Growth Marketing: o que é e como aplicar nos negócios

Atualmente, qual é o status do Growth Marketing em sua empresa?

Como o mercado está mudando rapidamente, destacar-se tem sido um desafio. Por isso muitas empresas têm apostado em uma abordagem voltada para o cliente em primeiro lugar. Mas que vai além da aquisição de clientes.

Então, o foco aqui é construir um relacionamento profundo com seus clientes existentes. Além de otimizar a experiência do usuário – o Growth Marketing.

Vamos entender como essa abordagem funciona e como ela pode ser colocada em prática por sua empresa para garantir resultados expressivos? É só seguir na leitura.

O que significa Growth Marketing?

Growth Marketing é o processo de elaboração e realização de experimentos para otimizar e melhorar os resultados de estratégia de marketing digital específica. Assim, essa metodologia permite que sua empresa possa:

  • Determinar áreas para testar e melhorar a performance,
  • Desenvolver e elaborar experimentos para otimizar os processos identificados,
  • Realizar experimentos para testar melhorias hipotéticas,
  • Analisar resultados e realizar novas experimentações conforme necessário.

Dentro de uma organização, o Growth Marketing é uma função analiticamente pensada e concentrada mais nos dados de marketing. E menos nos aspectos criativos.

Além disso, o Growth Marketing gera maiores taxas de retenção e satisfação dos clientes. Pois quando sua empresa prioriza oferecer experiências valiosas ao cliente, não está mais tentando monetizar seu público.

Então, ao invés de empurrar o conteúdo voltado para conversões e receitas, agora você está buscando novas maneiras de adicionar informações valiosas à jornada de seus compradores.

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Afinal, o Growth Marketing tem como foco a construção de relacionamento com o cliente e a promoção da lealdade.

Por isso, é uma estratégia de longo prazo onde a autenticidade e o engajamento criam as provas sociais e crescem organicamente os valores da vida do cliente.

Quais são os benefícios do Growth Marketing?

Além de todos os pontos mencionados acima, existes uma série de vantagens nesta estratégia, como:

  • Velocidade para atuar e abranger o mercado,
  • Retorno mais significativo do investimento,
  • Capacidade de escalar rapidamente qualquer atividade de marketing produzindo resultados desejados.

Outros benefícios relevantes incluem um ROI maior e estabelecer a conexão emocional com o público-alvo, dependendo de seu estágio no funil.

O Growth Marketing conecta tudo: marketing, vendas, dados, desenvolvimento de produtos, finanças e outras áreas. Assim, permite melhorar a forma como os clientes interagem com o produto.

Além disso, aplicar uma abordagem de Growth Marketing baseada em dados permite que sua empresa explore diferentes ferramentas para tornar seus processos mais eficientes. Sua agência de marketing digital pode ajudar nisso.

O que diferencia o Growth Marketing de outros tipos de marketing?

Muitos empresários se concentram apenas no marketing de desempenho, no inbound marketing ou em qualquer outro tipo de marketing. Mas depois reclamam que não conseguem atingir seus objetivos de marketing e vendas.

A razão para isso está na limitação por trás de cada uma dessas abordagens, quando realizadas isoladamente. Por isso, é importante ter o suporte de uma boa agência de marketing digital.

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O Growth Marketing consegue preencher essas lacunas. Pois apesar de focar apenas no crescimento do seu negócio, a metodologia combina todos os campos.

Dessa forma, permite encontrar a melhor estratégia para escalar seu negócio e produzir resultados lucrativos. Especialmente nestes cenários:

  • Uma startup ainda sem experiência de marketing,
  • Um volume alto de tráfego orgânico para o seu site. Porém, quase não há crescimento em seu canal pilar,
  • Lançamento de um novo produto, que demanda uma estratégia para chegar ao mercado,
  • Dificuldades para estabelecer relacionamentos significativos com potenciais clientes,
  • Um alto orçamento de marketing pago, mas com baixo ROI,
  • Sua empresa está procurando melhorar sua presença digital em todas as plataformas,
  • Um bom portfólio de conteúdo, mas sem boa capilaridade,
  • Ausência de maturidade digital da organização.

Entenda o status de maturidade digital de sua empresa:

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Então vamos resumir: se o seu negócio luta com qualquer métrica da estrutura AARRR (aquisição – ativação – retenção – referência – receita), o Growth Marketing é a estratégia que você precisa.

Growth Marketing X Growth Hacking

Vale explicar que growth hacking não é a mesma coisa que o Growth Marketing.

Pois o growth hacking se concentra em ações e resultados de curto prazo. Enquanto o Growth Marketing se concentra no quadro geral. Sendo assim, é seguro afirmar que:

  • Consistência: o growth hacking se concentra em alcançar um rápido crescimento, geralmente através da aquisição. Já o Growth Marketing se concentra em alcançar o crescimento a longo prazo através de um conjunto completo de estratégias de funil,
  • Padrões e dados: o growth marketing examina os dados para identificar padrões e refinar a estratégia. Mas o growth hacking apenas analisa os dados para experimentar e refinar o resultado,
  • Experimentação: o growth hacking envolve táticas práticas com testes e ajustes. Enquanto o Growth Marketing envolve processos automatizados e algorítmicos com ajustes periódicos,
  • Sucesso do cliente: o growth hacking se concentra apenas nas metas dos negócios. Já o Growth Marketing se concentra nos pontos de dor do cliente e no seu sucesso.

Canais de Growth Marketing

Independentemente da razão pela qual sua empresa precisa de Growth Marketing, tenha em mente que sua empresa precisará cobrir as seguintes áreas para manter o crescimento sustentável:

  • SEO: pesquisas de palavras-chave, otimização do conteúdo da Web e construção de backlinks,
  • Conteúdo do blog: certifique-se de incluir CTAs eficazes para converter leitores em leads em seus artigos,
  • Redefinindo o conteúdo: explore sua produção de conteúdo, reaproveitando e compartilhado em diferentes plataformas,
  • E-mail marketing automatizado: determine fluxos de informações valiosas para nutrir, engajar e converter seus leads,
  • Campanhas direcionadas de e-mail marketing: Cada lead ou cliente deve receber mensagens personalizadas, com base no seu status dentro da sua jornada do consumidor,
  • Outbound marketing: TV, rádio e outdoors ainda podem ser ferramentas poderosas para alcançar demografias específicas e ajudar na construção de marcas e de sua autoridade,
  • Anúncios sociais e de exibição: use o remarketing para atingir públicos que demonstraram interesse anterior em seu negócio.
  • Venda: otimize a forma como sua equipe de vendas, funis de vendas e suporte ao cliente trabalham em direção às suas metas.

Encontrando a estratégia de Growth Marketing certo para o seu negócio

Como você pode ver aqui neste artigo, o Growth Marketing é uma estratégia 360º, pensada para gerar resultados expressivos através de ações de marketing digital.

Se você concluiu que é isso o que o seu negócio precisa, mas não tem recursos para construir uma estratégia holística internamente, encontrar uma boa agência de marketing digital é o que pode mudar o futuro do seu negócio.

Pois a UP2Place Digital tem uma equipe de especialistas em marketing digital integrado que pode ajudar a escalar seu negócio de forma rápida e eficiente.

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