Como criar sua estratégia de Marketing de Comunidade 

Descubra como criar e colocar em prática uma estratégia de Marketing de Comunidade eficaz e pensada para gerar resultados expressivos.

Se você já leu o primeiro artigo da série (se ainda não leu, clique aqui), sabe a importância de contar com uma boa estratégia de Marketing de Comunidade. Pois é o primeiro passo para conhecer sua base de clientes, entender suas preferências e criar oportunidades de engajamento sustentado.  

Então para garantir tudo isso, você e seu time de marketing digital precisam combinar interação digital e física. Assim poderão oferecer uma experiência unificada para o seu cliente. Entenda melhor como isso pode ser colocado e funcionar na prática com a leitura a seguir. 

3 pilares de toda estratégia de Marketing de Comunidade  

Uma estratégia de Marketing de Comunidade só é bem-sucedida quando consegue entender seu público e criar oportunidades de engajamento sustentado. 

Por isso, integrar atividades focadas na comunidade em sua estratégia de negócios e combinar interações digitais e físicas são fundamentais. Listamos a seguir os três primeiros passos para estabelecer uma estratégia com alto potencial de sucesso: 

1) Determine sua comunidade-alvo 

Conhecer os interesses e objetivos comuns do seu público é fundamental no marketing da comunidade, pois ajuda a construir conexões mais profundas.  

Além disso, pesquisar os interesses e pontos problemáticos dos membros da sua comunidade também ajuda a direcionar suas ações de marketing digital e até ações de outbound.  

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Lembre-se: concentrar-se na construção de relacionamentos reais em sua estratégia de Marketing de Comunidade significa encontrar um terreno comum com seu público e expressá-lo com eles. 

2) Crie oportunidades de engajamento 

Aposte em elementos interativos, como concursos e eventos ao vivo, para estimular o envolvimento em uma comunidade. Pois construir relacionamentos entre os membros da comunidade constrói relações reais – que vão s refletir em lealdade e relações comerciais.  

Então considere as seguintes estratégias para envolver sua comunidade de maneira eficaz:  

  • Eventos: organize ações interativas – como webinars, sessões de perguntas e respostas (seja presencial ou em lives) e workshops para fornecer informações valiosas e experiências práticas de aprendizado. 
  • Material de apoio: proporcione conteúdo aprofundado, como cursos online, eBooks, tutoriais e séries de vídeos para manter os membros envolvidos e envolvidos. 
  • Realimentação: promova enquetes e pesquisas regulares em seus canais sociais para coletar insights e feedback de sua comunidade. Assim é possível criar um ambiente responsivo e orientado pela contribuição dos membros. 

DICA EXTRA: ao criar canais focados em interesses específicos dentro de sua comunidade, você permite que os envolvidos falem sobre o mesmo tópico. Isso pode impulsionar o engajamento de diferentes partes de sua base de membros. 

3) Construa uma cultura 

Como mencionamos anteriormente, construir um sentimento de pertencimento entre os membros da comunidade é crucial. Afinal, você quer aproximá-los de sua marca e fazê-los se sentirem parte ativa dela (principalmente porque eles são mesmo).  

Experimente estas estratégias para nutrir uma cultura comunitária mais forte: 

  • Crie “Terceiros Lugares”: encontre espaços onde os membros da comunidade possam se reunir e se conectar. Chamamos de “terceiros lugares” por estarem fora de casa ou do local de trabalho. Podem ser espaços como o Discord ou Telegram, onde qualquer pessoa possa acessar comentários, feedback ou testemunhos positivos sobre sua experiência com sua marca. 
  • Mantenha uma comunicação aberta: construa continuamente a confiança em sua marca mantendo todos informados sobre o que está acontecendo e o impacto de seu envolvimento. 
  • Seja responsivo: ofereça uma capacidade de resposta ampla e ágil para aprofundar a lealdade e fazer com que os membros se sintam incluídos.   
  • Faça parceria com entidades locais: aprofunde os relacionamentos dentro da comunidade e garanta que as estratégias de negócios atendam às suas necessidades, colaborando com entidades locais ou com influenciadores do setor. 
  • Incorpore a gamificação: transforme o envolvimento dos membros em experiências divertidas que impulsionam o envolvimento ativo. 

Exemplos de boas estratégias de Marketing de Comunidade 

O Marketing de Comunidade é diferente do marketing tradicional porque prioriza a comunicação e a colaboração com os clientes. Assim as marcas podem fortalecer o relacionamento com os clientes e mostrar que se importam interagindo com seu público nas mídias sociais.   

Para isso, estabeleça uma estratégia baseada em ações como:  

1) Conteúdo gerado pelo usuário 

Quando sua marca conta com uma comunidade engajada isso incentiva os membros a compartilhar suas ideias e experiências. É assim que surge o conteúdo gerado pelo usuário, que oferece à sua marca as ferramentas para estimular o marketing boca a boca – além de uma geração de conteúdo real e relevante. 

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Quando os usuários compartilham seu próprio conteúdo, isso vai além de fornecer recomendações e perspectivas personalizadas. Pois esse tipo de conteúdo cria provas sociais que podem estimular leads a se converterem em clientes.   

2) Agenda de eventos 

Discussões temáticas podem aumentar o networking e desencadear conversas mais interessantes na comunidade. Pois eventos assim podem também gerar um poderoso goodwill para a marca, informando e educando sua comunidade sobre iniciativas construtivas com as quais eles se preocupam.  

A partir daí, é possível estimular que eles fortaleçam suas ações e até se tornem embaixadores de suas causas. Tudo isso aumenta o engajamento e faz com que os membros se sintam vistos e conectados na comunidade. 

3) Programa de recompensas 

Reconhecer os membros da comunidade é fundamental para mantê-los entusiasmados e ativos na comunidade.  

Então mostre seu apreço por diferentes meios: desde menções em seus canais digitais a cupons de descontos ou brindes por desempenho ou marcos especiais. Como o aniversário de cada usuário. 

Mais uma vez, voltamos à gamificação. Pois ela pode adicionar uma camada de diversão à sua estratégia de Marketing de Comunidade e fazer com que os membros interajam mais. 

Tudo para fazer com que seus usuários e clientes se sintam notados e inspirados a se manterem conectados com a marca. 

4) Redes sociais 

Usar a mídia social como ferramenta do Marketing de Comunidade amplifica a capacidade de aumentar a conscientização e envolver as pessoas. Especialmente porque estes canais proporcionam a interação em tempo real com os clientes. Assim, essas comunidades de mídia social são essenciais para marcas que desejam aumentar sua presença e se conectar mais profundamente com seu público. 

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Apenas lembre-se de selecionar bem a plataforma de mídia social. Pois a escolha certa é fundamental para executar uma estratégia de Marketing de Comunidade e construir uma comunidade de marca.  

Então certifique-se de que a plataforma escolhida corresponda ao que seu público prefere e oferece suporte ao tipo de conteúdo que sua marca explora para obter o máximo de engajamento. 

Se você tem dúvidas nesse sentido ou quer alavancar suas ações para obter o melhor de seus esforços digitais, nossos especialistas estão à sua disposição. Clique a seguir e entre em contato hoje mesmo para dar um upgrade – em seu negócio e resultados.  

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