Ícone do site UP2Place Digital

Métricas de UX: como obter os melhores resultados

Descubra as principais métricas de UX para otimizar a experiência do usuário para obter os melhores resultados para o seu negócio.

Cada vez mais as empresas têm colocado o cliente no centro de tudo – e monitorar as métricas de UX tornam isso mais fácil. Pois é assim que você vai saber exatamente onde está falhando e o que precisa melhorar para oferecer uma experiência de usuário incomparável.  

Quando você consegue quantificar o UX em diferentes pontos ao longo da jornada do cliente passa a contar com três vantagens:  

Mas como fazer isso? É o que você vai descobrir com a leitura deste artigo. Juntos vamos explorar o que acontece na medição da experiência do usuário e como você pode acertá-la.  

O que são métricas de UX?  

As métricas de UX, ou métricas de experiência do usuário, são pontos de dados que descrevem a jornada do usuário em um site, como:  

Quando um site tem um desempenho ruim nessas áreas, os efeitos negativos impactam a jornada do usuário 

Saiba mais: Mapa da jornada do cliente: aplique já em sua empresa 

Dessa forma, se o usuário não trafega com fluidez, qual a probabilidade de reagir favoravelmente à ação que você quer que ele faça?  

Além disso, vale ressaltar: métricas de UX, como a velocidade do site, existem há muito tempo. Mas só são usadas por desenvolvedores da Web e especialistas em TI nos próprios sites. Ainda não são amplamente aplicadas no mercado em geral. Por isso, este conhecimento representa uma oportunidade real.  

É mesmo importante acompanhar as métricas de UX?  

Sua empresa possui uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Faz campanhas de anúncios nas redes sociais e mecanismos de busca. Envia e-mails marketing frequentemente, nutrindo sua base (se não faz nada disso ainda, é hora de parar a leitura e clicar aqui). 

Porém, se você não sabe o desempenho da experiência do usuário, qual é o sentido de trabalhar tanto? Pois é preciso medir e analisar a experiência do usuário para entender o que está funcionando. E o que não está.  

Leia também: Experiência do cliente B2B: 5 dicas para trazer mais resultados

Além disso, essa também é a oportunidade de ajustar sua abordagem de marketing digital de acordo para obter melhores resultados. Saiba a seguir como colocar em prática. 

5 métricas de UX essenciais 

Listamos a seguir as cinco principais métricas para ajudar seu negócio a otimizar processos e garantir a melhor experiência para seus usuários e clientes potenciais. Você pode aplicar todas ou apenas aquelas que fizerem mais sentido entre suas metas. 

Pois este é o melhor caminho para obter uma compreensão clara de seus usuários. Bem como garantir as melhores modificações nos produtos e serviços que sua empresa oferece. 

1) Métricas relacionadas à experiência em seu site / app 

O rastreamento de métricas de UX envolve o rastreamento de dados como: 

2) Engajamento do usuário 

Aqui você poderá analisar o quão engajadas as pessoas estão com os produtos e serviços que você está fornecendo. Dessa forma, esses dados fornecem informações sobre se seus clientes estão ou não obtendo o que desejam de sua experiência com sua marca. Isso inclui pontos como: 

3) Usabilidade do seu site 

Outro grupo importante de métricas de UX são as métricas de usabilidade. Já que elas analisam a facilidade com que os usuários acessam os recursos e funções de um aplicativo ou site. 

Relacionado: Presença digital: por que sua empresa precisa de um bom site? 

4) Métricas relativas à adoção do usuário 

Para determinar se você tem ou não um produto de sucesso, você precisa saber se as pessoas o estão usando e adotando com sucesso.  

 Então é preciso acompanhar estes dados com máxima atenção. Por exemplo: 100 em cada 50 mil pessoas instalam seu aplicativo móvel – mas apenas 10 o abrem diariamente. Então isso mostra que há um problema com sua usabilidade e/ou facilidade de uso.  

5) Métricas que contam a história sobre a retenção de usuários 

Essa métrica mede quantos usuários estão retornando ao seu produto ou serviço após o envolvimento inicial com ele.  

Se você tem muitos usuários voltando depois do tempo, isso provavelmente é uma boa indicação de que sua empresa está fazendo as coisas certas.  

Porém, se sua taxa de retorno não for tão boa, é preciso examinar porque isso está acontecendo e encontrar maneiras de corrigi-lo (se possível). Em muitos casos, a resposta envolve: 

Como colocar as métricas de UX em ação  

Se você quer fazer isso já, o ponto de partida mais fácil é simplesmente usar o teste de visão. Escolha uma página do seu site e analise:

Mas já adiantamos: se você observar um ou mais destes casos, isso já mostra que seu site pode ter algumas métricas de UX ruins.  

Além disso, você também pode usar o Google Chrome DevTools para verificar a capacidade de resposta das páginas da Web em várias condições e velocidades de rede. É particularmente útil para identificar como diferentes elementos da página da web são carregados. Mas também pode ser um pouco complicado de lidar.  

Então o ideal é deixar isso nas mãos do time de especialistas da UP2Place! Pois podemos ajudá-lo a criar uma Estratégia Turbo personalizada, pensada para oferecer a experiência do usuário certa para o seu público.

Isso tem ajudado muitos de nossos clientes a garantir níveis maiores de conversão e resultados expressivos. Clique a seguir e agende nossa consultoria – grátis através somente do link a seguir.

AGENDAR CONSULTORIA – ESTRATÉGIA TURBO

 

Sair da versão mobile