Na busca por resultados rápidos, você se pergunta se é hora de demitir o gerente de marketing? Então leia este artigo antes.

Resultados rápidos: ”devo demitir meu gerente de marketing?”

Atualmente, a pressão por resultados rápidos em marketing digital cresce a cada dia. Mas nem sempre as coisas funcionam no ritmo esperado.

Por isso, é bastante comum que um empresário, especialmente aqueles à frente de uma startup, se pergunte: ”devo demitir meu gerente de marketing?”.

Afinal, este profissional recebeu uma série de recursos: orçamento, ferramentas, uma equipe completa. E pode de fato estar, já há algum tempo, fazendo muitas coisas.

Porém, tudo isso não se converte nos resultados esperados.

Então, o primeiro passo, frente a esta questão, é entender: afinal, o problema é o colaborador ou a empresa?

Se for a empresa, então demitir o gerente de marketing não vai resolver muita coisa.

Resultados rápidos e os desafios de uma startup

Muitas startups já estão no mercado há um ano. Ou até mais. Mas algumas infelizmente ainda não encontraram suas “grandes alavancas de crescimento”.

Com isso, a operação se move lentamente – e custando um valor alto. Mas antes de partir para um layoff, você precisa entender se sua empresa sabe onde está o problema: funcionário ou empresa?

Especialmente porque demissões rápidas em uma startup podem ser perigosas. Pois você pode deixar de construir uma reserva de conhecimento no processo.

É por isso que nós, aqui na UP2Place, insistimos constantemente na importância do acompanhamento frequente das KPIS certas.

Leia também: 6 KPIs de Marketing que todo CEO / CMO deve acompanhar já

Porque quando algo falha, é preciso entender a fonte do fracasso. É preciso tirar lições mesmo das derrotas. Assim, seu próximo plano já não terá estes empecilhos em sua estratégia.

Pois se sua estratégia atual não está funcionando, e ninguém está aprendendo com isso, simplesmente trocar as peças pode não fazer a coisa começar a funcionar magicamente.

Antes de culpar seu CMO pela falta de resultados rápidos

Uma das lições que já aprendemos, na prática e pela observação do mercado e de nossos clientes, é que é quase impossível contratar um gerente de marketing bem-sucedido antes de descobrir seu próprio manual de crescimento.

Ou, pelo menos, sem antes encontrar uma grande alavanca para trazer lucros e bons resultados. Pois táticas genéricas, como anúncios pagos, só o levarão até certo ponto.

Sabemos que pode ser tentador tentar contratar alguém que vai “descobrir” isso por você.  Mas infelizmente isso raramente dá certo.

Na maioria das vezes, quando a evolução do desempenho de seu gerente de marketing fica abaixo das expectativas, talvez ele não esteja configurado para o sucesso.

Porém, é preciso analisar algumas questões antes de acionar o RH.

Então, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para configurar seu gerente de marketing para o sucesso. Ou, pelo menos, garantir que ele não esteja fadado ao fracasso:

1) Lembre-se: o objetivo é encontrar suas grandes alavancas

Isso significa que o foco não deve estar apenas em puxar as pequenas com mais força.

2) As táticas de marketing em geral quase nunca são uma grande alavanca.

É importante ter em mente que estas alavancas inevitavelmente atravessam funções ou departamentos.

Então, pergunte-se: suas equipes estão trabalhando juntas nisso? Ou puxando em direções diferentes?

3) Grandes alavancas raramente são óbvias

No geral, elas vêm de insights inesperados específicos do cliente – ou daquele que não converteu conforme o esperado.

Sua equipe está aprendendo com os fracassos também? Com que frequência eles desafiam sua estratégia com novas informações sobre o mercado?

4) Comece pequeno – e vá subindo

Quando o assunto é tentativa e erro, é melhor começar primeiro pelas balas de revólver e só depois partir para os tiros de canhão.

Sendo assim, analise: sua empresa é capaz de identificar suposições arriscadas ou testar grandes ideias rapidamente sem gastar muito dinheiro ou engenharia?

5) Identifique sua etapa de limitação de taxa

Descubra o que impede sua empresa de acionar as alavancas certas. A partir daí, concentre toda a equipe nela. Pois todos precisam focar no trabalho mais impactante.

Lembre-se: tudo isso começa com o aprendizado. Então, se a estratégia atual não está funcionando – e ninguém está aprendendo com isso – talvez você não tenha uma estratégia.

Qual é o melhor caminho a seguir para garantir resultados rápidos?

Em tese, você pode continuar contratando até acertar. Porém, isso vai te custar mais tempo, mais dinheiro e, talvez, mais espaço no mercado. Você pode ser ao luxo de desperdiçar tudo isso?

Outro caminho é contratar a UP2Place e colocar o outsourcing de marketing digital em prática.

Você não precisa investir em head hunters, fazer contratações de peso, treinamentos, nada disso. E mais: ao invés de um profissional, você vai contratar uma estrutura completa: profissionais, ferramentas e toda a expertise necessária para direcionar sua empresa para o sucesso.

Leia também: Você precisa de uma agência de marketing digital integrado?

Trabalharemos juntos para encontrar suas grandes alavancas de crescimento. Vamos puxá-las e alinhar todos em torno de uma estratégia de trabalho com resultados mais impactantes.

Assim, você poderá aprender mais a cada etapa, entender como sua empresa se move rumo ao sucesso e garantir resultados rápidos e cada vez mais expressivos.

VAMOS TRABALHAR JUNTOS?

Pesquisar

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados