Os avanços da internet trouxeram inúmeras vantagens para as empresas – e construir uma reputação de marca sólida é, sem dúvidas, umas das principais.
Sim, a internet também possibilitou ampliar os mercados de atuação e gerou novos canais de vendas para organizações em todo mundo. Mas, antes de fazer negócios, os consumidores estão justamente atrás da reputação da marca.
Afinal, cerca de 76% dos consumidores olham para a presença online de uma empresa antes de visitá-la. Então construir uma reputação forte é o primeiro passo para criar mais visibilidade, conexão e conversão com seus clientes.
Então siga na leitura e descubra como explorar os canais digitais – como as mídias sociais – para criar uma reputação de marca forte, que vai atrair mais oportunidades de conversão e posicionar sua empresa ou marca como autoridade no setor.
Saiba mais: Como gerar autoridade de marca em 5 passos
Afinal, o que é reputação de marca?
Reputação de marca é a percepção que as pessoas (como clientes, pacientes, parceiros de negócios e funcionários) têm de uma determinada marca.
Quando a reputação de uma marca é sólida, isso aumenta a confiança, a lealdade e a defesa dos seus produtos e serviços.
Por isso, uma reputação de marca sólida pode ajudar tanto as empresas que atuam no B2B quanto no B2C. Este segundo caso engloba também os profissionais liberais – como médicos cirurgiões, advogados, entre outros.
Redes sociais como ferramenta de criação de uma boa reputação de marca
De fato, as mídias sociais podem ser uma ferramenta altamente estratégica na hora de estabelecer uma boa reputação digital.
Afinal, as pessoas passam cada vez mais tempo nelas: estima-se que os brasileiros usem, em média, 8 plataformas por mês, gastando cerca de 3h46m de seu dia nelas.
Isso significa que uma boa parcela de seus clientes ideais passa uma parte considerável de seu tempo em lugares como o Facebook, Instagram e TikTok.
Então vamos ver três maneiras de ampliar a reputação da sua marca online usando as mídias sociais:
1) Crie conteúdo com uma voz de marca consistente
O primeiro passo aqui é determinar a voz da sua marca: a principal forma de falar com o seu cliente ideal.
Então como você quer que a voz da sua marca soe quando está se comunicando com seus leads? É casual? Mais corporativa? Tem um tom mais persuasivo?
Lembre-se: a voz deve, em última análise, refletir quem é a sua marca e atrair as pessoas que ressoam com ela. Então analise também quem é seu perfil de cliente ideal.
Perfil de cliente ideal (ICP): qual é o certo para sua empresa?
Uma voz mais casual tende a ser mais adotada por marcas de lifestyle. Pois elas precisam se mostrar úteis para fazer parte do dia a dia de seus clientes.
Se a sua marca é um pouco mais séria, como um profissional da saúde, então você pode querer usar uma voz mais informativa ou orientadora.
Por outro lado, se a sua marca é mais divertida e bem-humorada, a sua voz de marca pode seguir esse tom.
O segredo é manter-se consistente. Pois isso é fundamental para garantir uma reputação positiva da marca. Mesmo que atue em diferentes plataformas sociais.
Sabemos que elas são usadas para fins diferentes (Instagram e TikTok para fotos e vídeos curtos, Twitter para quotes curtos e mais espirituosos, por exemplo).
Mas ser consistente com sua voz garantirá que não haja confusão sobre o que sua marca representa.
2) Envolva seu público com conteúdo relacionável
No tópico anterior, você precisou entender melhor quem é seu cliente ideal. Então agora você (ou sua agência de marketing digital) pode desenvolver o melhor conteúdo para seus canais sociais atraí-los.
É importante lembrar que sua presença social deve ser focada em fornecer soluções. NÃO apenas vender abertamente para seu público.
Lembre-se: sua marca está em uma rede social. E as redes sociais devem ser exatamente isso: sociais!
Então explore ao máximo esta forma de sua marca interagir com os consumidores em um novo nível.
Pois fomentar uma relação social pode ser tão importante quanto uma relação empresarial. Ao oferecer recursos, bem como produtos ou serviços, sua marca se tornará inerentemente mais valiosa para seus clientes potenciais.
Além disso, marcas que se importam têm mais facilidade de gerar lealdade. De fato, é a melhor maneira de desenvolver uma reputação de marca que importa.
3) Seja humano – robôs não são atraentes
Mesmo com todos os avanços tecnológicos, as pessoas ainda são mais propensas a se envolver com uma marca que genuinamente parece ter pessoas reais administrando-a.
Então quanto mais natural e humano for a sua voz de marca, mais engajamento seu conteúdo provavelmente receberá.
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Por exemplo: conversar com sua base de consumidores pode ser extremamente benéfico. Pois eles podem ver sua marca mais parte de sua vida – e não apenas uma empresa.
Outra vantagem desse diálogo: você pode obter poderosas provas sociais sobre sua marca, produtos e serviços. Esse tipo de avaliação positiva pode ser decisivo para alavancar tomadas de decisão entre seus leads.
Pequenos gestos, como este, podem realmente ajudar muito quando se trata de reputação de marca.
Outro bom caminho é promover uma visão dos bastidores de suas operações. Publique fotos do local de trabalho, depoimentos de funcionários e de clientes. Além de humanizar, mostra que é uma marca que se preocupa com as pessoas.
A reputação da marca é importante – e nós podemos ajudar
As pessoas estarão sempre avaliando sua marca online. Seja para decidir fazer negócios com você em primeiro lugar. Ou para continuar.
Por isso, a forma como comunica a sua marca no meio online é importante. Se o seu negócio está presente em algum canal social, use estas dicas como um guia para fortalecer a reputação da sua marca a longo prazo:
Mas sabemos que isso pode ser um desafio no dia a dia. Afinal, sua prioridade é desempenhar bem seu trabalho, fornecendo boas soluções para seus clientes.
Tudo bem: nós podemos ajudá-lo a se destacar com seu posicionamento, ponto de vista, apresentação e promoção para causar um impacto nas pessoas certas. Desde a conscientização até a conversão e retenção.
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