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Marketing omnichannel como estratégia digital

O marketing omnichannel tem trazido resultados para os mais variados setores - mas será que é a aposta certa para sua empresa? Descubra!

Hoje, o marketing omnichannel é uma estratégia primordial para os negócios. Pois é o reflexo direto das mudanças nos hábitos do consumidor.

Se antes a jornada de compra começava e terminar em seu ponto de venda físico, hoje o cenário é diferente.

Das buscas do Google às indicações de influenciadores. Da visita presencial à loja até a compra via e-commerce.

Atualmente, é preciso ter uma atuação omnichannel. Só assim sua empresa consegue proporcionar experiências expressivas para seu cliente.

Por isso, organizações de todos os setores estão explorando essa estratégia. Incluindo saúde, varejo, finanças, tecnologia e muito mais.

Então venha descobrir como fazer isso da forma mais estratégica possível.

O que é o marketing omnichannel?

Segundo os especialistas, esta estratégia é a integração perfeita entre os pontos de contato de marca, mensagens e on-line e offline.

Como isso ocorre à medida que os consumidores atravessam o funil de vendas, sua empresa consegue proporcionar uma experiência mais impactante ao cliente.

Além disso, o marketing omnichannel tem uma visão centrada no consumidor para nortear as táticas de marketing.

Agora, os consumidores podem interagir com marcas em inúmeros canais. Desde mídias sociais até linhas de atendimento direto ao cliente.

Então uma abordagem omnichannel garante que o consumidor tenha uma experiência positiva e consistente em cada canal. Assim é possível oferecer alguns elementos-chave:

Algo essencial nos dias de hoje. Afinal, uma marca identificável simplifica o reconhecimento da marca.

Enquanto a personalização baseada em interesses e histórico de compras torna os consumidores mais propensos a interagir com conteúdo de marca em todos os canais.

Setores onde o marketing omnichannel produz resultados expressivos

Por que o marketing omnichannel é importante?

Ele é essencial porque ajuda sua empresa a:

Vamos dar um exemplo: você encerrou o expediente, depois de um longo dia de trabalho e quer tomar uma xícara rápida de café antes de ir para casa.

Você sabe que sua cafeteria favorita estará lotada à noite. E que não tem energia para ficar na fila.

Pois não seria bom se a cafeteria tivesse a opção de pré-encomendar seu café através de um aplicativo, para que você pudesse apenas entrar na loja, pegar seu pedido e sair?

Foi exatamente o que o Starbucks fez. Tornou o pedido e o pagamento mais fáceis para o cliente. Hoje, o pagamento móvel deles representa 29% de suas transações.

Ou seja: a Starbucks não foi apenas capaz de melhorar a experiência do cliente, mas também poderia aumentar sua receita através da estratégia omnichannel.

Benefícios do marketing omnichannel

Uma estratégia de marketing omnichannel bem-sucedida pode ajudar sua organização a garantir os seguintes benefícios:

1) Aumentar a lealdade do cliente

Os clientes compram das marcas que valorizam e confiam. Por isso, os esforços de marketing omnichannel proporcionam uma experiência consistente em todas as plataformas.

Além disso, oferecem uma experiência personalizada para cada membro do público. Essa abordagem melhora a experiência geral do cliente e leva ao aumento da fidelização e retenção dos clientes.

2) Melhorar o recall da marca

A ênfase do marketing omnichannel na consistência entre canais garante que seus clientes vejam sua marca da mesma forma entre plataformas e dispositivos.

Então essa consistência ajuda a fortalecer a lembrança da marca para seus clientes. Dessa forma, este forte senso de recall da marca aumentará a probabilidade de compra em toda a sua base de clientes.

3) Aumentar a receita

Estratégias omnichannel melhoram a fidelização do cliente, fortalecem o engajamento com a marca e promovem compras repetidas.

Então, esses esforços ajudam as marcas a reter clientes e atrair novos através da personalização de conteúdo e do marketing boca-a-boca.

Com mais clientes, vem mais negócios. Consequentemente, mais receita.

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Como construir uma estratégia de marketing omnichannel perfeita?

Contar com uma estratégia eficaz de marketing omnichannel pode melhorar a experiência das pessoas com sua marca e produtos. Aqui está o que você pode fazer:

Planeje a experiência do cliente

Entenda seus canais, bem como o comportamento dos seus leads e clientes em todos os canais.

A partir desses dados, crie um plano detalhado sobre como sua empresa quer que a experiência flua por todos os pontos de contato.

Use os dados como base durante a estratégia

Com a ajuda de dados de CRM, dados de escuta social e comportamento de pesquisa on-line do cliente, você saberá como seu cliente se comporta.

Saiba mais: Dados em Marketing Digital: descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida

Assim, poderá criar uma solução para enfrentar seus desafios. Além disso, você pode até reduzir o churn usando os dados da maneira correta.

Segmentar os usuários e personalizar a jornada

Uma vez que você analisar os dados, poderá facilmente segmentar os usuários em diferentes categorias, com base em padrões de comportamento comuns.

Então isso ajudará você a criar jornadas personalizadas para cada tipo de cliente.

Leia também: Mapa da jornada do cliente: aplique já em sua empresa

Acertar o contexto

A parte mais crucial de uma estratégia de marketing omnichannel é o contexto.

Afinal, enviar a mensagem errada para o público errado na hora errada impedirá que seus usuários se envolvam com você.

Por isso, certifique-se de que o contexto da sua mensagem é relevante para o usuário. Assim poderá enviá-la no momento em que estiver mais ativo e no canal, ele se engajou mais.

Torne sua organização centrada no cliente

Este é um passo importante. Porque quando seus colaboradores não são treinados para oferecer uma experiência consistente aos clientes, nenhuma estratégia ou ferramenta de marketing trará resultados expressivos.

‎O marketing omnichannel é a escolha certa para a sua empresa?

Este perfil de estratégia permite que sua empresa atenda seus consumidores onde estão, com a mensagem certa no momento certo.

Dessa forma, organizações como a sua podem oferecer uma experiência unificada, que reconhece os pontos de contato anteriores ao longo da jornada do cliente.

Isso não só promove a conscientização da marca na mente do consumidor, mas também leva a um melhor engajamento, aumento do ROI e das vendas e maior retenção e lealdade do cliente.‎

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