7 técnicas eficazes de SEO para atrair tráfego orgânico em 2024

Fique por dentro das 7 principais técnicas de SEO pensadas para te ajudar a produzir, otimizar e atualizar já seus conteúdos.

Dominar as técnicas eficazes de SEO é fundamental para empresas que desejam se manter no topo dos resultados de busca.

Afinal, assim como as formas de consumo, o algoritmo muda a todo instante. Então o que funcionou para a estratégia de SEO do ano passado – ou do mês passado – pode não ser adequado agora.

Se o seu tráfego orgânico está abaixo dos resultados anteriores, é provável que os ajustes, na forma como o Google vê o conteúdo, estão afetando as classificações dos mecanismos de pesquisa.

Mas vamos te ajudar com isso: separamos aqui algumas das principais e mais bem-sucedidas técnicas eficazes de SEO. Tudo para você otimizar a presença digital orgânica nos mecanismos de busca. Então siga na leitura e comece já.

1) Otimize seu conteúdo imediatamente

Sabia que você pode aumentar seu tráfego orgânico de forma mais estratégica? O segredo está em uma das técnicas eficazes de SEO conhecida como “otimização de conteúdo”.

Leia também: Otimização de sites: UX é fundamental para um bom SEO?

A otimização de conteúdo visa otimizar as metatags de uma página no site através de ações como:

  • Incluir palavras-chave primárias e secundárias nas densidades corretas
  • Ter uma contagem de palavras apropriada
  • Garantir uma excelente legibilidade
  • Ter tags de meta e descrição ideais

2) Forneça uma experiência de página impecável com CWV

As últimas tendências de SEO mostraram que o Google quer humanizar seu mecanismo de busca, direcionando seu algoritmo de classificação para Core Web Vitals (CWV).

Dessa forma, links e tags se mantém essenciais – e continuarão a ser importantes. Mas não serão as únicas opções para melhorar a experiência de seus leads em sua página.

Hoje o Google define a experiência da página como: “um conjunto de sinais que medem como os usuários percebem a experiência de interagir com uma página da web além de seu valor de informação pura“.

Para isso, aplicamos quatro métricas correlacionadas com uma experiência de página – atente-se a isso para otimizar seu conteúdo:

  • Core Web Vitals: medem a velocidade de carregamento de uma página a partir de uma perspectiva de experiência do usuário
  • Compatibilidade móvel de uma página
  • Uso do protocolo HTTPS
  • Falta de intersticiais intrusivos (os conhecidos pop-ups que surgem na tela e atrapalham a leitura do conteúdo principal)

3) Aumente o tempo de permanência de seu usuário

Entre as métricas de Core Web Vitals, o tempo de permanência ganhou destaque. E as técnicas eficazes de SEO certas podem ajudar nisso.

É algo diferente da taxa de rejeição, que rastreia os usuários que saem sem interação. Assim como do tempo no site, que conta todos os visitantes.

Pois o tempo de permanência se concentra no engajamento do usuário a partir dos resultados da pesquisa.

Então um tempo de permanência maior pode sinalizar ao Google que sua página oferece conteúdo valioso, potencialmente impulsionando seu ranqueamento.

Pois quando o Google percebe que as pessoas ficam mais tempo nesta página do que na concorrência, acredita que sua relevância é maior – trazendo mais tráfego para seu site.

Saiba mais: Tráfego pago X tráfego orgânico – o que faz a diferença?

4) Otimize seu conteúdo para pesquisa por voz

Com a popularidade das assistentes de voz crescendo mais, aumenta também a necessidade de otimizar seu site para pesquisa por voz. Por isso, você deve aplicar as seguintes técnicas eficazes de SEO:

  • Use palavras-chave de cauda longa – saiba mais
  • Utilize dados estruturados

5) Otimize seus títulos (não apenas suas tags de título!)

Atualmente, o Google reescreve automaticamente cerca de 58% das tags de título com base no título H1 de uma página.

Então se a tag de título estiver mal escrita ou não refletir com precisão o conteúdo da página, o Google poderá reescrevê-la para melhorar a experiência do usuário.

No geral, isso acontece em casos onde o título é:

  • Muito curto ou muito longo
  • Não relevante para o conteúdo da página
  • Muito promocional ou com perfil de spam
  • Duplicado em várias páginas

Por isso, certifique-se de que seus títulos reflitam com precisão o conteúdo de suas páginas com estas técnicas eficazes de SEO:

  • Use as palavras-chave mais importantes na tag de título – mas não exagere
  • Mantenha a tag do título curta e concisa, idealmente entre 50 e 60 caracteres
  • Use uma linguagem descritiva que reflita com precisão o conteúdo da página

6) Atualize seu conteúdo antigo regularmente

Essa é uma das mais eficazes técnicas eficazes de SEO, pois o conteúdo existente já tem autoridade. E, em alguns casos, um público estabelecido.

Então ao invés de criar um novo post do zero, aumentar o desempenho de um post existente nos resultados dos mecanismos de busca pode ser uma estratégia de SEO orgânico muito mais simples.

Para isso, vale avaliar o potencial de cada conteúdo. Pois os melhores candidatos para atualizações de conteúdo são aqueles sensíveis ao tempo (em outras palavras, assuntos como SEO, que estão em constante evolução).

Vale apostar também em postagens que estão recebendo algum tráfego orgânico, mas têm o potencial de construção de links e outras táticas para obter mais resultados.

7) Otimize seus links internos

A vinculação interna sempre foi um fator de ranqueamento importante entre as técnicas eficazes de SEO. Então continua valendo para o próximo ano e pode impulsionar seu blog corporativo.

Saiba mais: Buscando ferramentas de geração de leads? Aposte no blog corporativo!

Então conduza seus leitores de TOFU mais para baixo no funil. Como? Comece usando links internos para levar as pessoas para a próxima etapa do funil.

Inclusive, é uma prática recomendada continuar adicionando links internos no conteúdo TOFU e MOFU. Assim você aproxima o usuário de páginas que convertem e geram receita.

Aprofunde-se: baixe o Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Acompanhe as técnicas eficazes de SEO frequentemente

Como você já deve ter notado, SEO é um campo em constante evolução. Por isso é importante acompanhar as últimas mudanças e tendências.

Porém, sabemos que esta pode ser uma tarefa árdua. Especialmente quando você precisa se concentrar em seu negócio para criar os melhores produtos e serviços.

Então deixe que nossos especialistas cuidem disso para você. Podemos ir além das técnicas eficazes de SEO e construir estratégias pensadas para trazer resultados expressivos em vendas e crescimento de mercado.

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