Se você já leu o primeiro artigo da série (se ainda não leu, clique aqui), sabe a importância de contar com uma boa estratégia de Marketing de Comunidade. Pois é o primeiro passo para conhecer sua base de clientes, entender suas preferências e criar oportunidades de engajamento sustentado.
Então para garantir tudo isso, você e seu time de marketing digital precisam combinar interação digital e física. Assim poderão oferecer uma experiência unificada para o seu cliente. Entenda melhor como isso pode ser colocado e funcionar na prática com a leitura a seguir.
3 pilares de toda estratégia de Marketing de Comunidade
Uma estratégia de Marketing de Comunidade só é bem-sucedida quando consegue entender seu público e criar oportunidades de engajamento sustentado.
Por isso, integrar atividades focadas na comunidade em sua estratégia de negócios e combinar interações digitais e físicas são fundamentais. Listamos a seguir os três primeiros passos para estabelecer uma estratégia com alto potencial de sucesso:
1) Determine sua comunidade-alvo
Conhecer os interesses e objetivos comuns do seu público é fundamental no marketing da comunidade, pois ajuda a construir conexões mais profundas.
Além disso, pesquisar os interesses e pontos problemáticos dos membros da sua comunidade também ajuda a direcionar suas ações de marketing digital e até ações de outbound.
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Lembre-se: concentrar-se na construção de relacionamentos reais em sua estratégia de Marketing de Comunidade significa encontrar um terreno comum com seu público e expressá-lo com eles.
2) Crie oportunidades de engajamento
Aposte em elementos interativos, como concursos e eventos ao vivo, para estimular o envolvimento em uma comunidade. Pois construir relacionamentos entre os membros da comunidade constrói relações reais – que vão s refletir em lealdade e relações comerciais.
Então considere as seguintes estratégias para envolver sua comunidade de maneira eficaz:
- Eventos: organize ações interativas – como webinars, sessões de perguntas e respostas (seja presencial ou em lives) e workshops para fornecer informações valiosas e experiências práticas de aprendizado.
- Material de apoio: proporcione conteúdo aprofundado, como cursos online, eBooks, tutoriais e séries de vídeos para manter os membros envolvidos e envolvidos.
- Realimentação: promova enquetes e pesquisas regulares em seus canais sociais para coletar insights e feedback de sua comunidade. Assim é possível criar um ambiente responsivo e orientado pela contribuição dos membros.
DICA EXTRA: ao criar canais focados em interesses específicos dentro de sua comunidade, você permite que os envolvidos falem sobre o mesmo tópico. Isso pode impulsionar o engajamento de diferentes partes de sua base de membros.
3) Construa uma cultura
Como mencionamos anteriormente, construir um sentimento de pertencimento entre os membros da comunidade é crucial. Afinal, você quer aproximá-los de sua marca e fazê-los se sentirem parte ativa dela (principalmente porque eles são mesmo).
Experimente estas estratégias para nutrir uma cultura comunitária mais forte:
- Crie “Terceiros Lugares”: encontre espaços onde os membros da comunidade possam se reunir e se conectar. Chamamos de “terceiros lugares” por estarem fora de casa ou do local de trabalho. Podem ser espaços como o Discord ou Telegram, onde qualquer pessoa possa acessar comentários, feedback ou testemunhos positivos sobre sua experiência com sua marca.
- Mantenha uma comunicação aberta: construa continuamente a confiança em sua marca mantendo todos informados sobre o que está acontecendo e o impacto de seu envolvimento.
- Seja responsivo: ofereça uma capacidade de resposta ampla e ágil para aprofundar a lealdade e fazer com que os membros se sintam incluídos.
- Faça parceria com entidades locais: aprofunde os relacionamentos dentro da comunidade e garanta que as estratégias de negócios atendam às suas necessidades, colaborando com entidades locais ou com influenciadores do setor.
- Incorpore a gamificação: transforme o envolvimento dos membros em experiências divertidas que impulsionam o envolvimento ativo.
Exemplos de boas estratégias de Marketing de Comunidade
O Marketing de Comunidade é diferente do marketing tradicional porque prioriza a comunicação e a colaboração com os clientes. Assim as marcas podem fortalecer o relacionamento com os clientes e mostrar que se importam interagindo com seu público nas mídias sociais.
Para isso, estabeleça uma estratégia baseada em ações como:
1) Conteúdo gerado pelo usuário
Quando sua marca conta com uma comunidade engajada isso incentiva os membros a compartilhar suas ideias e experiências. É assim que surge o conteúdo gerado pelo usuário, que oferece à sua marca as ferramentas para estimular o marketing boca a boca – além de uma geração de conteúdo real e relevante.
Saiba mais: Conteúdo gerado pelo usuário: obtenha os resultados certos
Quando os usuários compartilham seu próprio conteúdo, isso vai além de fornecer recomendações e perspectivas personalizadas. Pois esse tipo de conteúdo cria provas sociais que podem estimular leads a se converterem em clientes.
2) Agenda de eventos
Discussões temáticas podem aumentar o networking e desencadear conversas mais interessantes na comunidade. Pois eventos assim podem também gerar um poderoso goodwill para a marca, informando e educando sua comunidade sobre iniciativas construtivas com as quais eles se preocupam.
A partir daí, é possível estimular que eles fortaleçam suas ações e até se tornem embaixadores de suas causas. Tudo isso aumenta o engajamento e faz com que os membros se sintam vistos e conectados na comunidade.
3) Programa de recompensas
Reconhecer os membros da comunidade é fundamental para mantê-los entusiasmados e ativos na comunidade.
Então mostre seu apreço por diferentes meios: desde menções em seus canais digitais a cupons de descontos ou brindes por desempenho ou marcos especiais. Como o aniversário de cada usuário.
Mais uma vez, voltamos à gamificação. Pois ela pode adicionar uma camada de diversão à sua estratégia de Marketing de Comunidade e fazer com que os membros interajam mais.
Tudo para fazer com que seus usuários e clientes se sintam notados e inspirados a se manterem conectados com a marca.
4) Redes sociais
Usar a mídia social como ferramenta do Marketing de Comunidade amplifica a capacidade de aumentar a conscientização e envolver as pessoas. Especialmente porque estes canais proporcionam a interação em tempo real com os clientes. Assim, essas comunidades de mídia social são essenciais para marcas que desejam aumentar sua presença e se conectar mais profundamente com seu público.
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Apenas lembre-se de selecionar bem a plataforma de mídia social. Pois a escolha certa é fundamental para executar uma estratégia de Marketing de Comunidade e construir uma comunidade de marca.
Então certifique-se de que a plataforma escolhida corresponda ao que seu público prefere e oferece suporte ao tipo de conteúdo que sua marca explora para obter o máximo de engajamento.
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