O marketing liderado por produto é a resposta para clientes cada vez mais independentes em suas decisões de compras - entenda na prática.

Marketing liderado por produto é o futuro do seu negócio?

Há uma grande mudança na demanda do consumidor e na oferta do mercado – e o marketing liderado por produto parece ser a resposta para isso.

Antigamente, se você queria comprar um novo produto, conversava com um vendedor. Com sorte, eles seriam conhecedores e empáticos, para ajudar a comprar o melhor produto para suas necessidades.

Mas com a internet, veio uma capacidade crescente de se auto educar. Com isso, as pessoas não querem mais interagir com vendedores ou campanhas de marketing tradicionais.

Por isso, as empresas devem remodelar suas estratégias de marketing, vendas e serviços. Além de, fundamentalmente, repensar os papéis de suas equipes voltadas para o cliente.

É aqui que o marketing liderado por produto entra. Então vamos mergulhar no conceito e entender seu potencial para atrair mais sucesso para os seus negócios.

Marketing liderado por produto: entenda o conceito

A estratégia é assim denominada quando as equipes de produto se concentram nos seguintes pontos de um produto para atrair clientes e aumentar o fluxo de receita de uma empresa:

  • Recursos
  • Qualidade
  • Usabilidade

Desta forma, as equipes de vendas podem focar em conseguir mais clientes, melhorando a experiência do cliente.

Em paralelo, o time de especialistas em marketing liderado por produto também ajuda a fazer com que os clientes em potencial experimentem o produto antes de se comprometerem com uma compra. Como oferecer versões gratuitas ou de avaliação, por exemplo.

Além disso, fornecem conteúdo educacional a fim de ajudar os clientes em potencial a entender como usar e obter o máximo de valor de seu produto, como:

  • Depoimentos de clientes
  • Avaliações
  • Tutoriais
  • Webinars
  • Estudos de caso

Pois esse tipo de material rico, relacionado a produtos, pode ser uma maneira poderosa de gerar interesse e construir confiança com clientes em potencial, mostrando o valor do produto e aumentando a qualidade da experiência do usuário.

Saiba mais: Experiência do cliente B2B: 5 dicas para trazer mais resultados

‍O que torna o marketing liderado pelo produto uma estratégia vencedora?

O principal diferencial do marketing liderado por produto é que ele coloca o produto na frente e no centro de todos os esforços de entrada no mercado.

Então em organizações lideradas por produtos, as equipes de vendas e marketing se reorientam para deixar que o produto (e a prova social positiva que ele gera) assuma a liderança.

Saiba mais: Descubra como explorar as provas sociais no marketing

Por exemplo: para empresas que têm um produto freemium, o produto em si se torna uma ferramenta de vendas e marketing. Pois atrai novos usuários sem gastar dinheiro em campanhas publicitárias ou contratações de vendas adicionais.

Leia também: Explore o marketing freemium para gerar mais negócios

Da mesma forma, as estratégias de crescimento lideradas pelo produto geralmente permitem que os usuários experimentem um produto gratuitamente, com a intenção de mostrar valor suficiente para incentivá-los a atualizar para a versão paga.

Por que o marketing liderado por produto é o futuro?

Atualmente, os compradores de hoje são mais propensos a fazer suas pesquisas e experimentações antes de fazer uma compra.

Sim, uma pesquisa recente apontou que mais da metade dos compradores atuais prefere tomar suas decisões de compras sem qualquer interação com as vendas.

Através do marketing liderado por produto, os clientes podem obter experiência prática com o produto. Então isso ajuda as equipes de vendas a aumentar a probabilidade de transformá-los em clientes pagantes.

Isso também ajuda a ficar à frente da concorrência e capturar a atenção dos clientes em um mercado saturado.

Pois assim as empresas podem oferecer um produto que não seja apenas valioso, mas tão fácil de usar que os clientes naturalmente vão querer usá-lo e compartilhá-lo com outras pessoas.

Além disso, o marketing liderado por produto pode ser uma alternativa mais econômica aos métodos tradicionais de vendas e marketing.

Como? Como ele muda o foco dos representantes de vendas para o produto, não se concentra apenas em operações de vendas e publicidade dispendiosas para adquirir clientes e gerar mais receita.

‍Saiba mais: 5 dicas de geração de leads para empresas de tecnologia

‍É hora de investir no marketing liderado por produto

À medida que sua empresa cresce e a quantidade de clientes e clientes potenciais com os quais se envolve se expande, manter um modelo de suporte e vendas 1:1 entre humanos se torna cada vez menos sustentável. Especialmente no setor de SaaS.

Então apostar no marketing liderado pelo produto ajuda seu negócio a continuar a escalar e crescer de forma eficiente, gerando cada vais mais leads e oportunidades de negócios.

Quer ir além? Então clique a seguir e baixe nosso Manual de geração de leads qualificados para empresas de TI / SaaS, com dicas que podem aumentar essa captação ativa e dobrar o seu faturamento!

BAIXAR MANUAL

Pesquisar

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados