-lhes uma experiência imersiva em vez de se promover. Então você terá usuários mais ativos gastando tempo em seu espaço.
Aumentar a visibilidade de sua marca
O marketing digital no metaverso é um tópico em alta. No entanto, ainda é novo. Então sua marca pode ficar conhecida mundialmente quando sua agência de marketing digital tiver uma ideia bem fora da caixa.
Leia também: 5 dicas para escolher a agência de marketing digital ideal para seus negócios
Afinal, todo mundo está falando sobre as campanhas acontecendo nesse ambiente. Mesmo que eles não estejam no metaverso, você alcançará mais audiências.
Focar no marketing de engajamento
Você pode receber seus potenciais compradores em sua loja virtual. Até mesmo fazer compras em sites de comércio eletrônico ou mídias sociais é atraente para as pessoas.
Eles vão adorar uma loja 3D onde podem virtualmente andar por aí e interagir com outros clientes. Especialmente quando consideramos as mudanças de hábito de consumo com a pandemia.
Essas lojas têm um alto potencial de rivalizar com os espaços físicos das marcas. Pois as pessoas podem ter lojas visitadas em seu conforto doméstico.
É como conferir os produtos em seu e-commerce – mas com uma experiência altamente realista. Eles podem até experimentar os produtos.
Portanto, há uma chance maior de convencê-los a comprar. Assim, o marketing de engajamento é um dos tipos de ação digital que tem uma ampla oportunidade neste domínio.
Aumentar sua renda
O metaverso é um mundo onde as pessoas querem viver uma boa vida. Aqui, eles querem ter casas bonitas, usar boas roupas, participar de eventos legais, e se exibir com o que eles têm.
Portanto, faça o seu melhor para criar produtos virtuais que as pessoas vão querer comprar. Pois graças aos NFTs e criptomoedas, é fácil gastar dinheiro em metaverso.
Sendo assim, sua marca pode multiplicar a renda com uma boa estratégia de marketing digital no metaverso. O maior investimento em metaverso foi de US$ 2,43 milhões em 2021.
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Obter dados
O metaverso traz outra oportunidade única para sua empresa: uma nova forma de coletar dados. Assim como de entender o comportamento do usuário.
Agora, através de sistemas de realidade virtual e aumentada, as marcas podem medir o engajamento à moda antiga. Sem janela que o insira para optar ou desativar os cookies necessários).
À medida que um cliente passa o tempo observando ou experimentando itens no metaverso, as empresas ganham informações em tempo real sobre suas preferências.
Marketing digital no metaverso: o ponto de encontro
Embora os jogos online e ambientes digitais realistas existam há anos, o mais novo recurso que traz o metaverso para as massas vem através da realidade virtual (VR).
Isso pode ser usado para ajudar a levar o varejo a um futuro onde as experiências físicas e digitais convergem:
- Avatares realistas que podem experimentar roupas;
- Testar um novo sofá dentro de vitrines virtuais;
- Ir a um evento de lançamento de um novo produto.
As possibilidades que vêm com uma experiência de compra combinada são infinitas.
O segredo do sucesso então é garantir experiências efetivamente interativas, de imersão entre sua marca e seu cliente. Assim você pode colher benefícios reais de sua estratégia de marketing digital no multiverso.