Automação de redes sociais: conheça as vantagens e desvantagens

Automação de redes sociais: conheça as vantagens e desvantagens

O cenário digital tem trazido um cenário desafiador para as empresas e a forma como fazem seu marketing. E a automação de redes sociais tem despertado o interesse de muitos profissionais em todo o mundo.
Existe uma série de benefícios em automatizar processos ligados ao marketing. No caso das redes sociais, por exemplo, é possível garantir a presença digital de sua empresa mesmo fora do horário comercial.
No entanto, há alguns problemas que precisam ser contornados: a automação torna a administração de suas redes mais fácil, mas traz o risco de perder a personalidade humana da sua marca.
Se você tem pesquisado sobre o tema, esse artigo pode trazer algumas respostas.
Aqui estão algumas dicas sobre o que fazer e o que evitar para certificar-se de que a automação de redes sociais não descaracterize a presença digital da sua marca.

PONTOS POSITIVOS DA AUTOMAÇÃO DE REDES SOCIAIS

Descubras os dias e faixas de horário mais populares na semana

Muitas das ferramentas de automação social oferecem insights sobre os melhores dias e horários para alcançar seu público.
E você pode combinar estes dados com as informações de suas buyer personas, afim de oferecer a elas o melhor conteúdo a cada momento.
Ao agendar atualizações em suas mídias sociais durante o fim de semana, sua empresa pode alcançar uma audiência completamente diferente, com mais tempo livre para pesquisar sua próxima compra.
Você pode ainda criar promoções exclusivas para esse período, criando um senso de urgência para a compra.
Por isso oriente seu time de marketing para verificar as tendências de cada rede e entender quais dias e horários são os mais movimentados de acordo com o seu mercado-alvo.

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias para evitar gafes

É fundamental seguir os principais sites de notícias e ficar de olhos em histórias recentes para garantir que você não vai fazer menções a temas ou pessoas que possam se envolver em polêmicas inesperadamente.
Caso isso aconteça, são grandes as chances de que sua empresa angarie publicidade negativa.

Faça análises periódicas para saber o que funciona ou não

Ter os principais dados concentrados em uma ferramenta de automação de redes sociais é excelente.
É possível ver interações, publicações e obter relatórios que mostram quantidade de cliques, interações e números de seguidores em gráficos rápidos e fáceis de entender.
Isso é ainda mais fácil de ser obtido quando você conta com uma agência de marketing digital, que oferece um time de especialistas para coordenar e colocar em prática suas ações.

Simplifique o processo e economize tempo

Toda empresa possui uma rotina repleta de tarefas e obrigações. Então reduzir o tempo gasto em gestão de redes sociais é uma ótima notícia.

Pontos positivos da automação de redes sociais

Tenha cuidado com automatizações genéricas

Por mais que as ferramentas de automação de redes sociais simplifiquem o dia a dia de sua empresa no ambiente digital, o fator humano ainda é necessário.
Especialmente em ações de interação com o público, onde automatizar respostas automáticas para determinados termos ou reações pode render resultados catastróficos.
Um case bastante conhecido no Brasil é sobre a ação da Itaipava no Twitter: uma automatização desastrosa fazia com que a marca agradece mesmo quem fazia comentários depreciativos sobre o produto.
Já no cenário mundial, a Pizza Hut enfrentou problemas quando um cliente elogiou o produto e a conta automaticamente respondeu se desculpando pelo “incidente”, como se o cliente tivesse reportado uma falha.

Garanta o fluxo de engajamento

Embora suas mídias sociais estejam automatizadas e os chatbots possam facilitar o dia a dia, sua empresa precisa acompanhar atentamente quaisquer notificações da sua conta.
A mídia social é sensível ao tempo e precisa de uma resposta rápida à medida que as mensagens se acumulam.
Muitos consumidores esperam que a equipe de atendimento ao cliente nas mídias sociais responda imediatamente e ajude a resolver seu problema.
Sem uma supervisão humana adequada, isso pode ser perdido – e sua empresa pode perder uma venda por isso.

Mostre-se antenado aos acontecimentos marcantes

É importante compartilhar algumas atualizações sociais em tempo real quando for apropriado. Então mantenha viva a personalidade da sua marca com algumas atualizações ligadas a temas de interesse, de modo a realmente se envolver com o mundo real.

O Facebook é um exemplo de rede social que permite uma série de automatizações. Se você quer ir mais a fundo no tema e descobrir como fazer marketing na rede, clique a seguir e baixe nosso e-book gratuitamente!

baixe gratuitamente o guia do marketing no Facebook!

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados