Os especialistas estão sempre em busca de mais maneiras de alcançar, engajar e converter leads em clientes – e o marketing cross-channel é mais uma dessas opções.
Se você está se perguntando o que é, como aproveitar essa abordagem ou como ela difere de outros métodos, está no lugar certo.
Além disso, vamos falar também sobre como o marketing cross-channel pode maximizar o impacto de seus esforços digitais. E tudo o que é preciso para criar uma campanha já. Então, siga na leitura para saber mais.
O que é marketing cross-channel?
Esta é uma técnica de marketing que proporciona aos clientes uma experiência holística, personalizada e consistente em vários canais digitais.
Sendo assim, é uma abordagem digital, estratégica e focada no cliente que cria uma jornada do consumidor mais coesa para o público-alvo de uma empresa.
Por isso, o marketing cross-channel permite que as empresas interajam de forma eficaz com os consumidores através de diferentes pontos de contato. Se feito corretamente, seus esforços de marketing digital podem ter um ROI expressivo.
Por que o marketing cross-channel funciona?
Os consumidores hoje buscam experiências altamente personalizadas. Especialmente porque a maioria deles procura informações online para planejar suas compras e tomar decisões de compra.
À medida que as marcas atendem a essa necessidade, elas devem oferecer uma experiência integrada entre os pontos de contato durante sua jornada de consumo.
Saiba mais: Como conduzir leads na jornada de compras de sua empresa
Isso é importante, pois a maioria dos consumidores usa mais de um ponto de contato para concluir sua decisão de compra.
Por exemplo: ele pode conhecer seu produto/marca através de um post nas redes sociais. Mas, em seguida, visitar o seu site para saber mais sobre ele.
Lá, ele pode conversar com alguém de vendas, que pode aproximá-lo do negócio fazendo uma oferta lucrativa. E então ele pode efetuar a compra.
Mas isso requer um mecanismo de marketing transversal, como uma estratégia de marketing cross-channel. Através dela, sua empresa pode:
- Criar consciência da marca,
- Gerar mais leads,
- Impulsionar as vendas.
Pois seus usuários podem, a qualquer momento, explora diferentes canais de marketing. Então, sua empresa precisa tornar cada mensagem mais acessível, integrando esses pontos de toque.
Por isso, não é à toa que o marketing cross-channel está se tornando uma das principais tendências de marketing digital.
Agora que você entendeu os principais pontos sobre o marketing cross-channel, vamos saber como construir uma estratégia altamente eficaz .
Dicas para criar uma estratégia de marketing cross-channel vencedora
Aqui estão algumas dicas que vão ajudá-lo a criar uma estratégia de marketing cross-channel vencedora:
1) Criar buyer personas
É essencial entender seus clientes antes de criar uma estratégia de marketing para eles.
Por isso, você deve criar buyer personas que contenham informações sobre as preferências, comportamentos, hábitos de compra e modos de comunicação preferidos de seus clientes.
Leia também: Como criar Buyer Personas e gerar mais negócios para sua empresa
Se você já tem um seguidor nas redes sociais, já pode usar a escuta social para conseguir isso.
Através disso, sua empresa pode descobrir as necessidades, desejos e pontos de dor do seu público. Esses podem ser cruciais para o desenvolvimento de suas buyer personas.
Lembre-se: quanto melhor você conhecer cada um de seus compradores, mais precisa será sua estratégia.
2) Use meios que se complementem
Ao selecionar canais para marketing cross-channel, seja seletivo. Certos canais funcionam melhor juntos do que outros.
Por isso, tente incorporar todos os canais através dos quais seu público mais interage com sua marca.
Os meios comuns que melhor se complementam incluem:
- Loja de varejo/mobile,
- Computador/TV,
- Computador/Celular.
3) Unifique seus dados
A espinha dorsal de uma estratégia de marketing cross-channel é ter todos os seus dados dentro de uma plataforma de dados de clientes (CDP).
Por isso, é essencial ter todos estes dados de análise disponíveis para capturar e analisar os pontos de contato de seus leads.
Normalmente, isso envolve o uso de cookies de navegação ou o rastreamento de URLs para estabelecer conexões entre ações online com o perfil de um lead individual.
Então vale também rastrear e analisar os e-mails que foram enviados a eles e com quais eles interagiram. Além disso, você também deve saber:
- Quais postagens no blog eles leram,
- As campanhas de mídia social com as quais eles se envolveram,
- Todas as conversas que sua equipe de suporte ao cliente teve com eles.
Pois tudo isso deve estar no seu CDP, para ser analisado e explicado sempre que for oportuno.
4) Alinhar o conteúdo com a jornada de um comprador específico
A jornada de cada cliente é diferente. Portanto, cada um deles deve ser tratado de forma diferente.
Então isso inclui projetar conteúdo especificamente para indivíduos com base em seus hábitos de consumo. Sendo assim, sua estratégia de conteúdo precisa ser projetada para se alinhar bem com as jornadas de todos os compradores.
Por exemplo: quando um cliente abandona seu carrinho, você pode enviar um e-mail que oferece um desconto para eles. Da mesma forma, quem compra seus produtos deve receber um e-mail de agradecimento.
Dessa forma, eles se envolverão com seu conteúdo em um canal diferente. De quebra, tomarão as medidas que você deseja.
Além disso, a personalização pode melhorar suas vendas. Pois os clientes são mais propensos a se envolver com conteúdo que oferecem recomendações personalizadas.
Saiba mais: A importância da personalização como abordagem de venda
Cerca de 84% dos clientes disseram que ser tratada de forma mais pessoal é crucial para ganhar seus negócios.
5) Aproveite as mídias sociais
As mídias sociais são um dos canais mais cruciais para a implementação de uma estratégia de marketing cross-channel.
Inclusive, várias plataformas de mídia social – como Facebook, Instagram e Pinterest – permitem que você aproveite os recursos para se envolver com seu público.
Ao mesmo tempo, eles lhe dão a oportunidade de interagir diretamente com os consumidores. Isso pode ajudá-lo a aumentar a consciência da sua marca, engajamento e até conversões.
Além disso, as redes sociais também permitem desviar seu tráfego para outros canais e definir suas buyer personas, como mencionado acima.
Portanto, é necessário ter uma forte presença nas mídias sociais para construir uma poderosa estratégia de marketing cross-channel.
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6) Invista no suporte ao cliente
Para conquistar o lead e convertê-lo, você precisa garantir que o suporte ao cliente esteja disponível o tempo todo.
Então, sua empresa precisa dar o seu melhor para resolver todos os problemas de seus clientes e melhorar sua satisfação. Senão eles podem mudar para outra marca.
Por isso, sua empresa precisa fornecer um serviço excepcional, que faça o cliente se sentir respeitado e valorizado.
Pois isso aumenta a fidelização do cliente e também gera um boca-a-boca positivo. O que, por sua vez, gera uma maior conscientização da sua marca.
Além disso, certifique-se de que suas interações relacionadas ao atendimento ao cliente transitem suavemente entre todos os canais.
7) Integre suas descobertas
Criar poderosas campanhas de marketing cross-channel é uma coisa. Porém, analisar seus insights, por meio de métricas adequadas, pode mudar drasticamente seu jogo de marketing.
Por isso, o segredo é entrelaçar suas descobertas de suas campanhas de marketing para criar uma experiência perfeita. Como isso funciona na prática? Comece se perguntando:
- Minha estratégia de mídia social apoia minha estratégia web?
- Minha campanha reflete a mesma mensagem em diferentes canais?
- Estou mirando o público certo em cada canal?
- A plataforma de mídia social X é melhor que a plataforma Y?
Quando todos os canais estiverem bem integrados, a experiência do cliente será melhor.
Assim, seus clientes estarão confiantes. Além de saberem o que esperar cada vez que se envolverem com sua marca.
É hora de apostar no marketing cross-channel?
Ao empregar uma estratégia de marketing entre canais, sua marca será capaz de garantir uma jornada do consumidor mais consistente em todos os canais de atuação.
Além disso, você pode usar as soluções avançadas disponíveis hoje para refinar e otimizar suas campanhas de marketing.
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