Intenção de pesquisa por palavra-chave X conteúdo

Intenção de pesquisa por palavra-chave X conteúdo

Intenção de pesquisa por palavra-chave X estratégia de marketing de conteúdo

Intenção de pesquisa por palavra-chave X conteúdo: Os algoritmos dos mecanismos de busca se tornam mais complexos e sofisticados a cada dia que passa – tudo para oferecer aos seus usuários os melhores e mais relevantes resultados a cada intenção de pesquisa por palavra-chave.

Isso obriga as empresas e suas agências de marketing digital integrado a otimizarem suas estratégias e planejamentos – ou correr o risco de ficar abaixo das metas de vendas e conversões.

Até pouco tempo atrás, a otimização dos mecanismos de pesquisa era geralmente feita com a aplicação de um termo na maioria das frases em um artigo de blog e em um website, para atrair os usuários que fazem consultas com essa palavra-chave.

Hoje o cenário é outro: cada vez mais a tecnologia busca entender a intenção de pesquisa por palavra-chave consultada – de modo a oferecer cada vez mais uma experiência efetiva no processo de decisão de compra.

Entenda melhor o conceito – e os ajustes necessários que sua empresa pode precisar realizar em suas estratégias atuais de marketing digital integrado.

O que é a intenção de pesquisa por palavra-chave?

Digamos que você esteja pesquisando sobre mouse sem fio porque está buscando um novo fornecedor de mouse para sua empresa.

Normalmente, basta digitar a palavra-chave “mouse sem fio” e esperar que sites como o da Logitech ou grandes nomes do varejo estejam entre os principais resultados de pesquisa – fora mais uma boa quantidade de publicidade paga.

Mas essa consulta pode não direcionar sua busca especificamente para as respostas desejadas (a menos que você queira uma visão mais genérica).

No geral, estamos sempre tentando minimizar o tempo gasto em pesquisas indo diretamente às respostas que desejamos. Então por trás de sua pesquisa podem estar questões como:

  • Diferenças entre os modelos disponíveis;
  • Relação custo x benefício de acordo com cada modelo;
  • Durabilidade;
  • Melhores marcas;
  • Reviews de usuários.

Então a tendência é que cada vez mais os usuários apliquem a intenção de pesquisa por palavra-chave em seu dia a dia, fazendo consultas como:

  • Mouse sem fio modelos de comparação;
  • Mouse sem fio custo x benefício;
  • Melhor marca mouse sem fio.

Isso é intenção de pesquisa por palavra-chave: a real motivação que alguém tem ao realizar uma pesquisa nos mecanismos de busca como o Google e o Bing.

Então como fica o SEO nisso?

Se sua empresa possui uma estratégia de marketing de conteúdo (ou marketing digital em geral) há algum tempo, vai lembrar-se dos primeiros dias do SEO, nos quais o algoritmo do Google para elencar websites se concentrava em:

  • Uso de palavras-chave que correspondiam, especificamente, à consulta de palavra-chave enviada pelo usuário;
  • Frequência (ou seja, densidade) de palavras-chave em uma postagem no blog;
  • PageRank.

Isso foi antes da criação dos algoritmos do Google – que agora classificam negativamente sites que usam táticas de black hat.

Como uma progressão natural, o Google está se esforçando para garantir que os usuários tenham os resultados de pesquisa mais relevantes, com base exatamente no que eles querem – por isso é tão importante considerar a intenção de pesquisa por palavra-chave.

Principais tipos de intenção de pesquisa por palavra-chave

Para contar com uma estratégia de marketing digital integrado eficaz, é preciso contemplar não só as demandas do cliente ideal de sua empresa, mas também as do Google. Então, se seu time de marketing ainda não tiver começado a otimizar a intenção do usuário, essa é a hora.

Todas as pesquisas podem ser categorizadas em uma das três intenções:

  • Navegação: quando o usuário faz uma busca por um site ou termo mais genérico – que pode ser algo simples como Facebook.com ou algo que talvez ele não conheça a forma correta de escrever;
  • Informativo: quando um usuário envia uma consulta para obter mais informações sobre algo específico;
  • Transacional: refere-se à ação que sua empresa espera que o usuário faça – como visitar seu PDV ou inscrever-se em sua newsletter.

Com isso em mente, a melhor estratégia de intenção de pesquisa por palavra-chave é mapear as dores do seu lead para encontrar as palavras corretas a serem usadas.

Lembre-se de que nem sempre o que o Google vê como a “intenção” não se aplica no seu caso. Portanto, certifique-se de verificar as palavras-chave pesquisando-as no mecanismo de pesquisa e observando os resultados obtidos – o que vai ajudar a entender o que o mecanismo entende como a intenção.

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