O mindset digital ideal para uma empresa frente à COVID-19

O mindset digital ideal para uma empresa frente à COVID-19

O mindset digital ideal para uma empresa frente à COVID-19: Timing é tudo – especialmente neste momento atual. Enquanto observamos o mundo à nossa volta mudar drasticamente, pode ser difícil saber qual é o mindset digital ideal para uma empresa frente à COVID-19.

Aumentar a publicidade e as mensagens dos clientes? Oferecer mais ofertas? Criar novos descontos para manter as vendas? Se houvesse uma bola de cristal para nos aconselhar em momentos como esses, o que ela diria para fazer? Saiba mais a seguir.

O mindset digital ideal para uma empresa frente à COVID-19: os próximos passos para a sua empresa

Respondendo à última pergunta, provavelmente o que ouviríamos seria algo como “Continue!”

Pense conosco: quando tudo ao nosso redor parece estar em um estado de caos e incerteza, buscamos algo sólido, que nos dê alguns parâmetros.

Quando vemos marcas ou organizações fazendo negócios “como de costume” ou enviando notícias e ações positivas, encontramos esperança e alívio e começamos a gravitar em direção a elas.

Mas quando vemos empresas aparentemente consolidadas em pânico, demitindo pessoas e tomando atitudes drásticas, queremos evitar os mesmos dilemas e tender a nos distanciar deles e encontrar alternativas.

A grande verdade é que a confiança do consumidor não vai mudar apenas com relação àquelas marcas que entraram em pânico e desistiram durante esses tempos difíceis – a sua lealdade também será redirecionada.

Por isso, o ideal é que sua empresa – dentro do possível – mantenha o curso em termos de manter seus serviços disponíveis, além de seguir de acordo com as orientações das autoridades locais.

Mas o mais importante é manter uma comunicação relevante e oportuna com seus leads e clientes, em uma frequência que não sobrecarregue seus destinatários. Lembre-se: todos estamos recebendo muita informação agora – por isso ajuste seu mindset digital.

Aqui estão alguns direcionamentos sobre como utilizar o ambiente online para permanecer conectado em momentos de incerteza, de maneira a manter os clientes alinhados com a sua marca, confiando em sua posição e operantes desde já até o momento em que a vida voltar ao normal, mais uma vez.

A importância de apostar em um bom mindset digital

Tecnologias como a nuvem facilitam o trabalho remoto, mas não basta acessar o servidor em casa, principalmente quando toda a força de trabalho pode ser deslocada por um longo período.

Empresas que ainda não haviam aplicado a transformação digital em seus negócios hoje estão sofrendo mais para acompanhar o ritmo do mercado e de seus clientes – mas ainda há tempo para se adaptar e superar a crise.

Fazer uma transição em grande escala para novas tecnologias pode não ser realista (e de acordo com seus orçamentos atuais) em um período tão curto, mas até dar um pequeno passo para permitir alguma interação cara a cara, embora virtualmente, é um passo na direção certa.

Por isso considere fazer alguns esforços:

  • Mantenha a comunicação: se sua empresa já enviava e-mails periodicamente com insights, produtos e promoções, continue fazendo isso. Mas evite o velho marketing, da venda pela venda. Ao invés disso, aposte em boas histórias e cases de sucesso;
  • Não minimize a situação: o mindset digital mais adequado é, acima de tudo, respeitoso. Portanto, permaneça sensível e real. Analise os influenciadores em que sua empresa ou sua indústria se apoiam neste momento – a conduta deles pode dizer muito sobre a de sua empresa, sob a visão dos consumidores;
  • Não trate a situação como oportuna: não ofereça promoções especiais para o Coronavírus e não foque sua comunicação sobre as doações e outras boas ações que sua empresa tem feito neste momento – isso vem à tona da maneira certa;
  • Use as redes sociais da forma correta: evite usar a mídia social para aumentar as impressões com insights sobre a situação, a menos que sua empresa realmente tenha informações úteis que façam a diferença e seja uma fonte confiável para o tópico em questão;
  • Proporcione uma distração saudável: tempos estressantes não são ideais para promover vendas, pois é provável que os esforços não atinjam o que atingiriam em períodos menos incertos. No entanto, é um ótimo momento para contar histórias sobre sua marca, seus funcionários, suas causas comunitárias, sua visão. Aproveite esse tempo e aposte em um mindset digital que ajude a construir um bom goodwill para a sua marca.

É importante pensar a longo prazo

O que estamos vivendo hoje no Brasil já está sob controle em outras partes do mundo. Isso se significa que, em algum momento, as autoridades de saúde conterão a pandemia e as coisas retornarão – mesmo que em novos padrões de normalidades.

Mas isso não significa que o mindset digital adotado neste período deve ser deixado de lado futuramente: os planos de gerenciamento de crises não devem terminar apenas porque a crise acabou. Executivos e gerentes de equipes devem encarar isso como uma oportunidade para criar ou refinar políticas digitais mais abrangentes.

Seja por algumas semanas ou meses, as empresas devem se adaptar às novas realidades que o coronavírus apresenta.

Os executivos que souberem estruturar novas metodologias de trabalho não apenas liderarão as empresas mais preparadas para sobreviver a essa crise, como também se fortalecerão nos próximos anos. E o marketing digital faz parte disso. Ajustar o mindset digital de sua empresa o quanto antes é essencial não só para atravessar este período, mas para manter suas operações à frente do mercado após este momento e além.

Agora que você leu: “O mindset digital ideal para uma empresa frente à COVID-19” comece já este processo – nossos especialistas estão preparados para ajudar. Por isso peça hoje mesmo uma avaliação gratuita da maturidade digital de sua empresa.

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