O novo marketing X o tradicional: o grande desafio das empresas

Descubra como preparar sua empresa para o novo marketing e equilibrar canais de venda físicos e digitais para a rentabilidade máxima.

O avanço da tecnologia e a popularização da internet estão obrigando cada vez mais empresas a adotarem o chamado novo marketing.

Assim, vemos cada vez mais sites responsivos, investimento em redes sociais, produção de artigos para blog e esforços em e-mails marketing e campanhas de marketing digital.

E com este amadurecimento, vemos cada vez mais empresários e executivos frente à uma decisão delicada: como equilibrar seus canais de venda físicos e digitais? Tudo sem perder a rentabilidade, a qualidade e a presença de mercado nos dois cenários?

Como conduzir a empresa para ter sucesso em seus negócios digitais e tradicionais ao mesmo tempo? Será que o digital vai superar seu negócio tradicional?

Foi pensando em trazer algumas respostas que produzimos este artigo. Vamos mostrar as diferenças e particularidades de cada canal frente ao novo marketing. E caminhos para trabalhar estes dois canais tão importantes e desafiadores.

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O “milagre” digital: reflexo do novo marketing

Muitas empresas tradicionais estão finalmente se aventurando no cenário digital, transformando sua loja de rua em uma megastore na internet. E vendendo até mais do que na loja física e com custos inferiores de operação.

Outras empresas estão começando a investir em inbound marketing, produzindo conteúdos de qualidade para ajudar seus clientes. Isso, num primeiro momento, pode trazer resultados tão impactantes que faz a internet assumir ares de um verdadeiro milagre. Infelizmente essa não é a realidade.

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É importante ser realista com relação a investimentos em digital. Abrir um e-commerce, por exemplo, requer alguns cuidados um pouco diferentes se comparados com uma loja de rua tradicional. Veja mais no tópico a seguir.

O novo marketing traz resultados rápidos – mas precisa ser bem executado

É essencial investir em uma produção de fotos de qualidade e verdadeiras de seus produtos (já que esta será a sua vitrine). Trabalhar com preços compatíveis com o mercado web. Ter cuidado com a logística de envio de produtos, além de oferecer opções de pagamento descomplicadas.

Por outro lado, existem muitas formas de atrair os clientes das empresas tradicionais através dos canais digitais, como, por exemplo, implementar uma estratégia do novo marketing digital ou de remarketing.

É preciso garantir que o site ou blog de sua empresa disponibilize conteúdos de qualidade como artigos, e-books, vídeos, simuladores, versões trial, entre outros.

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Sempre considerando a relevância: é fundamental que estes conteúdos ajudem seus visitantes e clientes com suas dúvidas e reais necessidades.

Manter o modelo tradicional ou desistir?

Quando o negócio online vai muito bem e o físico não acompanha o ritmo, a ideia inicial costuma ser de abrir mão da empresa tradicional e ir de vez para a digital, já que está gerando resultados financeiros mais evidentes e rápidos.

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Porém, é preciso pesar na balança se é hora de fazer essa escolha, principalmente quando se trata de uma empresa tradicional no mercado.

Vale analisar se seu negócio não está passando apenas por alguma crise, mas que pode logo se reerguer. Ou se não é questão de fazer correções de rota e processos. É preciso estar atento aos novos hábitos do consumidor.

Ser radical e fechar as portas, quando o negócio digital ainda é novo e muito instável, pode ser perigoso e acabar não sustentando nenhum dos dois.

Existem alternativas interessantes para os negócios tradicionais no digital. E não estamos falando apenas do varejo e sim de qualquer segmento de negócio. Apostar em algumas reformulações, no novo marketing, adaptar estratégias de marketing para o ambiente digital pode ser o caminho.

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Experimente colocar em prática algumas estratégias de marketing digital podem surtir efeito se adaptadas e conectadas com o offline. Outra opção é transformar o espaço físico em um ambiente de experimentação e relacionamento através de uma estratégia omnichannel com a marca e muito mais.

O novo marketing bem-sucedido é consequência de saber ouvir o consumidor

Um exemplo das adaptação ao novo marketing e aos hábitos de consumo é a nova Macy’s, cadeia de lojas norte-americanas.

Analisando os números, os executivos da rede descobriram um dado altamente estratégico. Clientes que usavam os dois canais (físico e digital) para suas compras eram cinco vezes mais lucrativos que aqueles que compravam somente online.

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A partir daí a Macy’s investiu na remodelação de sua loja mais icônica em Nova York e em alguns outros pontos mais estratégicos. O foco foi criar uma integração com o online e garantir centros multicanais de satisfação.

A partir daí os consumidores passaram a contar com a possibilidade de fazer suas compras online e retirar os produtos nas lojas locais. Isso proporciona o melhor das experiências em cada meio. Modelo que agora vem sendo copiado por muitos grandes nomes do varejo.

Manter o novo marketing e o tradicional: equilíbrio e uma dose de ousadia trazem resultados

Enquanto fechar um negócio tradicional que não vai bem para aventurar-se de vez em um negócio digital é um risco, administrar os dois requer muito cuidado e equilíbrio.Mas pode ser altamente recompensador.

É importante entender que ainda que a natureza da empresa nos dois cenários sejam a mesma, as operações são diferentes. Os apelos de compra são diferentes, a logística possui padrões distintos e a comunicação deve trabalhar com motivações próprias.

O novo marketing digital é global, oferece uma gama de recursos e oportunidades, com custos menores e ganhos teoricamente mais vantajosos.

Mas isso exige que suas equipes de marketing e vendas mantenham-se constantemente ligadas no que acontece no ambiente digital. É por isso que cada vez mais empresa têm optado por terceirizar esses esforços, contratando uma agência digital.

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